Sobre a rua Tavares de Almeida (Td'A) original ou em termos mais gerais sobre a evolução do lado a leste da praça 7 de março, actual 25 de junho, vamos agora olhar para um pormenor, uma casa de esquina que nela existiu até ao fim do que chamo nestes artigos a fase 2 dessa pequena rua. Como disse no artigo anterior essa fase 2 decorreu entre a construção do Capitania Building (CB) c. de 1903/04 e uma data entre 1933 (calendarização obtida a partir duma foto aérea do Ilustrado desse ano e que vimos aqui) e 1944 (calendarização obtida a partir da presença do prédio Fonte Azul em foto da procissão de inauguração da catedral).
Essa casa ficava na esquina a SW entre a rua Td'A e a rua NS da Conceição, depois Alexandre Herculano e actual de Timor Leste, isto é no canto a NW do primeiro quarteirão (Q1) da Baixa contado a partir do estuário, aquele onde esteve o CB e onde estava e continua a estar a Fortaleza.
Na esquina em frente = para norte à casa, ou seja no segundo quarteirão (Q2) para lá da rua NS da Conceição, ficava a Casa Holandesa da qual aparece a entrada ao centro desta gravura onde a casa está à direita ou seja para sul dessa rua.
Pelo aspecto da construção com cobertura larga sobre o passeio nas faces viradas para as duas ruas citadas e pela sua situação no quateirão presumo que a casa fosse utilizada para comércio ou para serviços mas não sei específicamente para quais. Note-se que não aparecem fotos muito da casa que sefjam muito esclarecedoras embora ela ocupasse uma posição de destaque numa zona central da urbe inicial.
Vejamos então algumas fotos da casa. A primeira vem deste artigo sobre o quiosque dos restaurantes Oriental e Wolff's, por isso é no mínimo da primeira década do século XX (20).
FOTO 1 (ACTD/IICT)
A casa em foco neste artigo está na esquina para o fundo à esquerda (SE) |
Na FOTO 1 a casa aparece então para lá = para SE de três dos dos quiosques no centro da praça, os que estavam do seu lado mais a leste. Na foto vê-se também o Capitania Building, o edifício maior que estava mais para sul no mesmo quarteirão que a casa, o primeiro (Q1).
Sequem-se duas fotos tiradas do centro da rua Td'A original, ao lado do seu primeiro quarteirão e a olhar para norte. Podemos dizer que são anteriores a 1904 pois em nenhuma delas aparecia a infraestrutura do carro eléctrico (linha do cemitério). A FOTO 2 foi tirada mais para norte e por isso mais próximo do cruzamento com a rua NS da Conceição, a qual vinha de leste e nessa na altura dividia a praça em duas partes, norte e sul, e que marco a "laranja claro". Na FOTO 3 essa rua está mais distante e por isso vê-se pior a casa na esquina mas é claro que se tratava da mesma construção nos dois casos (a legenda serve para as duas fotos, não há diferenças relevantes entre elas).
FOTO 2
FOTO 3
Roxo: a casa na esquina a NW do quarteirão do CB (o Q1)
Azul claro (ângulo): topo do telhado do kiosk Pyramid, visto aqui do lado sul
Preto: esquina a SE do kiosk Oriental / Wolff's
Rosa: topo a leste do segundo coberto/armazém da Alfândega. de que marco aqui a "rosa" o telhado
Laranja normal: entrada da Casa Holandesa na diagonal da esquina a SW do Q2
Laranja claro: direcção da Rua NS da Conceição
Vermelho e branco: berma a oeste da antiga rua Tavares d'Almeida
Vermelho e amarelo: berma a leste da antiga rua Tavares d'Almeida
A FOTO 3 de cima e a FOTO 4 já a seguir e que é a mais antiga que vemos neste artigo, já apareceram no primeiro artigo desta série que mostrava a fase 1 da rua Td'A e por isso podemos dizer que a casa "roxo" de que aqui tratamos já devia existir por volta de 1900.
FOTO 4
Roxo: a casa na esquina a NW do quarteirão onde foi mais tarde construído o CB (o Q1)
Rosa: topo a leste do segundo coberto/armazém da Alfândega. de que marco aqui a "rosa" o telhado
Laranja normal: entrada da Casa Holandesa na diagonal da esquina a SW do Q2
Vermelho e amarelo: berma a leste da na altura rua Tavares d'Almeida (antiga, agora)
Passemos agora à FOTO 5 de cerca de 1910 e que foi tirada de perto do coreto da praça e na direcção de SE. Como o rés do chão do canto a SW do kiosk Oriental / Wolff's era aberto na parte inferior (era como que cortado na diagonal para facilitar a passagem do centro para a esquina a SE da praça), podemos ver para o fundo desse espaço e nessa direcção de SE um pouco da casa "roxo".
Roxo: casa na esquina a NW do quarteirão do CB (o Q1)
Castanho escuro: canto a NE do Capitania Buildings
Azul claro (ângulo): topo do telhado do kiosk Pyramid, visto aqui do lado virado a norte
Preto: kiosk Oriental / Wolff's com o canto a SW desimpedido
e a deixar ver a casa para o fundo (para SE)
Vermelho: antiga rua Tavares d'Almeida no Q1 e sua passagem para o Q2
Laranja claro: Rua NS da Conceição, cruzando a rua Td'A em direcção à rua Araújo
Este tema da casa "roxa" que existiu até ao final da fase 2 da rua Td'A e do que se lhe seguiu na zona continua no próximo artigo.
Comentários