Porto de LM, 1a doca: nova ponte em "U" e PP inicial em "L" (F/)

Prossigo a série sobre a estrutura antiga a que chamei Primeira Doca (PD) do porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e que foi referida em 1907 num artigo como sendo a "doca dos lanchões ou lanchas" o que é equivalente a barcaças. Mostro agora uma foto que o ACTD / arquivo da Torre do Tombo disponibilizou e que é essencial para perceber o que se passou nesse local na primeira década do século XX (20).
Embora a legenda original não fosse elucidativa, pelo que já conhecemos dessa zona nessa época, nomeadamente o armazém que se vê para a direita e que estaria junto à extremidade da ponte-cais Gorjão e que era o que se via aqui do lado direito das três fotos desse artigo, podemos dizer que o espaço aquático protegido a leste = à esquerda = lado da baía por uma ponte em estacas e que ficava depois do limite do terrapleno era essa PD e que pelo que disse anteriormente ficava a entre uns 60 a 80 metros a sul da praça 7 de março, actual 25 de junho.

FOTO 1
Legenda original: "Porto de LM. Aspecto das obras do antigo porto".

Vamos então tentar relacionar a FOTO 1 com a FOTO 0 que lhe seria um pouco anterior e que aparecia no artigo sobre a PP inicial. Pelo que disse anteriormente a Primeira Doca (PD) tinha aproveitado parte da estrutura da Plataforma do Cais da Alfândega (PCA) tendo o muro de suporte a norte desta, e que tinha sido pouco usado como cais ao tempo da PCA, servido para se formar o limite a norte da PD e ser o seu (muro-)cais único. 
A PD teria básicamente estado aqui onde marquei o "terrapleno actual" e são essas as ideias de início que incluo nas imagens / legendas seguintes de modo a permitir-nos reparar nos dados novos que a FOTO 1 nos traz e nos que são confirmados por ela:

MONTAGEM 1 (FOTO 1 com FOTO 0 inserida)
Roxo tracejado (na FOTO 1): lado sul da PCA 
ou muro-cais a norte na PD (nesse instante parcialmente tapado por vagões)
Azul claro (na FOTO 0)presumo que tivesse sido o mesmo muro (de suporte -> cais) 
que o "roxo tracejado" da FOTO 1
Roxo (na FOTO 1): limite a oeste da PD = limite a leste da estrutura da ponte-cais Gorjão
Carmesim (nas duas fotos): antigo lado a leste da PCA (muro de suporte)
Vermelho (nas duas fotos): reforço vertical nesse lado a leste da PCA 
Branco (na FOTO 0): Ponte de Passageiros (PP) em forma de "L" que foi anterior à PD 
e que já tinha sido desmantelada ao tempo da FOTO 1
Azul escuro (na FOTO 1): abertura entre a primeira doca e o estuário
Amarelo, verdes e púrpura (nas duas fotos): secções a N, L e S de nova ponte em "U" e que ficou ligada à antiga PCA (construção no início na FOTO 0, adiantada na FOTO 1) 
Linha castanho claro: direcção do limite a leste da nova ponte 
em direcção a terra firme = norte
Verde claro: quatro pilares à largura da secção "verdes" na nova ponte 
Laranja: primeiro armazém dessa época junto à ponta a leste da ponte-cais 
(actualmente está este ao centro no seu lugar)

