Fotos de Harrison Forman: biografia e mais trocas entre LM e Luanda + (3/)

Primeiro alguma informação sobre Harrison Forman (1904-1978) de que vimos mostrando muitas fotos espectaculares de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e que são disponibilizadas em alta definição, gratuitamente, sem truques nem restrições no site da Universidade de Wisconsin Milwaukee, UWM (AGSL DIGITAL PHOTO ARCHIVE).
Earchives west (universidade oregon) sobre Forman e a sua colecção de documentos diz-se que  foi "an American explorer, aviator, photographer, journalist and author. Collection comprises 62 diaries kept by Forman while a world traveler and journalist, as well as photographs, journalism, interviews, writings, and books... Collection materials include accounts of the Sino-Japanese conflict, the Chinese government under Chiang Kai-Shek, the Japanese bombardment of Shanghai in 1937, and the Nazi invasion of Poland in 1939". A seguir tem mais alguns dados biográficos em que se destaca ter tido formação universitária em línguas orientais e de no início dos anos 30 ter sido vendedor de aviões e treinado pilotos na Ásia antes de ser jornalista ainda nesse continente pelo menos a partir de 1937. 
Veremos então duas fotos de Forman precisamente na Ásia, continente onde mais e mais prolongadamente terá brilhado na sua carreira. Primeiro o seu retrato com uma câmera cinematográfica na função de documentarista cerca de 1941 em Hong Kong, provávelmente antes da ocupação japonesa que aconteceu em Dezembro desse ano:

FOTO 1
Hong Kong (China), Harrison Forman
 with movie camera (UWM)

Agora Forman fotografado em 1944 na China com Mao Tse Tung: 

FOTO 2
Yan'an (China), Mao Zedong and Harrison Forman (UWM)

Ao tempo desta foto, em 1944, Mao, lider do Partido Comunista Chinês, lutava tanto contra os invasores japoneses como contra as forças conservadoras da China Nacionalista de Chiang Kai-Shek. Não sei em que medida os Estados Unidos apoiariam Mao (o inimigo do meu inimigo é meu amigo?) mas pelo menos como jornalista Forman parece ter sido bem recebido (História na wikipedia).
A biografia de Forman na wikipedia diz "was an American photographer and journalist. He wrote for The New York Times and National Geographic" o que explicará a enorme colecção de fotos suas. Ficamos então com a noção de que Forman era jornalista multifacetado e de relevo nalguns dos principais orgãos de informação mundial dos anos 40 aos 60, mas não sei se as suas fotos de Moçambique foram tiradas para reportagens nesses títulos de imprensa ou noutros do seu tipo, o primeira um diário generalista e o segundo uma revista especializada. Há ainda a possibilidade de as fotos terem sido preparadas para jornais diários ou para publicação em livros de texto ou álbuns de fotgrafias. Como Forman parece não ter escrito o diário da sua viagem a Moçambique (e da África do Sul também não), poderá será difícil contextualizar agora essas fotos para além da interpretação do que elas mostram e por exemplo clarificar quando e porque há erros na sua descrição e/ou catalogação, como já vimos antes e é o caso de algumas mais que veremos a seguir. 
foto seguinte está referênciada na UWM como sendo de caminho de ferro em Moçambique mas eu não reconheci o local como sendo das instalações ferroviárias em LM ou aí confluindo. Tive também a impressão de que a locomotiva parecia diferente das dos CFM (antigos CFLM) e olhando bem para a sua placa de identificação à esquerda do pára-choques (para quem vê) deixa de haver dúvidas de que há erro no site da UWM (clique na foto para aumentar):

FOTO 3
original UWM errado: "Mozambique, railroad cars parked in rail yard" 
corrigido HoM: 
Angola, Caminhos de Ferro (CFA)

Pode ainda ver-se aqui e aqui a mesma locomotiva também localizada erradamente em LM pela UWM.
Certamente relacionado como as instalações ferroviárias de cima são as fotos que vemos em baixo na MONTAGEM 1  e cujo local à priori eu desconheço mas que o site da UWM localiza como se fossem de Moçambique. Constatado o potencial erro, presumi então que na foto da esquerda estivesse uma linha a aproximar-se de Luanda (da cidade e do seu porto) do lado norte e seguindo junto ao mar e que ao fundo estaria o depósito de máquinas da FOTO 3 junto à zona mais escarpada e rochosa. Mais para a direita dessa foto da esquerda da montagem ficaria a Baixa da cidade de Luanda e pode confirmar-se que as fotos são dessa região com a foto da direita da montagem que é do mesmo local da da esquerda mas que foi tirada no sentido oposto. Vê-se aí um carro com a matrícula L... que terá sido a primeira de Luanda tal como a matrícula "LM" foi em LM. Na foto da esquerda da montagem as legendas originais eram "Mozambique, view of railroad tracks towards town" e "R.R. [railroad] and highway"  (UWM) e na da direita "Mozambique, road and railroad tracks" e "R.R. [railroad] & highway"  (UWM

MONTAGEM 1
originais UWM erradas:  linha férrea e estrada em Moçambique
corrigido HoM: 
linha férrea e estrada próximas (presumo) de Luanda

Agora um caso em que há conflicto de localização no registo da UWM. Para esta foto dum barco na praia aparece aí "Mozambique, man constructing fishing boat docked on beach" e "Angola: Portuguese boat-maker". Podemos dizer que ela é de Angola, penso eu que da Ilha do Cabo de Luanda pois a cidade aparece ao fundo da foto tanto que há outra aqui tirada no mesmo local sendo essa correctamente indicada como de Luanda. 
Agora e no sentido contrário ao que referimos para a FOTO 3 e as da MONTAGEM 1, no site da UWM e respeitante a Luanda aparece a foto seguinte que afinal é do porto de LM como se conclui comparando-a com esta que mostra o mesmo armazém de chapa de ferro zincado e que localizei neste artigo:

FOTO 3
original UWM errado:  Angola, laborers loading truck at pier; Angola - Import-export
corrigido HoM:
Moçambique, trabalhadores carregando
camião no porto de LM, importação e exportação

Resumindo e concluindo, no que respeita às fotos de Forman que observamos com mais atenção nota-se alguma barafunda na localização que a UWM lhes fez no site, mas a sua percentagem no total parece pequena.

NB: ainda sobre as linhas férreas, temos esta foto localizada em Luanda e que terá sido tirada do alto da zona escarpada à vista para o fundo da foto da esquerda da MONTAGEM 1. Nela pode ver-se o mesmo depósito de máquinas que aparece na FOTO 3 do lado esquerdo e confirmar que por aí seria o término da linha na Baixa de Luanda. Note-se que o edifício comprido dos caminhos de ferro que aí se via parece existir ainda aqui ao centro e ele aparece aqui para o canto superior direito em visão mais alargada da Baixa de Luanda actual (google maps). Esse edifício e instalações ferroviárias aparecem também aqui e sem duvida estavam em Luanda e por isso as fotos da MONTAGEM 1 não podem ser de LM  (curiosamente aqui vê-se que ao longo da marginal de Luanda havia uma linha férrea).

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