Porto de LM no início - evolução a sul da praça até c. 1898 (22/)

Continuando os artigos anteriores, tentarei agora representar gráficamente e muito aproximadamente o que se foi observando até aqui nas fotos disponíveis e no que respeita à sequência de construções da zona a sul e a sudeste (SE) sul da praça 7 de março, actual 25 de junho e aqui referida por praça.
Primeiro o esquema relativo a 1889/90 e à situação de novo aterro e construções que se viam no artigo 19 e que implicaram o desaparecimento da Ponte da Alfândega inicial feita em madeira e a extensão bastante mais para sul do aterro inicial frente à Casa da Alfândega.

ESQUEMA 1 - situação em 1889/90 - clique para aumentar
Setas: vistas conforme as FOTOS A a D deste artigo

No ESQUEMA 1 aparece então para sul e um pouco para SE da Casa da Alfândega - a qual inicialmente estava próxima da praia e aparece marcada com a frente vermelha perto do canto superior esquerdo da imagem - esse aterro alargado e no qual foi instalado um coberto. O limite a sul desse aterro era um muro-cais "púrpura - preto" paralelo ao estuário. Um pouco mais para leste saía deste muro-cais uma ponte sobre o estuário que prolongava para sul essas construções. 
O ESQUEMA 1 é aproximado porque não sei qual a posição exacta do muro-cais púrpura -preto e desenhei-a tendo em conta a sua posição na foto do primeiro coberto de 1890 e foto dessa zona c. de 1890 que se  vê aqui e que presumo o mostrassem na mesma posição (ou com pouca diferença). Também não sei a largura dessa ponte / molhe sobre o estuário nem o seu comprimento pois não há fotos elucidativas dessa época e por isso faço estimativas. Mais para leste dessa ponte / molhe e por isso a sul e a sudeste da praça estavam muros-cais e/ou muros de suporte e mais para leste ainda, para lá do meridiano da praça, apareciam as construções relacionadas com a Fortaleza. Tratava-se de muros, uma cabine e o baluarte que tinhamos visto por exemplo aqui e elas não tiveram alterações significativas ao longo do período de um pouco mais de que dez anos que cobrimos com estes esquemas.
Passamos ao ESQUEMA 2 em que a grande alteração em relação ao anterior é a construção dum segundo coberto a sul da praça, mais própriamente num aterro feito a sul da rua que passava entre o gasómetro e a praia. O que desenho no esquema seguinte para a direita = leste da ponte em construção entre 1889 e 1890, a qual presumo não tenha tido alteração em relação ao ESQUEMA 1, corresponde ao que se via na FOTO 1 do artigo 20. Aí aparecia uma praia a sul do segundo (novo) coberto mas neste esquema assumo que a maré estivesse mais alta e por isso que a água chegaria perto da base do novo coberto.

ESQUEMA 2 - situação cerca de 1897, uns sete anos posterior à do ESQUEMA 1
Rosa: lado a leste do segundo coberto instalado onde tinha sido a praia do desembarcadouro, do lado esquerdo = norte da praia que se via antes aqui
Verde escuro: limite a sul do novo aterro e da base do novo coberto
Castanho (rectângulo): pequeno molhe na praia para leste = nascente dessa base
Verde claro: rua que passava em frente = a sul do gasómetro
Púrpura - preto: muro cais a sul do primeiro coberto

Vejamos a situação do ESQUEMA 2 numa foto recente da zona da praça para sul (que está aqui no google maps) e onde a Fortaleza aparece acima, mas de facto para leste, da praça. Esta representação é aproximada e a principal referência entre as fotos antigas e recentes são as faces viradas a oeste e a sul da Fortaleza cujas posições se mantiveram. 
Quanto às dimensões oeste - leste da praça aproximadamente são as mesmas, a largura da sua parte central é de c. de 57 metros (o que devia corresponder ao comprimento do segundo coberto) e a largura total actual é de c. de 93 metros. No entanto para esta segunda medição tem de se ter em conta que inicialmente a leste da praça (parte de cima na foto seguinte) só passava a rua "branco e vermelho" à qual mais tarde foi adicionada outra faixa (para leste do passeio com árvores) reduzindo-se assim o espaço que estava livre em frente à Capitania "azul". A largura inicial da praça era então inferior aos 93 metros indicados, estimando que essa faixa tem 6 metros de largura a parte central da praça teria uns 87 metros de largura (de oeste a leste). 

