Republicado
Continuamos a ver o álbum de fotografias dos irmãos Lazarus "A souvenir of Lourenço Marques" publicado em 1901 e disponibilizado pelo site Africa in The Photobook. As fotos que aqui mostraremos e deviam ser inéditas na net até há pouco são de pontes construidas da costa para dentro do estuário na zona frente à Baixa da cidade. Falamos das instalações principais, o Cais da Alfândega (CA), a Ponte da Alfândega (PP) e a Ponte de Passageiros (PP) nos dois artigos anteriores e deles retirarei algumas fotos para comparar aqui com as novas.
Coloco nas duas fotos dos Lazarus publicadas em 1901 as legendas originais e depois explico-as melhor recorrendo a outras fotos.
Esta é a primeira dessas fotos novas dos Lazarus:
Comparemos a FOTO 1A com a primeira do artigo sobre o Cais e Ponte da Alfândega (PA) que relembro a seguir:
Fácil é de concluir pelos lampiões na extremidade, pela escadaria para se subir / descer da PA para os passageiros das pequenas embarcações (lanchas) que chegassem à PA (que se vê melhor na FOTO 1) e pela estrutura de suporte, que se trata da mesma ponte nas duas fotos. Para sermos mais precisos poderíamos dizer que a Ponte da Alfândega (PA) saía do Cais da Alfândega (CA) que ficava do lado de terra. Estas construções situavam-se em frente à àlfândega antiga que por sua vez tinha sido construída junto ao canto a sudoeste da Praça 7 de Março.
Vejamos agora a FOTO 1A em pormenor para ser melhor entendida:FOTO 1A pormenor
Castanho claro: Ponte da Alfândega (PA) aqui já muito mais para dentro do estuário do que na sua construção inicial Vermelho: muro de suporte no limite a sul da plataforma de pedra do Cais da Alfândega Rosa: muro-cais do estuário donde foram tiradas a maioria das fotos da PA e que ficava mais para o fundo do que a parte a "vermelho" Verde claro: telhado de grande armazém do porto cuja ponta mais a leste estava frente à Alfândega antiga Seta azul: canto criado no estuário entre o limite a montante da plataforma de pedra do cais da Alfândega e o muro-cais "rosa" (respectivamente perpendicular e paralelo a terra) Azul: escada que desce do nivel da plataforma de cais para o da água (ver em baixo) Cinzento: edifício da Casa Fabre, na Rua Araújo antes do cruzamento com a actual Rua da Mesquita |
Nas FOTOS 2 a 5 do artigo 1 que é sobre a PA viamos uma plataforma em pedra seguida duma ponte em madeira / metal. Podemos dizer que essas fotos mostravam a estrutura à vista nesta FOTO 1A, só que essas fotos tinham sido tiradas a partir da parte marcada a "rosa" olhando daí para o lado de cá, quer dizer em sentido oposto ao desta FOTO 1. Por isso nessas fotos viam-se guindastes com a haste virada para a água no canto da plataforma que na FOTO 1A está marcado com a seta "azul" e vê-se dois desses guindastes nesta FOTO 1A.
Nessas FOTOS 2 a 5 do artigo 1 sobre a PA via-se ainda na extremidade da plataforma de pedra uma escada descendo para a água (marcada aí a vermelho nas FOTOS 4 e 5) e procurando-a na FOTO 1A deste artigo encontramo-la também, sendo aí marcada com a cor "azul".
Passemos à segunda das novas fotos dos Lazarus publicadas em 1901 e que serão de entre 1899 e esse ano:
Comparemos a FOTO 2A, por acaso também dos Lazarus, com a primeira do artigo 2 que é sobre a Ponte de Passageiros (PP):
Vê-se que as pontes das FOTOS 1 (A e B) e 2 (A e B) eram duas estruturas diferentes e que os Lazarus associaram a ponte das FOTOS 1 à Alfândega enquanto que para a ponte das FOTOS 2 chamaram-lhe de passageiros. Recordo que marcámos a posição dessas duas pontes aqui (PA a "castanho claro" e PP a "amarelo"), ficando para quem olha da água para terra a PP (que era um pouco mais longa do que a PA) à direita = leste da PA.
Assim compreende-se que:
- as FOTOS 1A e B devem ter sido tiradas da ponta da PP e olhando-se para a PA e para o lado de LM
- as FOTOS 2A e B deve ter sido tiradas de perto da ponta da PA olhando-se para a PP e para o lado da Catembe.
Série completa aqui sobre o desenvolvimento do porto de LM até ao início do século XX.
Comentários