Porto de LM no início - a sul e leste da praça junto a terra (20/)

Continuamos a falar sobre a primeiras instalações portuárias de Lourenço Marques (LM), actual Maputo do final do século XIX (19) ao início do século XX (20) dando sequência aos artigos anteriores sobre o que se passou a sul da praça 7 de março, actual 25 de junho, aqui referida como a "praça". Como vimos neste artigo a primeira ponte de desembarque tinha sido a frente à Casa da Alfândega na direcção da rua a oeste da praça e no artigo anterior vimos que em 1889/90 estava em construção uma ponte (molhe) em alvenaria um pouco a leste = nascente dessa direcção. 
É dessa zona a sul da praça a foto seguinte que abrange à esquerda para o fundo construções em terra firme ou resultante de muro e aterro, ao centro a praia de areia original mas um pouco assoreada como se vê pela curva para o canto inferior direito (SW) e à direita = para sul água da margem norte do estuário. Esta foto foi então tirada do lado onde teria estado a ponte da Alfândega inicial pois vemos da sua esquerda para o centro direita o que seria a quase a totalidade da largura da praça do seu lado sul (visto aqui de oeste para leste), só que já ocupado por um coberto. No entanto a ponte / molhe donde a foto foi tirada e de que se vê uma parte em primeiro plano não tinha a grade da ponte da Alfândega inicial e tinha carris no tabuleiro que essa não tinha, por isso esta ponte tratar-se-ia de construção posterior, o que esclareceremos mais abaixo.  
Quanto ao coberto, que estava "encaixado" de oeste (à esquerda na foto) a leste (à direita) no lado sul da praça, este foi o segundo da Alfândega. Pelo que deduzo da informação disponível ele e o respectivo aterro foram construídos entre 1897 e 1899 sob a direcção do Eng. Silvério e enquadrados nos melhoramentos do porto. Daí diria que a FOTO 1 seja de digamos de 1897 em diante mas como pouco depois essa zona marginal aparece radicalmente transformada, presumo que a "vigência" da situação mostrada na FOTO 1 terá sido no máximo de um par de anos mas ....  

FOTO 1
Azul claro: ponte ou molhe sobre o estuário donde foi tirada a foto
Verde escuro: secção de praia ao fundo da praça 7 de março com 90 m de largura total
Amarelo: baluarte junto à esquina a SW da fortaleza e que foi demolido mais tarde
Verde médio: muro construido a partir da esquina a SW do baluarte 
em direcção à praça e paralelo ao estuário
Azul médio: fachada principal do quartel do batalhão n. 4, depois Capitania do porto
a fachada virada a sul estava encostada à copa da "árvore da Fortaleza"
Púrpura: porta principal da Fortaleza do seu lado virado a oeste 
Castanho escuro: lado da Fortaleza virado a sul  
onde não tinha muralha acima do nivel térreo
Rosa: segundo coberto da Alfândega, ao fundo da praça 7 de março

Dentro do objectivo destes artigos de compreendermos e visualizarmos o que foi sendo construído e como foi sendo ocupado o espaço (o natural e o conquistado ao estuário) a sul da praça desde as primeiras construções na zona, vamos primeiro comparar a foto de cima com o que por aí tinha existido talvez uns 15 anos antes e que vimos em fotos do artigo 18

MONTAGEM 1 (em cima a FOTO 1 de c. 1897/99 e em baixo "foto anterior" de c. 1880/85)
Púrpura: mesma porta da Fortaleza do lado virado a oeste 
Amarelo: mesmo baluarte mas que da "foto anterior" para o da FOTO 1 foi aprimorado
Azul médio: quartel do batalhão n. 4, na FOTO 1 a construção definitiva
 no local da desmontável da "foto anterior"
Verde normal: muro para oeste do canto a SW da fortaleza,
básicamente mantendo-se o mesmo
Verde tracejado: muro a SE da praça a uns 30 a 35 metros da frente da Fortaleza 
e perpendicular ao "verde normal"
Verde escuro: marcado na mesma posição a sul da praça, vê-se daí que a
base do coberto na "foto anterior" estaria junto à água na praia original
Rosa: coberto da Alfândega a sul da praça na maioria sobre aterro na praia (na 
na "foto anterior" a linha está aprox. onde o telhado veio a ser colocado)

