Continuamos a observar a evolução da rua Tavares d'Almeida (Td'A) original (a actual fica para sul dessa) que vimos no artigo anterior.
A rua Td'A teria entre 6 a 8 metros de largura e dum lado passava a leste da placa central da praça 7 de março de Lourenço Marques (LM), actual 25 de junho de Maputo e do outro lado e como vimos na carta de 1903 limitava a oeste os dois primeiros quarteirões desta zona da Baixa de LM a partir do estuário (Q1 e Q2). Como dissemos também a extremidade a sul da rua Td'A estava em linha com a cortina a sul da Fortaleza e essa situação, a da Fase 1 da rua, manteve-se até ter sido edificado o Capitania Buildings (CB).
Passemos então à fase imediatamente posterior da rua e da zona:
II. Fase 2 da rua Td'A, desde a construção do Capitania Building c. de 1903/04 até uma data entre 1933 e 1944
A FOTO 1, tirada do lado da Baixa (norte) para o do estuário (sul) mostra a segunda fase da rua Td'A ou talvez as suas duas possíveis partes. A foto será de 1904 em diante pois vê-se o Capitania Building(s) e a instalação da linha de carro eléctrico cuja última paragem seria no poste junto a esse edifício como se via bem nesta foto.
FOTO 1 (Fase 2 da rua Td'A, para o fundo vê-se a sua extremidade a sul)
Vermelho e branco: berma a oeste da rua Tavares d'Almeida
Vermelho e amarelo: berma a leste da rua Tavares d'Almeida
Preto: extremidade a sul da rua Td'A na Fase 1, antes da construção do CB
Branco: nova extremidade a sul da rua Td'A, prolongada em resultado do aterro
que preparou a construção do CB
Castanho claro: não se vê muito bem mas poderá aí estar a extensão para sul
Azul normal: fachada principal do edifício da primeira Capitania do Porto
Castanho escuro: face virada a norte do CB próxima da sua esquina a NW
Como se constata na FOTO 1, o aterro feito sobre o estuário posteriormente à FOTO 1 do artigo anterior e específicamente para a construção do CB (a esquina a NW do CB veio a ficar nas suas marcas a "castanho escuro") possibilitou que a rua Td'A fosse prolongada para sul uns 20 a 30 metros a partir do local onde ela tinha terminado na Fase 1 tendo por isso passado do traço "preto" para o traço "branco", ambos paralelos à praia do estuário nessa zona. Posteriormente foi construido o terrapleno da PD e a rua Td'A foi prolongada mais significativamente para sul e teria então terminado aí o que considero ser a Fase 2. Não é muito claro que tal tivesse já acontecido ao tempo da FOTO 1 embora me pareça que sim, ou seja que nela a rua Td'A estivesse já prolongada para sul do traço branco e ao longo da marca "castanho claro".
A situação que se vê na foto seguinte (deste artigo) é já da Rua Td'A prosseguindo para sul do CB, ou seja a partir da marca "branca" da FOTO 1, numa distância de cerca de 80 metros até à linha "verde claro" que passou a ser a sua extremidade a sul e a definitiva. Este prolongamento ocupou um aterro adicional feito no estuário como se pode ver pela água à direita da foto.
FOTO 2 (Fase 2 da Rua Td'A, vista da sua extemidade a sul)
Vermelho e branco: berma a oeste da rua Td'A que ficava ao lado da placa central da praça
Vermelho e amarelo: berma a leste da rua Td'A que passava do lado a oeste do CB
Verde claro: extremidade a sul da rua Td'A ao fim da Fase 2 e final
Branco: extremidade a sul da rua Td'A após ter sido feito o aterro para a base do CB,
talvez tivesse sido uma primeira parte da Fase 2
Preto: extremidade a sul da rua Td'A na Fase 1
Azul claro (triângulo): kiosk Pyramid na esquina entre a berma a oeste
da rua Td'A "vermelho e branco" e a ligação entre as ruas Araújo e NS da Conceição
A FOTO 2 foi tirada de costas para o estuário e de frente para a Baixa da cidade e na montagem seguinte incluo três fotos que foram tiradas na mesma direcção mas uns 100 metros mais para a frente = norte e de cima do canto a NW do CB. Estas três fotos mostram a rua Td'A na Fase 2 (pós CB) mas devido à orientação das câmeras só se vê o seu trecho que vinha da Fase 1 e é de ainda notar que nesse trecho, a norte do CB, não houve mudanças de monta da Fase 1 para a Fase 2.
Estas três fotos permitem ver bem as bermas da rua (a oeste = a do lado central da praça 7 de março onde estava por ex. o kiosk Pyramid e a leste = a do lado contrário) mais os respectivos passeios. Consegue-se também ver mais da zona circundante, por exemplo o segundo quarteirão a contar do estuário (Q2).
