Porto de LM no início - mais fotos do CA e da PA entre 1895 e c. 1900 (4/)

Continuamos a série sobre o início do porto de LM, vendo neste caso o que existia cerca de 1900 por isso antes do início da construção da ponte-cais Gorjão cerca de 1902. Recordaremos aqui o Cais da Alfândega e veremos um pouco do que existiu nessa zona antes.
A foto seguinte é do Rijksmuseum RP-F-F00999-DL e mostra esse cais com uma primeira parte em pedra que era o lado a oeste da sua plataforma de armazenamento de mercadorias e com um espigão, a Ponte (do Cais) da Alfândega (PA) saindo da esquina a sudoeste dessa plataforma para o estuário a sul e tal como vimos no artigo sobre a PA

FOTO 1
Cais da Alfândega em vista para para sul ou sudeste a partir de terra
mostrando-se o seu lado a montante do estuário = oeste e com a PA na ponta. 

Esta foto é importante porque se vê o CA na maré baixa e que as barcaças mesmo sendo de fundo chato não estavam a flutuar. Como o serviço devia estar programado de modo a que elas aí chegassem na maré alta e pudessem ser descarregadas quando ela baixasse, o problema seria controlado mas tal seria um constrangimento para um porto moderno. Torna-se assim evidente que em LM os cais para estarem sempre operacionais (até no dia do ano com a maré mais baixa) teriam de estar em local do estuário muito mais profundo do que a escadaria do CA onde nesta FOTO 1 ainda se via ao leito do estuário. Veremos noutro artigo que na ponta da PA haveria no mínimo 1 metro de profundidade de água (que parece compatível com o que se vê nesta foto) o que quer dizer que mesmo nessa posição não se poderia fazer  a ponte cais. No entanto as cartas indicam que ela foi feita por aí por isso seria assunto aesclarecer.
Agora outra foto da mesma estrutura mas tirada uns metros mais atrás vendo-se melhor em primeiro plano o muro de suporte de aterro ou muro-cais "roxo" construido sobre a praia original nesta zona da margem norte do estuário.

FOTO 2 (ACTD)
Roxo: muro-cais no estuário a oeste do Cais da Alfândega
Laranja: limite a oeste da plataforma de pedra do Cais da Alfândega 
Vermelho: escadaria na ponta dessa plataforma
Castanho claro: Ponte (do Cais) da Alfândega (PA) 

Nestas duas fotos estavam os primeiros guindastes a vapor do porto e virados para o canto artificial formado neste ponto do estuário a montante do CA pelas novas construções. 
Vemos o mesmo local e construções na foto seguinte retirada dum postal dos Lazarus:

Lighters discharging at the customs, Delagoa Bay 
Barcaças descarregando no Cais da Alfândega, LM

Vê-se na FOTO 3  que para além de barcaças eram trazidas (rebocadas) para este cais jangadas com toros de madeira que também seriam içados para a plataforma do CA pelos guinchos dos guindastes. Referiremos isso noutro artigo a propósito dum relatório de Ivens Ferraz sobre o porto.
A FOTO 3 mostra a plataforma em alvenaria do CA do seu lado a oeste e digamos do meio para a esquina a SW, onde estava a escadaria em pedra e donde saía para sul a PA em madeira, em linha com o que se via nas FOTOS 1 e 2.
Série completa aqui sobre o desenvolvimento do porto de LM até ao início do século XX. 

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