Rua Tavares de Almeida na Baixa de LM, uma casa de esquina na 2a fase - II (4/7)

Sobre a rua Tavares de Almeida (Td'A) original, continuaremos aqui a olhar especialmente para uma casa que existiu no seu primeiro quarteirão (Q1) e até ao fim do que chamo nestes artigos a fase 2 da rua, a qual terminou em data que não consigo precisar entre 1933 e 1944. 
Como disse no artigo anterior, essa casa que venho marcando aqui a "roxo" ficava na esquina a SW do Q1 entre a rua Td'A e a rua NS da Conceição, depois Alexandre Herculano e actual de Timor Leste. Ela aparece na FOTO 1 seguinte vista da continuação dessa rua para o centro da praça 7 de março, actual 25 de junho. Essa separação entre as "metades" norte e sul da praça deixou de existir nos anos 40 mas a posição donde a foto foi tirada correspondia também ao início da rua Araújo, actual de Bagamoyo e  actualmente esse local teria a vista a partir daqui, do cruzamento ao centro para a direita com ligeiro desvio para baixo. Vê-se então na FOTO 1 à direita = sul da rua em primeiro plano a metade sul da praça desses tempos e a casa "roxa", como é de esperar, aparece na esquina oposta para leste à do kiosk Pyramid, para leste da rua Td'A.

FOTO 1
Roxo: casa na esquina a NW do quarteirão do Capitania Building (CB) 
Laranja claro: continuação para o centro da praça da rua NS da Conceição, 
depois Alexandre Herculano, actual de Timor Leste
Vermelho: antiga rua Tavares d'Almeida
Azul claro (ângulo): topo do telhado do kiosk Pyramid, marcado o seu lado virado a norte

A casa "roxa" aparece também em duas fotos de Santos Rufino que podemos dizer são de 1929 ou (um pouco) anteriores. Os seus originais apareciam respectivamente aqui aqui e como partes delas quase se justapõem são colocadas lado a lado na montagem seguinte: 

MONTAGEM
Roxo: casa na esquina a NW do quarteirão do CB
Laranja claro: rua NS da Conceição
Vermelho: antiga rua Tavares d'Almeida
Azul claro (ângulo): kiosk Pyramid
Castanho escuro: parte superior do torreão no canto a NE do Capitania Buildings

Na foto da esquerda da MONTAGEM penso ver-se principalmente o lado da casa virado a norte, para a rua NS da Conceição e para a Casa Holandesa, o qual vai até à esquina "roxo vertical". Na margem à direita dessa foto, para a direita dessa esquina e depois na foto da direita ver-se-à então o lado da casa virado a oeste, ou seja para o kiosk Pyramid e para a metade sul da praça. 
Note-se que na FOTO 1 e na da direita da MONTAGEM se via uma parede pintada com uma cor clara e encostada à casa do seu lado sul. Parece-me que essa parede era o topo a oeste dum corpo justaposto à casa do seu lado a sul, o qual já existia ao tempo da FOTO 4 do artigo anterior ou seja certamente desde a construção da casa. Nessa foto era sobre esse corpo - que penetrava do passeio junto à praça para o interior do quarteirão - que aparecia o telhado de uma água virado a sul e que seria de chapa de ferro zincado e que nesse momento próximo do meio dia estaria a reflectir intensamente o sol. 
Vimos então que pelas fotos da MONTAGEM a casa ainda existia em 1929 ou pouco antes. O filme LOURENçO MARQUES em 1929 (clicar na ligação para ver) mostra esse lado da praça virado a leste do minuto 2:40 ao 2:50 e depois do minuto 2:56 ao 3:02. Mas aí só é mostrado o Q2 pelo que não é captada a esquina do Q1 onde estava a casa "roxa" e daí não se consegue retirar mais informação sobre a sua existência ou não quando estaria já sua terceira década de vida.
No entanto a foto aérea seguinte publicada na revista O Ilustrado e que por isso presumo fosse de tempo recente indica que a casa ainda existiria por volta de 1933. Podemos também verificar nesta foto que a rua Td'A continuava na sua segunda fase com a Casa Holandesa na esquina do Q2 e que limitando a leste o Q3 a rua da Fonte se mantinha estreita, na sua configuração inicial e nessa altura a loja do Robinson's estaria na esquina oposta do quarteirão para oeste do Q3:

FOTO 2
Roxo: casa na esquina a NW do quarteirão Q1, o do Capitania Buildings (CB)
Castanho escuro: lado mais a oeste do Capitania Buildings
Laranja claro: rua NS da Conceição, entre o Q1 e o Q2 e que ainda se ligava à rua Araújo
Carmesim: rua Araújo, actual Bagamoyo
Laranja normal: entrada da Casa Holandesa na diagonal da esquina a SW do Q2
Rosa: rua Joaquim Lapa, entre o Q2 e o Q3
Branco: Av. da República, actual 25 de setembro
Vermelho e amarelo: berma a leste da antiga rua Tavares d'Almeida, ainda na Fase 2
Azul médio: antiga Capitania do Porto
Verde normal: limites da praça 7 de março, actual 25 de junho
 ainda dividida em duas partes N e S pela passagem "laranja - carmesim"
Preto: kiosk Chalet / Sideris na esquina a NE da praça
Outras cores: aqui sem relevância

Passando para os tempos actuais e para se perceber melhor a evolução da rua Td'A a partir da fase 2 que se vê nas fotos de cima, o local exacto da casa "roxa" seria por aqui ao centro, perto do separador entre as duas faixas de rodagem e por isso fora dos quarteirões actuais. O que aconteceu, é que quando se passou da fase 2 à fase 3 os lados a leste dos quarteirões Q1 (em parte), Q2 e Q3 dessa zona da Baixa recuaram, para leste, digamos uns 8 metros o que implicou a demolição da casa "roxa". Desse modo pode ser criada uma segunda faixa de rodagem automóvel para leste da parte central da praça ao lado dos Q1 (em parte) e Q2 (onde estava a antiga rua Td'A) e alargada a antiga rua da Fonte ao lado do Q3. Quando me refiro ao Q1 digo em parte porque na fase 3 o Capitania Buildings continuou no local original e por isso só o segmento do Q1 para norte do CB foi alterado. 
Falaremos no artigo seguinte com mais detalhe da fase 3 da rua Td'A mas já antecipei aqui com a seta branca a sua evolução e pode-se adiantar que a fase 3 da rua Td'A e desse local se manteve até pelo menos junho de 1956. 
Foi depois disso que o CB foi demolido o que permitiu o resto do alargamento para leste da rua Td'A no Q1 e tal constituirá o que chamo aqui a fase 4 e será o que veremos para concluir esta série e que é ainda, grosso modo, a da situação actual.

Comentários