MONTAGEM (Fase 2 da Td'A, vista do lado sul) - clique para aumentar
Vermelho e branco: berma a oeste da rua Tavares d'Almeida, do lado da plava da praça
Vermelho e amarelo: berma a leste da rua Tavares d'Almeida, do lado dos Q1 e Q2
Laranja normal: entrada da Casa Holandesa na diagonal da esquina a SW do Q2
Laranja claro: direcção da entrada para a Rua NS da Conceição entre o Q1 e o Q2
Roxo: casa na esquina entre as ruas Td'A e NS da Conceição
Rosa: direcção da entrada para a rua Joaquim Lapa entre o Q2 e o Q3
e da faixa de rodagem a norte da praça 7 de março
Azul claro (ângulo): cobertura do kiosk Pyramid
Cinzentos: limites dos passeios dos dois lados da rua Td'A
Na margem inferior direita da imagem C da montagem aparece o espaço ajardinado para leste do passeio a leste da rua Td'A e que ficava à frente do edifício da primeira Capitania do Porto e que se via também na FOTO 1 (ver NB 1) e também aqui. Sabemos então que desse lado a oeste do Q1 da rua tinhamos na sua esquina a SW o CB, imediatamente para norte dele mas um pouco separado e desviado para o interior devido ao espaço ajardinado à sua frente a primeira Capitania e mais para norte e de novo "para fora" a casa "roxa" sita onde estava a esquina a NW do Q1.
Para norte do Q1 e ainda a leste da praça via-se o Q2 com as construções da Casa Holandesa na sua esquina a SW, estando a sua entrada marcada a "laranja normal". Como dissemos era a rua Td'A que ladeava a leste toda a praça 7 de março, actual 25 de junho e por isso ao longo do Q1 e do Q2. O Q2 terminava - a norte - na linha "rosa", a que ficava entre as ruas Joaquim Lapa e Consiglieri Pedroso e que aparece na actualidade aqui ao centro (a rua Td'A original estava digamos na faixa à esquerda, mais junto à praça, da actual Av. Samora nessa zona). .
A partir desse ponto e por isso para lá da praça 7 de março e já mal se vê nas fotos da MONTAGEM estava o terceiro quarteirão (Q3) que, ladeava a leste a rua / travessa da Ponte e que ia até à Av. D. Carlos, chamada depois da República e agora 25 de setembro. Esse Q3 na forma original que mantinha ainda nesta Fase 2 da rua Td'A aparece neste artigo do lado direito das duas primeiras fotos. Vê-se aí a sua esquina a SW (a virada para o centro da praça) e por aí esteve primeiro uma Casa Rubi e mais para o centro do quarteirão = norte esteve o Café Lisbonense.
A FOTO 3 seguinte permite confirmar que ao seu tempo (entre 1903 e 1940) os lados a leste do Q3, do Q2 e do Q1 incluindo o CB (lado virado a oeste) estavam alinhados (e antecipar também o que veio a por aí a acontecer na Fase 3).
FOTO 3 (Fase 2 da rua Td'A, vista do lado norte do Q3) - clique para aumentar
Vermelho e amarelo: berma a leste da rua da Fonte,
no mesmo alinhamento da rua Td'A e do lado mais a leste da praça
Castanho escuro: lado a oeste do Capitania Buildings, imediatamente a leste da rua Td'A
Rosa: direcção da entrada para a rua Joaquim Lapa ou do lado norte da praça e da
faixa de rodagem a norte da praça 7 de março, passagem para a Consiglieri Pedroso
Cinzento: Av. da República, actual 25 de setembro, limite a norte do Q3
Para a Av. Aguiar, actual Samora, nas costas do fotógrafo
Vermelho: direcção do separador a leste da faixa central da avenida actual = pós 1926, ficou alinhado com a antiga berma a leste da rua da Fonte e rua Td'A "vermelho e amarelo"
Azul: direcção da berma a leste da avenida pós 1926,
ficou para leste do alinhamento das ruas da Fonte e Td'A original
Seta branca: distância entre as direcções das bermas a leste da rua da Fonte e da Av. Aguiar após o arranjo desta de 1926 ou seja a largura da nova faixa de rodagem a leste desta avenidaO Q3 terminava a norte na Av. D. Carlos, depois da República e actual 25 de setembro, e para as costas da FOTO 3 na continuação da rua da Fonte ficava a Av. Aguiar, depois D. Luis, actual Samora. Nestas foto e foto de cerca de 1905 - 1910 podemos ver esse alinhamento a partir da Alta para a Baixa da cidade com o CB muito ao longe.
