Quiosque dos restaurantes Oriental e Wolff's na Praça 7 de Março (4/4)

Este será o segundo artigo expressamente dedicado ao kiosk = quiosque Wolff's / Oriental que ficava na esquina a sudeste da parte norte da Praça 7 de Março de Lourenço Marques, actual 25 de Junho de Maputo. O primeiro artigo pode ser lido aqui mas o quiosque também foi falado neste neste artigos. 
Apareceram recentemente novas fotos e por isso junto-as aqui a outras de boa qualidade já mostradas antes mas em que daremos agora mais destaque ao kiosk. A melhor das novas fotos é de postal colocado recentemente à venda aqui:

FOTO 1
Grupo na rua vendo-se o kiosk Oriental / Wolff's por trás
(note-se que havia carris para a direita mas não para o fundo)

Podemos-nos localizar em relação à FOTO 1 com a seguinte que foi tirada na mesma direcção que ela mas a partir de posição um pouco mais recuada para o lado do estuário = sul.

FOTO 2
Verde claro: continuação da Rua da Fonte para sul, a certa altura chamou-se 
Rua Tavares de Almeida, passando entre a fortaleza e a praça 25 de Junho
Azul: ligação ao tempo entre as actuais ruas Bagamoyo e de Timor Leste
Laranja: platibanda com letras da Casa Holandesa na esquina a SE dessas ruas 
Castanho: kiosk Pyramid
Vermelho: topo do kiosk Oriental / Wolff's onde estava escrito CAFÉ
Verde médio: topo do kiosk Chalet / Sideris na esquina a NE da praça 

A foto seguinte é original dos Lazarus e aparece aqui em versão um pouco mais alargada para a esquerda = leste do que a que vimos aqui. Foi tirada da varanda do Clube Inglês em direcção oposta à das duas anteriores e por isso vê-se o porto e o estuário ao fundo. O kiosk Oriental / Wolff' aparece a uns 100 metros de distância ao centro esquerda da imagem:

FOTO 3 (colorida)
à esquerda: kiosk Chalet / Sideris na esquina a NE da praça
à direita: coreto na praça

Outra foto com a mesma perspectiva mostrando o kiosk Oriental / Wolff's :

FOTO 4
Vista sobre o lado norte da Praça para sudeste

Passamos agora a fotos já mostradas principalmente no artigo sobre a linha de eléctrico do Cemitério de S. Francisco Xavier (aqui) e que era chamada a  "linha preta". Ela tinha um dos terminus muito perto do local visto aqui, mais precisamente ao lado do Capitania Building cujas cúpulas em dois dos cantos aparecem para o fundo das FOTOS 3 e 4
A certa altura tentei ver nas fotos antigas se as cores dos carros eléctricos correspondiam às cores com que as linhas eram identificadas (vê-las no diagrama da rede). Penso agora que como os postais foram coloridos à mão e à posteriori, que a informação que deles se pode tirar é só se os carros eram claros ou escuros ou de cor intermédia. Penso também que se a companhia tivesse pintado os carros com a cor com que as linhas eram identificadas tal limitaria a flexibilidade de operação do sistema, por exemplo em caso de avaria e de necessidade de substituição. Mas assumo que cada carro em cada viagem recebesse por. ex. uma placa com a cor da linha que iria percorrer de modo a que mesmo os analfabetos pudessem identificar o carro correcto. Tal seria importante dado que muitas linhas tinham alguns percursos comuns, o que todavia não era o caso do troço que vemos nestas fotos (entre o Capitania Building e o kiosk Chalet / Sideris) pois era exclusivo para a linha "preta". Em duas das quatro fotos seguintes vemos carros que parecem ser escuros na parte de baixo (embora no segundo carro o primeiro andar pareça claro) mas só por isso não podemos tirar grandes conclusões se eram pintados com cores específicas por linha ou não.

FOTO 5 (Oriental kiosk)

FOTO 6 (Oriental kiosk)

FOTO 7 (Oriental kiosk)

FOTO 8 (Oriental kiosk)
Fotos tiradas do Capitania Building para norte

Nestas quatro fotos aparecem ao centro esquerda os kiosks Pyramid e Oriental / Wolff's face a face. Nelas vê-se os carris e a linha de alimentação do carro eléctrico à direita = leste da rua, o que não acontecia na FOTO 2 pelo que essa será no máximo do início de 1904, ano de inauguração desse sistema de transporte na cidade. 
Nas FOTOS 5 a 7 vê-se ao fundo a torre de arrefecimento da central geradora inicialmente instalada para produzir corrente para os eléctricos (na FOTO 1 existiria mas estaria tapada pela árvore e na FOTO 8 esse nível no horizonte aparece cortado). 
Mostra-se a seguir o kiosk Oriental / Wolff's mais próximo e visto para noroeste na praça, não se vendo o Coreto e o kiosk Nacional (aqui os dois) que estariam nessa direcção por estarem obstruidos por ele:


FOTOS 9  (Wolff's Restaurant)

Vermelho: kiosk Oriental / Wolff's
Verde claro: Rua da Fonte - Rua Tavares de Almeida
Azul: ligação entre as actuais ruas Bagamoyo e de Timor Leste 
na altura atravessando a Praça actual 25 de Junho
Castanho claro: prédio do Robert Hudson, na esquina das antigas
 ruas Araújo e Canto e Castro no limite a oeste da Praça

A FOTO 9 tem data inscrita (18.1.1892) que se fosse a do envio do postal indicaria que o kiosk seria mais antigo que o que normalmente é indicado. Mas assumo que essa data seja outro coisa qualquer pelo que o kiosk deve ter sido construído no inicio do século XX (20).
Quanto ao nome da firma instalada no kiosk, nas FOTOS 5 a 8 há uma placa colocada na parte superior do primeiro andar onde estava escrito ORIENTAL kiosk (aqui via-se melhor) enquanto que na FOTO 9 há uma placa na parte inferior do primeiro andar e que tinha escrito WOLFF's RESTAURANT (aqui via-se melhor). 
Como me dá a impressão que a FOTO 9 é a mais antiga destas últimas cinco então o kiosk teria sido WOLFF's primeiro e Oriental depois, mas no artigo anterior a conclusão tinha sido a contrária por isso ... 
Na FOTO 1 não havia placa nesse lado a sudeste do kiosk pelo que não se sabe o que estaria a acontecer nessa altura. 

Na imagem seguinte que vimos antes aqui na FOTO 4 e é captada do filme de 1929vê-se o mesmo cruzamento e esquina da praça das fotos anteriores (mas que nas FOTOS 3 e 4 estava muito escondido) já sem o kiosk Oriental / Wolff's a ocupá-la:

FOTO 10
Verde claro: Rua da Fonte - Rua Tavares de Almeida
Azul: ligação existente entre as actuais ruas Bagamoyo e de Timor Leste
Vermelho: esquina do lado norte da Praça onde tinha estado o kiosk Oriental / Wolff's
Verde médio: topo do kiosk Chalet / Sideris que se via bem nas FOTOS 4 a 6
 mas aí com o desenho anterior a este que tem uma "barriga" na base

Conclui-se assim da FOTO 10 que o kiosk Oriental / Wolff's foi demolido no máximo em 1929.

Comentários