Depois de termos visto a Alfândega dos anos 20 do século XX justo à estação dos Caminhos de Ferro vamos analisar as fotos do primeiro edifício que continha a alfândega de Lourenço Marques construído a partir de 1877 e que ficava cerca de 1 km a nascente.
As três fotos principais (1, 2, 3 em baixo) foram tiradas entre 1889 e 1891 por Manuel Romão Pereira (M.R.P.) que fez uma missão fotográfica a Moçambique para o governo da monarquia portuguesa (D. Carlos reinou a partir de Outubro de 1889)
Para pôr essa data em contexto lembro que o Caminho de Ferro para Ressano Garcia começou a funcionar em 1887 e que a ligação à África do Sul (Pretória) foi feita em 1895. Lourenço Marques passou a capital de Moçambique em 1898. As primeiras três fotos são de 1889-1891 por isso anteriores a esses dois factos. As FOTOS 4 e 5 são ulteriores e assim veremos primeiro o que existia cerca de 1890 e a partir daí a evolução nos 15 anos seguintes.
As FOTOS de 1 a 3 de M.R.P. foram tiradas de costas para o estuário. Na FOTO 1 vê-se a Casa da ALFÂNDEGA que está marcado a amarelo no esquema para o meio do artigo (ver aí a seta FOTO 1 a roxo):
FOTO 1 de cerca de 1890
THESOURARIA DO DISTRICTO
|
O local do edifício era aproximadamente no do actual Ministério de Comércio e Indústria. A esquina à direita ficaria a cerca de 10 a 15 metros da entrada do actual prédio do Ministério/Universidade, antigo Organismos Económicos e Junta de Comércio Externo. A árvore estava do lado da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho.
Agora temos a Casa da ALFÂNDEGA antiga visto do lado esquerdo (ver no esquema a seta FOTO 2):
FOTO 2 de cerca de 1890
ALFÂNDEGA escrito do lado esquerdo e SECRETARIA DO GOVERNO ao centro
A legenda original fala em "co-locação" destas 3 repartições
|
A FOTO 3 seguinte foi tirada na ponte da Alfândega, em pedra e ainda em construção (ver no esquema a seta FOTO 3).
FOTO 3 de cerca de 1890
Amarelo: edifício da Alfândega, etc
Castanho: coberto da Alfândega, com sacas empilhadas sob a cobertura
Azul: desembarcadouro de passageiros de madeira
|
Para se confirmar que esta FOTO 3 é compativel com as FOTOS 1 e 2, vendo com atenção na FOTO 1 está a sombra do telhado do coberto junto às rodas, e na FOTO 2 em primeiro plano estão os pilares do coberto e em cima os suportes do seu telhado.
Nas FOTOS de 1 a 3 de M.R.P. os trabalhos no cais nesta zona ainda estavam a fazer-se ou eram recentes. Por contraste na foto de baixo de 15 anos depois o porto já tinha muito movimento de cargas o que é indicado pelas viaturas de transporte a cavalo. Na FOTO 4 estamos de frente para o estuário, em primeiro plano vemos uma árvore e à direita, para SW, o edifício da Alfândega (fachada virada a leste = nascente) ao fundo guindastes do cais que não existiam em 1890.
FOTO 4 de cerca de 1901
A ponte cais indicada pela posição dos guindastes na FOTO 4 está bastante para lá do coberto que não existia em 1890. Na FOTO 3 via-se que o primeiro muro suporte junto ao estuário ficava logo a seguir ao coberto da alfândega, por isso a ponte cais (construída entre 1890 e 1905) avançou a partir desse primeiro muro suporte bastante para dentro do estuário, suponho que cerca de 35 metros.
Este esquema tenta mostrar a situação do local desde a FOTO 1 até â FOTO 4
A FOTO 3 não permite ver que largura a ponte da Alfândega teria inicialmente mas pelos mapas que vimos neste artigo devia ser de entre 10 e 15 metros.
Este esquema tenta mostrar a situação do local desde a FOTO 1 até â FOTO 4
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO indicativo A PARTIR das fotos de M.R.P.
Cerca de 1890 observando as FOTOS 1, 2 e 3, e explicando também a FOTO 4 |
A FOTO 3 não permite ver que largura a ponte da Alfândega teria inicialmente mas pelos mapas que vimos neste artigo devia ser de entre 10 e 15 metros.
Continuemos com as fotos do local, neste caso onde sempre foi terra firme:
FOTO 5 de cerca de 1905
FOTO 7 de 1910
Na mesma altura que a FOTO 4 com a árvore ao lado do edifício da Guarda Fiscal |
Na FOTO 5 à direita vemos a Guarda Fiscal, antes da Casa da Alfândega.
Na FOTO 6 estamos no meio da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho, a olhar para poente e na continuação da Rua Araújo, actual Bagamoyo. À esquerda vê-se bem o canto nordeste do edifício da Alfândega e mais para a direita de fazendo esquina com a Rua Araújo está o edifício da Guarda Fiscal.
Na FOTO 6 estamos no meio da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho, a olhar para poente e na continuação da Rua Araújo, actual Bagamoyo. À esquerda vê-se bem o canto nordeste do edifício da Alfândega e mais para a direita de fazendo esquina com a Rua Araújo está o edifício da Guarda Fiscal.
FOTO 6
Rua Araújo para o fundo. Guarda Fiscal na esquina à esquerda e mais para o lado do estuário a fachada nascente = leste da Casa da Alfândega. |
Passamos agora para 1910, vinte anos depois das FOTOS 1, 2 e 3 de M.R.P. A FOTO 7 foi tirada na mesma direcção da FOTO 1 mas sobre solo que tinha sido aterrado no que era a Praceta de António Enes.
FOTO 7 de 1910
Amarelo: Casa da Alfândega um pouco para trás da esquina
do actual Ministério do Comércio e Indústria.
Vermelho: a parte direita do edifício (THESOURARIA) tinha sido demolida
|
Em relação à demolição da THESOURARIA noto que o edifício das Finanças (o que é agora a Biblioteca Nacional) na actual 25 de Setembro foi construído em 1904. Por isso essa repartição entre as datas da Foto 4 (1905) e da Foto 7 (1910) deve ter sido transferida para lá.
Artigo seguinte sobre a Alfândega antiga e primeira zona portuária em redor aqui.
Neste artigo e mais específicamente nesta sua foto e também neste artigo falo mais sobre essa zona no passado no presente marcando em imagem de GE as posições aproximadas da Casa da Alfândega e da sua primeira ponte-cais anterior ao que vemos na FOTO 2 de cerca de 1890. A cabeceira dessa ponte-cais estaria próxima donde está agora a esquina do edifício da UEM / Ministério (ângulo "azul escuro"),
Comentários