FOTO para ESQUEMA 2
Rosa no telhado: segundo coberto da Alfândega
Telhado castanho: primeiro coberto da Alfândega
Vermelho: Casa da Alfândega
Castanho claro: onde esteve a Ponte da Alfândega inicial, de madeira
Violeta: primeiro muro de suporte frente à Casa da Alfândega e
donde saía a Ponte da Alfândega incial
Esquina azul do prédio: por onde tinha passado a praia
 e na direcção do muro de suporte donde saía a Ponte da Alfândega inicial
Roxos: instalações do Gasómetro
Linhas azul claro e preto: limites a E e O da ponte que se via em 1889/90 a ser construída
Púrpura - preto: muro-cais a sul do primeiro coberto e frente à Casa da Alfândega, 
após aterro feito sobre a praia e presumo a faixa do estuário mais próxima
Verde escuro: limite a sul do novo aterro e da base do novo coberto
Castanho (rectângulo)pequeno molhe na praia para leste = nascente dessa base
Creme: para o canto inferior esquerdo da foto:  av. M. de Inhaminga, antiga 18/28 de maio,
localizada próximo donde tinha estado a praia original
Vermelho e branco: Rua Tavares d'Almeida inicial
Azul médio: quartel do batalhão n. 4, depois Capitania do Porto

Na parte centro-inferior da foto mostro em frente (= para sul) à Casa da Alfândega a posição aproximada do primeiro muro de suporte "violeta" donde tinha partido a primeira ponte da Alfândega em madeira "castanho claro" e o espaço daí para sul é de aterro que foi feito depois para, na sua primeira faixa, ser construído o primeiro coberto da alfândega. Dessa época de 1889/90 pode ver-se aqui uma foto tirada do centro da praça para SW e anterior ao surgimento do coberto "rosa" onde aparece visto pela rectaguarda o gasómetro e em que para o fundo se vê o primeiro coberto "castanho" e logo a sul da Casa da Alfândega de que se vê um pouco à direita. O aterro onde estava esse primeiro coberto "castanho" era limitado, cerca de 1889/90, a sul pelo muro cais "púrpura - preto" que já referi em cima (o do primeiro coberto de 1890 e de c. de 1890 que se via aqui, suponho que sendo o mesmo), formando aí com a plataforma do CA um canto protegido de estuário no qual onde a actividade do porto se centrou durante a última década do século XIX.
Passamos agora a uma situação posterior à do ESQUEMA 2 e por isso também posterior à foto respectiva, a de cima. Essa situação aparecia nesta foto do artigo 21 que mostrava a sul do segundo coberto da Alfândega uma pequena doca interior (PDI) onde estavam embarcações de pequeno calado e que era limitada por dois novos elementos que realço na foto seguinte (o resto mantinha-se em relação à foto anterior):

FOTO para pequena doca interior (PDI), posterior à "FOTO para ESQUEMA 2"
Verde escuro: limite a sul da base do segundo coberto
Castanho escuro: muro para sul da base desse coberto 
separando a zona pavimentada da zona aquática da PDI
Castanho: ponte / molhe saindo da direcção da ponta a leste do segundo coberto
e de que não se consegue ver o comprimento para sul nesta foto
Linhas azul claro e preto: limites a E e O da ponte que se via em 1889/90 a ser construída
Púrpura - preto: muro-cais a sul do primeiro coberto, 
que assumo não ter tido alteração em relação ao anterior

A PDI tinha sido formada entre a ponte / molhe "azul claro e preto" que já existia ao tempo da foto de cima e os dois novos elementos seguintes:
a. a norte, um muro "castanho escuro" que ficaria por isso a sul da base "verde escuro" do segundo coberto. A foto antiga não deixa ver em que posição exacta teria ficado esse muro, quer dizer qual seria distância entre a PDI e a base do segundo coberto e daí a seta "castanha escura". É até possível que a posição desse muro tenha sido progressivamente deslocada de norte para sul, para dentro do estuário; 
b. a leste = à direita dessa PDI, por um molhe "castanho" projectando-se para sul. A foto antiga não deixa ver a sua largura mas parecia ser relativamente estreito e que estaria aproximadamente na mesma posição do pequeno molhe que se vê à direita desta foto. Não se consegue ver o comprimento desse molhe da PDI mas não devia ser muito longo pois, como veremos depois, a PDI deveria estar parcialmente aberta para o estuário desse lado leste (e talvez do lado SE).
Esta última foto mostrará aproximadamente o que exista por volta de 1897/98 no meridiano na praça do lado de terra e no espaço de estuário mais junto à antiga praia. O que se passava mais para dentro do estuário e como essa situação era observada do lado de terra será abordado no artigo seguinte.
Nos artigos 27 e 30 veremos essa zona em fases posteriores.
Série específica aqui sobre os três armazéns da Alfândega.
Série completa aqui sobre o desenvolvimento do porto até ao início do séc XX.

Comentários