Continuando o tema das instalações iniciais do porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo, recordo que no artigo 22 vimos uma foto mostrando a sul da praça 7 de março, actual 25 de junho (aqui será "a praça") e que sobre aterro que pelo menos do seu lado sul tinha claramente feito sobre a praia tinha surgido um coberto. Todavia para sul dele uma parte da praia continuava mais ou menos em estado natural embora do seu lado leste = para o lado da Fortaleza aparecesse construída uma pequena ponte ou molhe. Estávamos ainda muito longe da plataforma em alvenaria do Cais da Alfândega (CA) que foi por aí construida e que no início do século XX (20) ocupava toda a faixa da costa a sul da praça. Essa plataforma penetrava cerca de uma centena de metros no estuário como vimos por exemplo aqui e possibilitou com os seus lados virados a sul e principalmente a oeste a criação da primeira zona portuária de LM.
A foto seguinte é posterior à referida foto pois há mais construções no estuário a sul da praça mas é anterior ao início do século XX onde por aí aparecia a referida plataforma em alvenaria do CA (esta foto no artigo anterior era a III da MONTAGEM 2 mas observá-la-emos aqui com mais atenção).
FOTO 1 (de cerca de 1897/99 ou um pouco posterior tendo em conta o coberto)
Foto de JEM: "Delagoa Bay: pier and old fortress" traduzindo LM: "Cais e velha Fortaleza" |
A FOTO 1 em primeiro plano mostra uma ponte / molhe penetrando no estuário para sul e vê-se para a direita (E - NE) dela uma doca a que chamarei Pequena Doca Interior (PDI) a ser usada por barcaças e pequenas embarcações. Para o fundo da foto, depois do limite dessa PDI a norte e a uns 120 metros de distância vê-se o referido coberto que a partir das posições da Fortaleza e do Quartel depois Capitania que aparecem para a direita se confirma ter sido instalado a sul da praça. Para mais esta foto deixa ver o gasómetro e daí assegurar-se que o coberto foi colocado para sul do gasómetro. Mais precisamente, como veremos na FOTO A da MONTAGEM 1, frente ao gasómetro passava uma rua limitada a sul por um muro de suporte e depois a nível inferior estava terreno pelo menos alagadiço. Foi esse terreno que fazia a transição entre o sul da praça e a praia que foi aterrado para aí ser depois instalado o coberto.
Voltando atrás no tempo cerca de oito anos em relação à FOTO 1, coloco na MONTAGEM 1 três das fotos tiradas por MRP cerca de 1889/90 (já vimos uma no artigo 20 e mais neste artigo e neste artigo já a tinhamos usado) mostrando as construções em curso na praça e no estuário para S - SE da Casa da Alfândega. As três fotos não se justapõem exactamente mas no conjunto dão uma panorâmica comparável à da FOTO 1
MONTAGEM 1 - FOTOS A, B e C (clique para aumentar)
Azul claro: lado mais a nascente = leste de ponte / molhe em alvenaria em construção
Roxo: gasómetro
Verde claro: limite a sul da praça ao tempo do gasómetro, cerca de 1889/90
Azul médio: quartel do batalhão número 4, depois primeira Capitania
Carmesim: porta de entrada da fortaleza virada a oeste, para a praça
Amarelo: baluarte com ameias, junto ao canto a SW da fortaleza
Verde normal (linha contínua): muro de suporte frente ao estuário do lado da fortaleza
Verde normal (tracejado): muro de suporte frente à fortaleza e perpendicular ao anterior
Azul médio: quartel do batalhão número 4, depois primeira Capitania
Carmesim: porta de entrada da fortaleza virada a oeste, para a praça
Amarelo: baluarte com ameias, junto ao canto a SW da fortaleza
Verde normal (linha contínua): muro de suporte frente ao estuário do lado da fortaleza
Verde normal (tracejado): muro de suporte frente à fortaleza e perpendicular ao anterior
Cinza: cabine isolada próxima da esquina entre os muros
Vermelho e branco: início a sul da rua Tavares d'Almeida
Vermelho e branco: início a sul da rua Tavares d'Almeida
A marca "azul clara" na FOTO A da MONTAGEM 1 mostrava o lado mais a nascente = leste de ponte / molhe em alvenaria projectando-se sobre o estuário para S - SE da Casa da Alfândega e que estimo teria cerca de 6 a 10 m de largura.