Como se pode observar na MONTAGEM 1, entre o tempo da "foto anterior" e o da FOTO 1 mais recente, no que respeita à Fortaleza não se viam diferenças mas havia-as nas construções circundantes. Aparece por exemplo na FOTO 1 uma cabine com duas janelas centrais que será lógico ter sido entretanto colocada no local, nota-se que o toopo do baluarte tinha sido aprimorado com a feitura de ameias e que a construção "azul" à esquerda da árvore de aspecto mais provisório que se via na "foto anterior" (e melhor aqui) tinha sido substituida por um edifício de alvenaria..
Quanto ao muro "verde normal" parece que a maior alteração terá sido a colocação duma grade na parte superior. Esse muro terminava numa esquina para o interior = norte por onde começava o muro "verde tracejado" que na "foto anterior" a partir de certo ponto parecia mais recuado do que posteriormente acontecia na FOTO 1. Foi então no espaço da Fortaleza até esse muro foi alargado e respectivo aterro que terá sido colocada a cabine que surge na FOTO 1. No entanto a mudança mais significativa na zona foi a construção do coberto a sul da praça que como dissemos acima envolveu também a execução de aterro dado que ele ficou para sul do paralelo do gasómetro e onde como se vê na FOTO I da MONTAGEM 2 havia terreno arenoso de nível mais baixo e pelo menos alagadiço. Recordo que mesmo a parte sul da praça anterior ao coberto não devia ter cota elevada nem ser muito firme dado que a Câmara foi pedindo aos habitantes do burgo para irem lá depositar lixo. No que respeita ao lado sul do coberto, o seu lado oposto ao que ficou próximo do gasómetro, as marcas "verde escuro" e "rosa" mostram que ele foi erigido onde tinha sido areal junto à água.  
Continuando a tentar perceber a sequência de construção e de ocupação do espaço em terra e marinho a sul da praça para o final do século XIX (19), voltamos a usar a FOTO 1 como referência na MONTAGEM 2 (colocada ao centro e chamada II) comparando-a com fotos mais próximas dela no tempo do que a "foto anterior" da MONTAGEM 1.  

MONTAGEM 2 (clique para aumentar)
I: a foto mais antiga do trio, de 1889/90
II: a FOTO 1 de cima, de época entre as das outras duas.
III: foto mais recente com doca fechada a leste por uma ponte / molhe, 
não se sabendo o que estaria para sul (depois do canto inferior direito da foto III)

Na foto I (que é a FOTO 3 do artigo 20 e de 1889/90) marco a linha "verde claro" que era a do limite de terra firme da praça ao seu tempo e marco também mais para sul a linha "verde escuro" que foi, aproximadamente até onde posteriormente se fez o aterro sobre o qual foi construido o coberto "rosa" o que constituiu a maior modificação na zona entra a foto I de 1889/90 e a II de cerca de 1897/99.
Podemos também intuir que a II (FOTO 1) foi tirada da ponte / molhe em alvenaria que estava em primeiro plano e em construção na I (marquei-a a "azul claro" nas duas fotos). Marquei também essa direcção a "azul claro" na foto III pois corresponderá aí à mesma construção, aparecendo claramente essa zona a sul da praça (com misto de terra firme, aterro, praia e estuário) na foto III em estado mais adiantado de desenvolvimento do que nas outras duas. 
Entre as fotos I e II e no que respeita ao que ficava mais para sul = para o lado do estuário parece que não tinha havido alterações, continuando por aí a praia inicial a quase toda a largura da praça.
Note-se que marco a "carmesim" na II (FOTO 1) um pequeno molhe saindo da praia do lado leste do meridiano da praça e que me parece terá estado na "origem" da construção marcada com a mesma cor na foto III, posterior à II. Na foto II essa ponte ou molhe, muito maior que a inicial da foto II (FOTO 1) tinha fechado do lado leste o espaço aquático a sul do coberto e da praça que tinha existido até essa altura criando-se aí uma pequena doca. 
Quanto à localização actual das posições do que vemos nestas fotos de há mais de 115 anos ela é explicada no artigo 22, específicamente nesta foto
No artigo 21, ainda sobre as construções para as instalações portuárias a sul da praça voltaremos com mais detalhe à foto III da MONTAGEM 2 e tentaremos ver melhor como terá evoluido a parte a "carmesim" da foto II (FOTO 1) para a foto III. 
Série completa aqui sobre o desenvolvimento do porto até ao início do séc XX.

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