Residência do Governador-Geral na Ponta Vermelha: portão nos anos 20 (3/3)

Voltamos à Residência do Governador Geral (GG) de Moçambique na Ponta Vermelha em Lourenço Marques, actual Maputo e também chamada Palácio da Ponta Vermelha.
Veremos aqui o portão principal, o que dava dava acesso à residência (que se vê ao fundo com a bandeira) a partir da Rua Mariano Machado, depois Bartolomeu Dias e agora M. de Mueda. Neste esquema o acesso era o caminho a "verde" e a residência / palácio tinha marcado os lados a "laranja" e a frente a "vermelho", frente essa virada a "leste". Note-se que nas FOTOS 1 e 2 a esquina da residência / palácio à vista é a virada a "sudeste", quer dizer no esquema seria a esquina "laranja - vermelho" mais para sul.

 FOTO 1
(Entrada para a) Residência do Governador


Segue-se uma foto semelhante do mesmo portão da guarda na Rua Mariano Machado retirada de postal que esteve à venda no site delcampe.net e com a entrada iluminada pelo sol da tarde (descendo para poente):

FOTO 2
Entrada da residência do GG (foto anterior a Novembro de 1925)

E uma foto em plano mais aproximado do lado "leste" dessa entrada, esta retirada dos álbuns de Santos Rufino de 1929:

FOTO 3
Sentinela indígena do palácio do Governo-Geral

Note-se que nas FOTOS 2 e 3 a lanterna sobre a colunas de entrada era esférica enquanto que na FOTO 1 era "prismática". Também se vê que na FOTO 1 não havia o caramanchão sobre a guarita. Acho não dá para ver se esta era sempre a mesma ou não nas três fotos (e note-se que na FOTO 1 via-se outra guarita da parte de dentro da vedação).
O filme da cinemateca (Lourenço Marques em 1929) de que falámos em detalhe aqui mostra a partir dos 6 min e 58 segundos o palácio e o seu jardim, dos quais podemos ver esta captura de imagem semelhante à que viamos aqui na FOTO 2:

FOTO 4
´
Via de acesso depois da entrada das fotos anteriores
com a residência / palácio à esquerda e o jardim à direita

Lembro que podemos ver fotos da recepção com o presidente Carmona neste jardim do palácio do GG em 1939 neste artigo.

Comentários