Com a FOTO 1 percebe-se que na FOTO 0 estavam a ser batidas estacas para a ponte que depois veio a limitar a PD do lado leste, a nova PP que viria a ter desenho em "U". Essas estacas eram para o que viria a ser a sua secção "verdes" e que estava na direcção N-S. A sua construção tinha começado pela secção "amarela" saindo para leste da esquina a SE da PCA.
Na FOTO 0, na continuação, para sul, do limite a leste da PCA "carmesim" estava e marcada a "branco" a PP inicial em forma de "L" que vimos por exemplo neste artigo 2Na FOTO 1 essa PP inicial tinha já desaparecido (mas indico a sua anterior posição com as pequenas marca "brancas", não sei qual teria sido o seu comprimento exacto em relação ao da nova PP em "U" mas devia ter sido semelhante).
Podemos observar na FOTO 1 que a nova PP em "U" estava ainda incompleta pois na secção "púrpura" = a sul não estava ainda colocado o tabuleiro e não existia a guarita na ponta a SW (a que lá apareceria mais tarde aqui) e na secção "verdes"= a leste os trabalhadores ainda estavam ocupados (o guindaste que se via no ângulo a SE estaria a içar materiais da embarcação fundeada sob a ponte para o que faltaria fazer). Note-se ainda que atábuas que viriam a ser colocadas lateralmente nas estacas da nova PP (aqui também) para proteger o interior da PD, por ex. de ondulação mais forte vinda de leste e SE, também não estavam lá. Pode então dizer-se que ao tempo da FOTO 1 a PD não podia ainda estar em pleno funcionamento.
O que se vê na FOTO 1 permite antecipar o que iria acontecer nessa zona a curto prazo e que será confirmado no artigo seguinte com mais fotos. Para já na montagem seguinte coloco as suas situações:
- à esquerda (com a carta de Salm de 1903) e ao centro (com o Plano Hidrográfico de 1904 / 06 mas alterado para o passado) está a situação à partida dos trabalhos, isto é a da PCA com a PP inicial em "L". Essa seria a situação da FOTO 0 se dela retirarmos a nova PP em execução. Uma pequena diferença entre elas, embora mostrem ambas a situação inicial no cais, é a carta ao centro já mostrar o Capitania Buildings, que não estava carta à esquerda, devido a esse edifício ter sido construido para o fim da existênca da PCA
- à direita, a situação final que estava já desenhada de origem nesse Plano Hidrográfico, embora tal não significasse que a PD e o resto estivessem concluídos.

MONTAGEM (evolução da PP inicial da PCA à PP da Primeira Doca) - clique para aumentar
Roxo (tracejado): lado norte da PCA e que veio a ser o muro-cais
da PD (mesma cor na FOTO 1 e seria este também)
Branco: PP inicial em forma de "L", vê-a aqui 
e numa foto de Peters contemporânea da FOTO 0 
Ocre (à esquerda): PA da PCA
Amarelo, verdes e púrpura: secções a N, L e S duma nova ponte com desenho em "U" 
e ligada à PCA 
Carmesim: lado a leste da PCA que na FOTO 1 não tinha sido ainda alterada
Castanho claro: novo terrapleno criado na zona e que ia da linha "carrmesim" a W
até à linha "castanho claro" a E marcada na FOTO 1
Verde médio: praça 7 de março, actual 25 de junho
Vermelho e branco: rua Tavares de Almeida, a que passava a leste da praça 
e com a qual a PP inicial estava alinhada
Preto: ponte-cais Gorjão e sua plataforma para o interior 
Castanho escuro: canto a SE do Capitania Buildings (CB),
 construido pouco tempo antes do surgimento da PD
Amarelo e vermelho a sul: Fortaleza

