NRP / NH Almirante Lacerda em 1947 e 1962

Continuaremos aqui a tratar do que parecem ter sido os Navios-Hidrográficos (NH) mais especializados de Moçambique no tempo português utilisando principalmente fotos do arquivo da Marinha Portuguesa. Como dissemos no artigo anterior, segundo a wikipedia em 1939 os NH ao serviço no Ultramar português eram o "Beira", "Dom João de Castro", "Carvalho Araújo" e o "Bérrio" de que falámos aí. Em 1961 os NH no Ultramar tinham passado a ser o "Pedro Nunes", "João de Lisboa", "Almeida Carvalho" e o "Almirante Lacerda", este que como dissemos em 1947 substituiu o Bérrio em Moçambique e aí se manteve ao serviço até 1975.
Sobre quem foi Hugo de Lacerda tinhamos já falado aqui  e mostrado a foto seguinte, em que tal como na que se lhe segue vê-se ao fundo a margem sul do estuário / baía do Espírito Santo de LM estando a proa do navio virada para o interior do estuário (as legendas são as originais):
Chegada a LM do navio hidrográfico "Almirante Lacerda" em 1947
Chegada do navio hidrográfico "Almirante Lacerda" a LM em 1947

Note-se na segunda foto que em 1947 o passeio junto ao paredão da estrada marginal, onde esta faz a curva entre o estuário e a baía na base da Ponta Vermelha, não tinha ainda o muro de protecção superior que aparecia aqui várias fotos posteriores. 
Agora uma foto um pouco mais recente que as anteriores com o NH Almirante Lacerda atracado na ponte-cais Gorjão com a proa para poente. 
Navio hidrográfico "Almirante Lacerda" em LM em 1962

Agora do FB do Instituto Hidrográfico de Portugal três fotos de 1964 do Almirante Lacerda em função científica na costa de Moçambique:
1 – Colocando uma garrafa “Bergen Nautik”
2 – Medindo a inclinação do fio
3 – Lançando o testemunho


Informação adicional sobre estas fotos é: "Cruzeiros Oceanográficos em 1964 pelo Navio Hidrográfico “Almirante Lacerda” (A525). Cruzeiro AL1 – De 11 Abril a 21 Maio; Cruzeiro AL2 – De 07 Setembro a 09 de Outubro."
Conforme se pode ver na wikipedia este navio tinha sido construído no Canadá em 1941 como HMS Caraquet, um draga minas que participou activamente na segunda grande guerra do lado aliado. Terminada a guerra em 1945, foi em 1946 vendido / cedido (?) à Marinha de Guerra Portuguesa sendo por esta adaptado a NH. Como NH esteve sempre ao serviço em Moçambique até à sua independência em 1975 e terá sido cedido ao novo país mas não sei quando tempo terá continuado a operar.
Vemos então o "Almirante Lacerda" na sua forma inicial:
HMS Caraquet de 1941, originalmente da Royal Navy

Pode ver-se nesta última foto que o draga minas HMS Caraquet tinha uma peça de artilharia virada para a frente e diz o texto que tinha duas metralhadoras anti aéreas que presumo estivessem num convés atrás da ponte de comando e donde se deviam lançar também as cargas anti-submarinas. Parece-me que na base da ponte de comando tinha uma pintura que simulava um canhão maior que o que de facto equipava o navio. 
No site salvadornautico num artigo sobre o NH Almirante Lacerda é dito que o armamento do "Almirante Lacerda" era "1 peça de 76 mm e 2 de 20 mm" pelo que parece manteve o inicial apesar da conversão a NH. Nas três primeiras fotos deste artigo tal não é claro mas penso que se pode confirmar com a foto seguinte mostrando o navio na viagem que o levou a Moçambique em 1947 passando pelo Mar Mediterrâneo e Canal de Suez:
NH Almirante Lacerda em La Valetta, Malta a caminho de Moçambique


Ainda no site salvadornautico lê-se: "Foi ... transformado em navio hidrográfico no Arsenal do Alfeite.... Em 1947 deslocou-se para Moçambique. Em Lourenço Marques foi atribuído à Missão Hidrográfica de Moçambique. Após 1960, quando foi criado o Instituto Hidrográfico, intensificou-se a atividade hidrográfica. Efetuou levantamentos em toda a costa e portos de Moçambique. Os trabalhos hidrográficos e subsequentes dragagens permitiram, entre outras melhorias, a entrada dos maiores navios da época no porto de Lourenço Marques a partir de 1964. O navio foi equipado com material oceanográfico e participou na Expedição Internacional ao Oceano Índico ao longo do Canal de Moçambique", ponto este que completaremos a seguir.
Adaptando agora o texto do livro "Fernando Pinto Coelho o mestre e o professor universitário: no centenário do ..." por Sebastião J. Formosinho e Hugh D Burrows que já referimos no artigo anterior, pode ver-se que "José Augusto Barahona Fernandes (1916-2000) depois de ter sido oficial no NH Bérrio em Moçambique em 1949, concluiu o curso de engenheiro hidrógrafo no "Coast and Geodetic Survey Institute" nos Estados Unidos e de 1956 a 1961 comandou o NH Almirante Lacerda. e chefiou a Missão Hidrográfica de Moçambique".
Ainda desse livro e para temos ideia do contexto de operação dos NH em Moçambique, duma reunião em que Barahona Fernandes participou pode ler-se que ele "fez a história sobre a origem da Expedição Internacional ao Oceano Índico e apresentou um projecto de programa de trabalhos para utilização do navio hidrográfico "Almirante Lacerda" adaptado a navio oceanográfico, numa série de cruzeiros na região de Moçambique e Madagáscar, e produz(iu) algumas considerações sobre o que fora internacionalmente estabelecido como "programa mínimo" da Expedição do Índico nas modalidades da hidrologia, geofísica, química, meteorologia, biologia e geologia".
Curiosamente vê-se nesta informação que o "Caraquet" / "Almirante Lacerda" foi o primeiro navio da marinha de guerra portuguesa equipado com radar e pode ver-se no Museu Canadiano da Guerra um modelo do Caraquet / Almirante Lacerda.

Comentários

Adamastor disse…
Era um navio Hidrográfico, da Marinha Portuguesa