Como dissemos no artigo anterior o site delagoa bay publicou um artigo entitulado CASA NA MAXAQUENE EM LOURENÇO MARQUES, 26 DE JULHO DE 1899 e numa das suas duas fotos identificamos Theo Wandschneider, um residente em Moçambique de nacionalidade alemã que tomava aí o café com outro cavalheiro em 1899.
A outra foto incluída nesse artigo mostra a casa de que o seu autor aparentemente decidiu referir no seu título:
FOTO A (re-descolorida)
Foto de artigo no site Delagoa Bay
Nesse artigo não é dada mais informação sobre as suas duas fotos, por exemplo se são da mesma origem ou se foram encontradas / publicadas juntas ou não. Sem essa informação mínima, podemos à priori intuir que elas terão sido tiradas na mesma casa e na mesma ocasião, mas não é certo. Quer dizer não sabemos se a casa desta FOTO A é a mesma em que os dois cavalheiros foram fotografados, se estaria relacionada com eles e mesmo se a casa estaria também em LM e/ou no seu bairro da Maxaquene, e se também estaríamos no ano de 1899, etc.
Tentemos então fazer um pouco de "arqueologia fotográfica" verificando tanto quanto possível se a casa mostrada nesta FOTO A era mesma onde a foi tirada a foto com os dois cavalheiros (FOTO 1):
MONTAGEM 1
em cima: pormenores de janela, portadas (de cor clara) e venezianas (de cor mais escura)
da FOTO 1 do artigo anterior com os 2 cavalheiros
em baixo: pormenores correspondentes para a fachada
da varanda da casa da FOTO A deste artigo
Como indico pela correspondência nas cores é muito provável que as fotos sejam de janela igual ou similar com as respectivas portadas e venezianas. O mais fácil para explicar o que se vê é que na foto de baixo a portada (de cor clara) da esquerda estaria aberta (para fora) precisamente na perpendicular à parede e por isso dela apareceria só o seu perfil. Quanto às venezianas (de cor mais escura) que no geral parecem corresponder nas duas situações, se pudessemos ver a FOTO A com mais detalhe seria possível certificar se elas teriam lamelas como as que se vê na foto de baixo, mas olhando para as peças verticais ao centro dos seus quadros parece que sim (marcas castanho claro, grosso na metade superior da veneziana que não se vê na foto de cima e fino na metade inferior que se vê nas duas fotos).
Daqui diriamos que as fotos seriam de janela igual ou similar por isso provávelmente da mesma casa.
Passemos à MONTAGEM 2 para analisar o mobiliário que se vê nas duas fotos, a do artigo anterior de que mostro uma parte em cima e a deste artigo de que mostro uma parte em baixo da montagem:
MONTAGEM 2
em cima: pormenores de peças de mobilário na FOTO 1 do artigo anterior
em baixo: mobilário na varanda da casa da FOTO A deste artigo
Temos então aqui mobiliário de exterior: na FOTO A deste artigo está numa varanda e na FOTO 1 do artigo anterior, embora não fosse tão claro, também devia estar numa. Comparando as peças, nessa FOTO 1 do artigo anterior os dois cavalheiros estavam num sofá que parecia ser feito de bambu, na FOTO A deste artigo temos também um sofá do mesmo material e de tamanho similar, para duas pessoas. Olhando para o formato das costas dos sofás na sua parte superior central (no espaço que separaria os dois ocupantes), pelas marcas "verde clara" que mostram um "vale" central, parece ser o mesmo ou semelhante nas duas fotos.
Quanto aos braços do sofá, na FOTO 1 conseguimos ver pormenores dos seus braços ("verde normal") o que não se consegue ver bem na FOTO A ("verde escuro") pela pouca resolução. Por isso neste aspecto a comparação não é conclusiva de que se tratava do mesmo sofá ou de dois semelhantes mas também não se exclui que fosse.
Quanto aos cadeirões que rodeavam o(s) sofá(s) nos dois casos, vê-se melhor o braço dum deles na FOTO 1 do artigo anterior e parece similar ao que se vê na FOTO A deste artigo - "marcas laranja".
Vejamos ainda a posição do(s) referido(s) sofá(s) nas duas fotos em relação à(s) janela(s) por trás, na montagem seguinte:
MONTAGEM 3
Posição de sofá em relação a janela: mesmas cores para as coincidências nos dois casos
Conclui-se da MONTAGEM 3 que a posição do sofá em relação à janela era a mesma nos dois casos, por isso mais um indicador de que as duas fotos são pelo menos da mesma casa.
De referir ainda que na FOTO 1 do artigo anterior aparecia uma mesinha de pé alto que não aparece na FOTO A deste artigo onde em frente ao sofá estaria um banco e por isso podemos dizer que as duas fotos não foram tiradas exactamente na mesma altura. Tendo em conta esta diferença podiamos ter nas duas fotos varandas diferentes na mesma casa com sofás e cadeirões semelhantes em frente a janelas semelhantes, mas o mais provável é que as duas fotos sejam da mesma varanda em alturas diferentes.
Por tudo isto e como as coincidências são mais e mais importantes do que os pontos de dúvida, a minha conclusão é de que a casa antiga em LM da FOTO A era a mesma onde estava Theo Wandschneider com o colega e que se viu na FOTO 1 do artigo anterior.
No artigo seguinte vou tentar saber onde estava localizada essa casa "da Maxaquene" e/ou se ela aparece em mais fotos de Lourenço Marques do virar do século XIX (19) para o XX (20) mas posso adiantar que será "missão impossível".
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