Na planta à direita da MONTAGEM, a da situação final dos trabalhos associados com a PD, aparece então a nova PP da PD desenhada tal como a viamos nas FOTOS 0 (parcialmente ainda) e FOTO 1 (completa no essencial) enquanto que a PP em "U" inicial tinha desaparecido. 
A outra grande alteração na zona foi o aparecimento do terrapleno rectangular "castanho claro" que ia da nova PP (secção "amarelo" e topo da secção "verdes") a sul até à faixa de aterro que tinha sido deixada a rodear o Capitania Buildings (CB) (edifício quadrado castanho escuro) quando este foi construido a norte e da linha "carmesim" (que tinha sido a do lado a leste da PCA) a oeste até à linha "castanho claro" marcada na FOTO 1 a leste. 
Na FOTO 1 pode ver-se o início dos trabalhos para esse terrapleno "castanho claro" pois para a esquerda = leste do "carmesim", onde estava o muro de suporte do lado a leste da PCA, vê-se alguma terra e pedra já sobre o leito do estuário. O que não se podia advinhar da FOTO 1 mas confirmaremos depois é que esse aterro só foi feito até à direcção da secção mais a leste da nova PP (a qual do lado de terra firme continuava pela linha "castanho clara" na FOTO 1) e é assim que ele foi desenhado na planta da direita. Mas aí está a apontar demasiadamente para o meio dessa face do CB, na realidade esse limite do terrapleno ficou um pouco mais para oeste, isto é mais para o lado da esquina a SW do CB
Outro elemento de interesse que se observa com as fotos e plantas é que a secção "amarela" da nova PP na prática não serviu como PP. Essa secção "amarela" mais a "verde" ao lado, dos seus lados virados a norte, foram usadas como limite a sul do novo terrapleno "castanho claro" e do lado virado a sul essa secção "amarela" prolongou a PD mais para leste do que tinha sido o muro de suporte da PCA e que veio a ser o muro-cais da PD. Por exemplo nesta foto essa secção "amarela" teria estado à direita do fim do muro-cais e mais para a direita estaria a "verdes" da nova PP, as duas suportadas em estacas. Veremos essa secção "amarela" da nova PP do lado da água da PD noutro artigo.
Resumindo quanto ao conseguido com os trabalhos de construção da nova PP e área circundante: 
a. que a PD fosse mais larga do que o espaço inicial entre a PP inicial "branco" e a PA (que esteve a oeste mas não se conseguia ver na FOTO 0 pois estaria mais para a direita e cuja posição seria a mesma que veio a ter a ponte-cais Gorjão "roxo");
b. que aparecesse um novo terrapleno "castanho claro" a leste da PCA inicial "linha carmesim" e com cerca de 30 metros de largura. No eixo norte - sul o novo terrapleno estava respectivamente entre o lado virado a sul do CB e a nova PP e teria uns 70 metros de comprimento.
Quanto a datas para o decorrer dos trabalhos da PD, as FOTOS 0 e 1 não têm dados de origem pelo que continuamos com as estimativas anteriores. O facto destas fotos terem sido tiradas do Capitania Buidings, o qual terá sido construido entre 1903 e 1904, é um dado relevante mas já tinhamos utilisado essa referência antes. Quanto à data máxima dos trabalhos o limite seria Agosto de 1907 tendo em conta a foto deste artigo (sobre Carlos Albers e a construção da ponte-cais) em que se os via concluidos. Por isso a construção da PD ocorreu em data incerta entre 1903 e o Agosto de 1907, como já tinhamos dito antes.
Continuarei em artigos seguintes combinando a observação da FOTO 1 com outras já conhecidas e que podemos agora ver que eram da mesma zona. 
Ver série completa no HoM sobre a primeira doca.

NB 1: Com a PP a leste e a PA a oeste do lado sul da PCA (Plataforma do Cais da Alfândega), em teoria podia-se dizer que já antes da Primeira Doca (PD) tinha existido no porto de LM uma doca no interior desse espaço assim limitado. No entanto essas duas pontes não ofereciam protecção contra a agitação marítima equivalente à que a PD veio a oferecer através da ponte em "U" a leste (mais robusta e "estanque" que a PP inicial) e da ponte-cais Gorjão a oeste (mais protectora do que a PA que era uma simples ponte em estacas de pequena secção, pese embora o facto da ondulação mais forte não vir desse lado a SW).

NB 2: Relativamente à PP inicial "branco",da FOTO 0 conclui-se que continuava no seu local ao tempo do início da construção da nova PP mas da FOTO 1 conclui-se que tinha sido demolida antes dessa nova PP estar pronta. A PP inicial foi por isso demolida no intervalo de tempo entre essas duas fotos mas não sei exactamente quando. 

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