Porto de LM no início - Ponte de Passageiros até 1905 (2/)

Republicado
Alfredo Pereira de Lima (APL) publicou cerca de 1972 a grandiosa História do Caminho de Ferro que está disponível na BPM do Porto. No Volume III cobre as obras do porto de Lourenço Marques (LM) desde o início e em todo o detalhe e é a grande fonte de informação sobre o assunto. 
APL falou longamente das diversas pontes que se construiram junto ao estuário, o que não vou aqui repetir na totalidade. Li-o como "leitor normal" e acho que lhe faltou fazer um mapa/diagrama com a distinção entre as construções que foram feitas e as que não passaram dos planos, com as suas posições no estuário, e com a forma, o comprimento e largura e as datas de cada uma. Sem isso penso que é difícil pela leitura do livro ficar-se rápidamente com uma ideia. Para mais APL aparentemente não distingue ponte-cais (seria em LM uma construção paralela ao estuário) de ponte (seria penetrante no estuário) o que torna mais difícil a compreensão do que descreve. Mas juntando às ideias de APL as muitíssimas fotos disponíveis e olhando críticamente para as suas legendas, penso que no essencial capturei a imagem do que existia na zona do porto cerca de 1900, estruturas de que não existe traço algum visível agora devido às obras da ponte-cais Gorjão que foram feitas onde elas tinham estado e é o que consegui compreender depois de muitas iterações que tento explicar nestes artigos.
No artigo anterior falámos do Cais e da Ponte da Alfândega, nas fotos deste veremos uma ponte diferente, a já mencionada Ponte de Passageiros (PP). Presumo que as duas servissem para desembarque (ou embarque) de passageiros a partir de escaleres / lanchas que faziam a ligação aos navios fundeados no estuário. Projectavam-se para sul da plataforma construida em pedra, que se chama Cais da Alfândega e ficava na direcção da praça 7 de março, actual 25 de junho e ocupando a mesma largura para sul. Presumo que a PA tenha sido construida primeiro e que depois de alguma forma tenha sido substituida pela PP, até porque esta se prolongava mais para dentro do estuário e por isso assegurava serviço a lanchas maiores (ver relatório de Ivens Ferraz). De notar todavia que enquanto a PP era só para pessoas a PA era (ou terá sido a partir de certa altura) também usada para carga pois tinha guindastes como se pode ver por exemplo nesta foto do artigo anterior. 
A primeira foto é dos irmãos Lazarus que viveram em Moçambique de 1899 a 1908:

FOTO 1
Ponte ou cais (pier) de passageiros (aqui será PP)

Podemos ver que esta estrutura era básicamente formada por estacas verticais e depois tábuas horizontais pregadas nelas. Talvez tivesse ainda peças em metal mas não eram muito aparentes. Este espigão penetrando no estuário tinha a forma de "L" com a parte mais longa na ponta virada para leste = jusante do estuário. Como veremos na FOTO 5 em baixo, que é a única que mostra essa lado de terra, para a esquerda desta FOTO 1 ficava a Plataforma do Cais da Alfândega (PCA) construida em alvenaria.
Neste ponto do estuário não havia profundidade suficiente para que os navios maiores se pudessem aproximar. Assim os passageiros tinham de sair desses navios em pequenas embarcações para desembarcar nesta ponte e as mercadorias tinham de ser transferidas para batelões que eram rasos por baixo para descarregar. 
Segue-se outra foto da mesma ponte com o mesmo candeeiro e estrutura rectangular na extremidade do "L" mas surgindo aí dois postes novos provávelmente de electricidade para a passagem da iluminação de gás a eléctrica:

FOTO 2
Ponte ou cais de passageiros (PP) cerca de 1900
(foto do site delagoabayworld)

E outra foto mostrando para o fundo a ligação entre o estuário e a baía ou seja em vista para sudeste. 

FOTO 3
Legenda original: passenger pier = ponte ou cais de passageiros (PP)

Há duas fotos que pertencem à colecção de Peters que foi preparada cerca de 1904/5 e a seguinte mostra o que parece ser a mesma PP "meio desengonçada":

FOTO 4
Mas Peters chamava "Fish Jetty" (ponte de pescadores) 
ao que seria a Ponte de Passageiros (PP)

Continuamos no mesmo local no início a leste do porto e nesta segunda foto de Peters vê-se uma ponte em alvenaria do lado de terra que não aparecia nas fotos anteriores que mostravam essa parte do estuário mais para sul. Esta foto foi tirada do Capitania Buildings (CB), edifício que aparece noutras dessa série de Peters aqui e como o CB foi construido de 1903 em diante (não sei bem em que ano) estimo que estas FOTOS 3 e 4 sejam de cerca de 1904/05.

FOTO 5
LM / Delagoa Bay: mais para sul no estuário está uma PP e mais do lado de terra
estava 
uma parte em alvenaria (parte mais aleste da PCA)

Aparece aqui o espigão para dentro do estuário que era a PP vista nas fotos anteriores pois a sua base do "L" era bastante mais curta que a parte vertical (ver também NB 1). Esta FOTO 5 (e a 4 também) é ainda do tempo da CA e da PP iniciais e bate-estacas que aparece a leste das construções existentes e um navio auxiliar mostrava o início dos trabalhos para a primeira doca como se verá aqui. Daqui pode ver-se que a nova ponte que veio a constituir o limite a leste e no canto a SE da primeira doca (que continuou a chamar-se PP tal como a inicial) ficou para a esquerda = leste da PP inicial e um tanto saliente, pelo menos inicialmente, da muralha em alvernaria que era a parte mais a leste da PCA. 
Nota-se ainda que nesta FOTO 5 a primeira parte em alvenaria do lado a leste da PCA tem uns reforços laterais salientes que não se viam por exemplo nas fotos (anteriores) dessa estrutura que vemos neste artigo e esse aspecto deverá ser um elemento a ter em conta ao fazer-se a sequenciação mais cuidada das fotos. Também me parece que para a direita dessa parte interior da esquina da PCA estava água, não me parece que fosse uma superfície ao nível superior do resto mas pode ser erro de vista porque para isso não tenho explicação fácil.
No artigo seguinte veremos mais fotos desta PP e da PA que lhe ficava mais para oeste = poente da plataforma do Cais da Alfândega.
Série completa aqui sobre o desenvolvimento do porto até ao início do século XX. 

NB: na FOTO 5 (o mesmo na FOTO 4) não se consegue ver bem o que existia para a direita da PP isto é se se veria aí já o limite a leste do terrapleno do porto e o início da ponte-cais Gorjão como veio a estar quando a PD estava estabelecida. Assim ficamos sem saber se a construção da nova ponte para a primeira doca foi feita antes ou depois da chegada da ponte-cais Gorjão a essa zona, a qual só pode ter acontecido em 1903 ou depois mas não sei exactamente quando foi. 

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