Porto de LM no início - vistas do estuário para a vila a partir de c. 1879 (17/)

Tema republicado com muitas alterações
No artigo anterior tinhamos ido bastante para atrás no tempo em relação às fotos de cerca de 1900 em que se via o Cais da Alfândega nas quais primeiro aparecia a Ponte da Alfândega (por exemplo aqui) e à qual mais tarde se juntou a Ponte de Passageiros (por exemplo aqui). 
Continuaremos aqui nesses tempos mais antigos de Lourenço Marques (LM), actual Maputo com fotos que pertencem à Universidade de KwaZulu-Natal - Campbell Collections. A primeira mostra precisamente a zona para leste da Alfândega onde mais tarde surgiram essas instalações e como disse para outras fotos dessa colecção que se conseguem datar relativamente bem essas serão de cerca de 1882/83 mas pelo que veremos aqui nas FOTOS 1 e 2 elas parecem ser duma banda de tempo bastante larga. 
A FOTO 1, que já tinhamos visto em formato reduzido num artigo sobre a feitoria de Allen Wack foi fotografada da ponte da Alfândega que vimos no artigo anterior para nascente = leste e por isso vê-se a barreira da Maxaquene na ligação à Ponta Vermelha ao fundo. 
Em segundo plano aparece a Fortaleza cuja cortina incompleta a sul fazia face ao estuário e que devia estar na configuração que vimos aquiNesse tempo a Fortaleza tinha janelas abertas na sua cortina virada a oeste = poente, e ao seu lado (para NW) estavam duas construções de telhado em duas águas lado a lado e que como veremos adiante presumo que seriam desmontáveis. Deviam ter sido instaladas pela Expedição das Obras Públicas (OP) criada em Lisboa pelo ministro português do Ultramar Andrade Corvo para desenvolver Moçambique e chegada a LM em 7 de março de 1877 pelo que esta foto seria posterior à do artigo anterior. Presumo que essas duas construções servissem de quartel dado que se vê lá militares, tendo elas mais tarde sido substituidas pelo edifício de alvenaria com ameias do quartel do batalhão n.º 4 que se vê nas FOTOS D e E do artigo sobre a formação da praça cerca de 1890 e parcialmente na FOTO 3 em baixo (e na FOTO 2 veremos outros edifícios nessa posição).

FOTO 1
Vista para a praia do estuário que chegava até onde
depois foi criado o topo sul da Praça 7 de março, actual 25 de Junho

Como se pode estimar pela posição do canto a SW da fortaleza, o grupo sentado na praia estava onde depois de se ter feito aterro está agora o topo a sul da Praça ao chegar ao extremo da Av. M de Inhaminga, zona que se pode ver aqui no google maps (e olhando-se para o lado a sul da Fortaleza como referência comum com a FOTO 1). Vê-se que a Praça nessa altura estava já desenhada para a esquerda = norte mas servia ainda de depósito de mercadorias (ver aqui fotos da Praça assim ocupada). 
Voltamos a ver na foto seguinte a mesma zona da FOTO 1 mas de outro ângulo e a muito maior distância com uma foto tirada do meio do estuário. É também da Universidade do KwaZulu-Natal - Campbell Collections:

FOTO 2 (clique na imagem para aumentar)
Castanho escuro: face sul da Fortaleza que estava aberta 
acima da plataforma construida sobre a praia
Amarelo: baluarte a SW do canto a SW da Fortaleza
Púrpura: lado da Fortaleza
Branco: porta nessa muralha a oeste da Fortaleza
Verde normal: muro para oeste do canto a SW do baluarte
Verde normal tracejado: muro perpendicular ao anterior 
Verde escuro: lado sul da praça 7 de março

Árvore verde clara: em frente à porta da fortaleza como se via na FOTO 1
Roxo: construção frente à fortaleza 

Ocre, na colina: fiadas de barracas de que falamos aqui na encosta da Maxaquene
 e por isso tinhamos já visto parte desta foto
Azul claro: lado mais a oeste da entrada a para a enseada da Maxaquene

Na FOTO 2 a fortaleza e o baluarte parecem estar como na FOTO 1 e o mesmo acontecia em relação ao muro "verde normal". No entanto na sua esquina com o "verde normal tracejado" as rampas / escadas existente pareciam alteradas e a construção marcada a "roxo" não era a mesma que se via na FOTO 1 na mesma posição. Conclui-se daqui que a FOTO 1 e a 2 serão geralmente da mesma época mas não exactamente da mesma data.
Na FOTO 2 vê-se do seu lado direito que da muralha a leste = nascente da Fortaleza para o lado da Praia do Albasini que depois ligava à enseada da Maxaquene havia um par de pequenas casas, quer dizer as feitorias / armazéns com pontes de desembarque próprias sobre o estuário e que vieram a caracterizar essa zona da Baixa só apareceram mais tarde (caso dos já referidos Allen Wack e  Baptista).
Segue-se outra foto da mesma zona onde depois começou a ser progressivamente construido o porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo. É reproduzida do livro de Alfredo Pereira de Lima (APL) "História dos Caminhos de Ferro de Moçambique" que faz parte das colecções da Biblioteca Pública Municipal do Porto e tal como a FOTO 1 também foi tirada da ponte da Alfândega para o lado da Fortaleza, a leste = oriente = nascente. 
Ao tempo desta FOTO 3 a zona de praia que vemos em primeiro plano e que estava a sul da praça 7 de março, actual 25 de junho e que seria por aqui agora estava em estado semelhante ao da FOTO 1. Para o fundo via-se um muro de suporte perpendicular ao estuário que parece semelhante ao que marcamos também na FOTO 2 a "verde normal tracejado" e que depois devia flectir a 90 graus para o lado do baluarte. Este estava colocado junto ao canto SW da Fortaleza e vê-se nesta FOTO 3 o seu topo um pouco acima do nível superior das paredes da Fortaleza o que indica que esta foto é posterior às anteriores. A mesma impressão é reforçada pelo aparecimento duma cabine aparentemente em frente = para oeste das extremidades opostas da Fortaleza e do referido baluarte.

FOTO 3
Legenda de APL: "Primeiro desembarcadouro cerca de 1885"

Coloco na foto a legenda de APL mas a original era "Fort Delagoa" e fazia referência à Fortaleza. Nela vemos na praia os trabalhadores a puxar para terra barcaças para serem aí descarregadas. Vimos já no artigo sobre o desembarque de António Enes que esta praia tinha sido o principal local de embarque e desembarque no burgo antes das estruturas do porto se terem desenvolvido.
O facto de na FOTO 3 estarem as barcaças significará que a ponte de madeira da Alfândega era só para passageiros. Para a esquerda da praia na FOTO 3 via-se uma rampa que suponho seria usada para cargas e descargas quando a maré enchesse mais. Coo dissemos antes as instalações portuárias mais tarde ocuparam esta zona de costa e do estuário mas por aí os trabalhos significativos só começaram depois de 1889/90.
No próximo artigo veremos mais fotos relacionadas com o futuro porto de LM no seu início desde a zona vista aqui até às praias mais a oeste = poente = montante no estuário.
Série completa aqui sobre o desenvolvimento do porto até ao início do séc XX.

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