Porto de LM no início - cobertos / armazéns a S e SW da praça, mais tarde (29/)

Prossegue a série sobre o porto de Lourenço Marques (LM) actual Maputo no seu início na zona a sul da praça 7 de março, actual 25 de junho que a certa altura nessa parte foi específicamente chamada praça Mousinho de Albuquerque. 
No artigo anterior falámos em detalhe sobre os primeiros cobertos que foram sendo instalados nessa zona desde cerca de 1890 e provávelmente transformados em armazéns. Neste artigo veremos essencialmente fotos diferentes dessas estruturas em anos mais adiantados e a partir dum deles ficarmos, penso eu, com ideia do que lhes aconteceu no final.
As FOTOS 1 a 3, que já vimos noutros artigos mas com foco diferente, foram tiradas da parte norte dessa praça, actual 25 de junho, para sul e por isso vemos nelas os armazéns mas, ao contrário das fotos do artigo anterior, não vemos o lado do cais e/ou o estuário que ficavam para sul dos armazéns. 
A primeira foto é dos irmãos Lazarus e de depois de 1903/4 pois lá aparece o imponente Capitania Buildings (CB) com torreões no topo dos seus quatro cantos..

FOTO 1

CB para o fundo ao centro direita e mais à direita o segundo armazém da alfândega
 ao fundo da praça 7 de Março 

O armazém que teria sido um coberto mas no qual se colocaram chapas laterais e nos topos (mas penso que sendo deixado algum espaço livre na parte superior para arejar) que se vê na FOTO 1 era então o "rosa" do artigo anterior. A sua posição aproximada na cidade actual pode ser vista na imagem de GE seguinte com a marca "rosa" no seu telhado virado a sul = para o lado do estuário. Esta imagem é uma evolução da que vimos aqui mas com a inserção do Capitania Building (s). 

IMAGEM GE
Branco: Capitania Buildings (CB, da companhia Delagoa Bay) de 1903 /1904
Rosa: segundo coberto / armazém da alfândega
Castanho escuro: primeiro coberto / armazém da alfândega
Carmesim: Plataforma do Cais da Alfândega, antes da transformação
 da zona para sul dela em primeira doca
Preto: Ponte de Passageiros, a leste
Castanho claro: Ponte do Cais da Alfândega, a oeste
Laranja claro: ponte-cais actual (na linha iniciada em 1903/1903)
Púrpura - branco: muro cais mais recente que teria deixado espaço
para a construção do terceiro armazém
Outras marcas: pouco relevantes agora

Note-se que a PCA e a PP e a PA que dela se projectavam para sul e o estuário que as rodeava estão representadas na IMAGEM como eram cerca de 1900. Não o represento para o quarto superior direito da IMAGEM mas cerca de 1900 o estuário chegava por exemplo à cortina a sul da Fortaleza e ocupava a posição onde a parte mais a sul do CB foi erigida pouco tempo depois. A margem (norte) do estuário face ao CB recuou um pouco com a construção deste edifício e no decorrer da segunda década do século XX recuou até à posição actual dentro da Doca da Capitania com o aterro adicional feito daí para sul.
Quanto à PCA ela foi depois envolvida por novos terraplenos e construções para Leste (cima), Sul (à direita) e Oeste (baixo) e ao seu nível a margem norte do estuário foi progressivamente recuando para sul até ficar na direcção da ponte-cais actual "laranja claro", embora como se viu atrás se tenha mantido mais perto da praia original (que ficava na direcção do lado direito = sul da Fortaleza) dentro da Doca da Capitania.
Na foto seguinte de época e perspectiva similares às da FOTO 1 podemos ver um pouco mais do mesmo armazém "rosa", visto também da parte norte da praça 7 de março, actual 25 de junho:

FOTO 2
Branco: canto a noroeste do CB, também marcado na IMAGEM GE (NW)
Rosa: segundo armazém da alfândega, a sul da praça, um pouco para NW do CB

Nas FOTOS 1 e 2 tinhamos o segundo armazém completo, na FOTO 3 seguinte ele aparece já sem cobertura nem no topo nem lateral. Presumo que estivesse a ser desmontado, em teoria podiamos alvitrar que estivesse a ser montado mas o facto de haver fotos dele (já como armazém) ainda sem o CB estar construído (quase) elimina essa hipótese.

FOTO 3
Branco: lado a W do CB, o que ficaria para baixo - esquerda na IMAGEM GE
Rosa: estrutura à vista do segundo armazém da alfândega, a ser desmontado

Passamos agora a uma foto tirada do estuário para terra, aproximadamente na direcção de NE. Ela é do fotógrafo Peters da Cidade do Cabo que terá feito uma série de fotos / postais em LM cerca de 1904/5. Como se vê também o segundo armazém da alfândega reduzido à sua estrutura tal como na FOTO 3 deduz-se daí que as FOTOS 3 e 4 são da mesma época. Com esta foto tiramos as possíveis dúvidas sobre a posição do segundo armazém relativamente ao CB e à praça que as anteriores poderiam ter deixado.

FOTO 4
 Branco: lados a W e a Sul do CB, os dois em ângulo para baixo na IMAGEM GE
Rosa: segundo armazém da alfândega a ser desmontado
Carmesim: o que tinha sido o muro-cais na face sul da PCA da IMAGEM GE 
Verde escuro: base da face sul da Fortaleza, para Leste do CB (aqui ao centro)

Na foto seguinte voltamos a ver a praça de norte para sul mas um pouco mais para dentro da praça do que nas FOTOS 1 a 3. Ela é também de Peters e por isso contemporânea da FOTO 4 e de facto também se vê nela o segundo armazém da alfândega a ser desmontado ou seja já reduzido à sua estrutura. Mas esta FOTO 5 foi tirada mais para SW do que a FOTO 4 e por isso desaparece de vista o CB e aparece o lado a SW da praça e o primeiro coberto da Alfândega que ficava nessa zona como indico na IMAGEM GE.

FOTO 5
Rosa: lado a oeste do segundo coberto / armazém da alfândega a ser desmontado
Castanho escuro: primeiro coberto da Alfândega, a SW da praça
Laranja: lado a leste da Casa da Alfândega (posição marcada vermelho na IMAGEM GE)

Da FOTO 5 concluímos que o segundo armazém foi desmantelado antes do primeiro. De facto não tenho imagens mostrando o que aconteceu a esse primeiro e ao terceiro mas presumo que os procedimentos seguidos terão sido similares e no artigo seguinte veremos qual a situação dessa zona cerca de 1909/10 e a partir daí imaginar o que se passou nos cerca de quatro anos a seguir ao que se via nas fotos deste artigo. 

Série específica aqui sobre os três armazéns da Alfândega.
Série completa aqui sobre o desenvolvimento do porto até ao início do séc XX.

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