A segunda parte da legenda da FOTO 3 é relativa à Av. Aguiar e faz referência à configuração do lado a leste desta antes de 1926 (ao tempo de todas as fotos de cima) e de depois de 1926, ano em que esta avenida foi sujeita a um profundo arranjo. A situação da FOTO 3 no que respeita aos limites dos quarteirões e às ruas da Fonte e Td'A manteve-se até cerca de 1940, altura em que o lado a oeste dos Q3 e Q2 e o lado da parte do Q1 para norte do CB foram realinhados da linha "vermelho e amarelo" para a direcção "azul" que tinha sido adoptado para a Av. Aguiar em 1926. Note-se que parte dos seus edifícios como o Hotel Clube estavam já no alinhamento "azul", só que inicialmente tinham um grande espaço à frente que ia até ao "vermelho". Isso foi alterado em 1926 tendo uma nova faixa da avenida ocupado o espaço liberto até ao novo alinhamento "azul" do quarteirão - aqui a frente do Hotel Clube antes com a berma do quarteirão no alinhamento "vermelho" da FOTO 3 e depois com a berma no "azul" da FOTO 3 e com nova faixa de rodagem, com o edifício na mesma (ver NB 4)
Vimos então no artigo anterior (Fase 1) e neste (Fase 2) que desde a sua formação por volta de 1890 até 1940 que a rua Td'A teve inicialmente a extremidade a sul ao nível da praça e que depois foi daí prolongada para sul "aproveitando" a edificação do Capitania Building(s) que aconteceu c. de 1903/4 e a criação do terrapleno criado com as obras da Primeira Doca de c. de 1906. Apesar do CB ter sido encostado ao lado a leste da rua até c. de 1940, isto é durante as Fases 1 e 2, para norte do CB o alinhamento inicial das ruas Td'A e da Fonte manteve-se.
No próximo artigo desta série concretizaremos como esse alinhamento foi alterado depois, no que constituirá o que chamo aqui a terceira fase da rua Td'A e redondezas e que em parte já foi explicado nestes artigos sobre o alargamento da rua da Fonte.
NB 1: Esse espaço ajardinado estava entre a frente da primeira Capitania (o edifício da marca "azul" na FOTO 1) e o passeio junto à berma a leste da rua e imediatamente para norte do CB. Ele já existia ao tempo da Fase 1 pois aparece nesta foto em que a água do estuário estava perto do edifício da Capitania do Porto e por isso de antes da edificação do CB e do terrapleno para sul. Todavia essa foto (e também esta que foi tirada na mesma direcção) não é a a mais antiga da zona pois mostram o mastro dos sinais no interior da Fortaleza enquanto que ele inicialmente tinha estado fora da Fortaleza.
NB 2: O facto do edifício da Capitania do Porto no Q1 ficar para o interior ou para leste desse alinhamento será explicado por ser construção anterior à elaboração do plano de urbanização da cidade 1887 / 1893 do Major Araújo.
NB 3: A berma a leste da faixa a leste da Av. Aguiar "azul" de depois de 1926 passou a estar uns 8 metros para leste da berma a leste da rua da Fonte ou da rua Td'A "vermelho e amarelo", sendo essa distância indicada pela seta branca marcada na FOTO 3.
Daí também se pode dizer que quando por volta de 1940 a rua da Fonte e a praça 7 de março / rua Td'A foram alargadas para o lado leste que o seu novo alinhamento passou a ser o da linha azul, quer dizer elas ganharam uns 8 metros de largura para o lado leste.
NB 4: Pode ainda acrescentar-se que após o arranjo de 1926 o lado leste da Av. Aguiar, actual Samora ficou como pode ser vista na FOTO 2 deste artigo e que é de cerca de 1929 e onde a berma a leste estava na direcção "azul" da FOTO 3. Mas como dissemos antes as ruas da Fonte e Td'A continuaram como estavam desde o início e até cerca de 1940, ano em que os seus lados leste foram realinhadas da direcção "vermelha" (ou da linha "vermelha e amarela") para essa direcção "azul" já adoptada no trecho da avenida mais a norte ou seja na encosta para o alto da cidade.
NB: Como já referi neste artigo, note-se que os pilares em ferro ao fundo da rua Td'A que se viam nesta foto anterior à construção do CB poderiam ser os mesmos que se viam nesta foto posterior à construção do CB. Eles teriam então sido movidos da sua posição inicial na Fase 1 para a da Fase 2, mas estranhamente não se viam tais pilares nem na FOTO 1 do artigo anterior nem na FOTO 1 deste artigo.
Comentários