Com essa marca podemos estabelecer a relação geográfica o que aparecia mais tarde construido no canto inferior esquerdo (a SW) da FOTO 1 dado que as construções que se viam para o fundo desta eram equivalentes às que se viam na MONTAGEM 1, com excepção do coberto cuja posição podia ser relacionada com a do gasómetro comum entre as FOTOS 1 e A da MONTAGEM 1. É isso que fazemos na MONTAGEM 2 que assim nos mostra a evolução da zona desde cerca de 1889/90 até ao tempo da FOTO 1 de cerca de 1897/99 ou um pouco posterior.
MONTAGEM 2 (FOTO 1 mais FOTO A da MONTAGEM 1) - clique para aumentar
Roxo: gasómetro, ficava entre o lado W e o centro do lado sul da praça
Rosa: extremidade a leste de coberto que ficava a sul da praça
Mancha carmesim: largura da ponte em alvenaria,
em construção em 1889/90 e já concluida na FOTO 1
Azul claro: lado mais a nascente = leste dessa ponte / plataforma nos dois casos
Verde claro: rua do lado sul da praça ao tempo do gasómetro,
tendo o coberto sido colocado em aterro feito dela para sul
Verde escuro: lado sul da base do coberto feita em aterro para sul
da linha "verde claro" e que passava à frente ao gasómetro
Verde normal: muro de suporte frente ao estuário do lado da fortaleza
Branco e vermelho: rua Tavares d'Almeida, a do lado leste da praça
Azul médio: quartel do batalhão número 4, depois primeira Capitania,
na mesma nos dois casos
Púrpura: Fortaleza, frente virada a oeste e lado virado a sul
Amarelo: baluarte ao lado do canto a SW da Fortaleza (não existe agora)
Linha carmesim (do centro para a direita na FOTO 1): parte interior dum molhe
Mancha azul clara: parte com água entre as duas pontes / molhes no estuário
a W e a E ao sul da praça
Branco curvo: suponho que uma das "orelhas" do Bank of Africa dito de 1893
Laranja e azul: esquina da Casa Holandesa virada para a praça e para SW
É importante realçar para o futuro na FOTO 1 o molhe "linha carmesim" que ficava a leste da PDI e mais ou menos alinhado com o extremo a leste do coberto. Esse molhe que teria uns 5 metros de largura no máximo talvez resultasse da ampliação duma pequena construção (rampa?) que me parece existia já por aí cerca de 1889/90 e que mais tarde teria dado origem ao pequeno molhe que aparecia nesta foto na praia para lá da bóia do porto. Como dissemos no artigo anterior a "vigência" da situação mostrada na sua FOTO 1 seria de no máximo 3 anos pois podemos observar que FOTO 1 deste artigo lhe é posterior mas não sei exactamente quanto pois desconheço fotos que mostrem o encadeamento completo no tempo e no espaço das construções na zona nessa época. O que sabemos é que a plataforma do CA do lado leste estava assim cerca de 1900 (exilados boer) e do lado SW estava assim em 1900 ou assim até 1901, situações que me parecem mais avançadas do que da FOTO 1 deste artigo pois aí a sua zona da "mancha azul clara" teria já sido murada a sul, preenchida e pavimentada e dando continuidade de E a W à duas pontes / molhes que aí se viam. No próximo artigo veremos mais alguns pormenores sobre a evolução das instalações nesta zona durante e um pouco após o que acontecia ao tempo destas fotos. Série específica aqui sobre os três armazéns da Alfândega. Série completa aqui sobre o desenvolvimento do porto até ao início do séc XX. |
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