A FOTO 1 é reproduzida do livro "Delagoa Bay - natives under the transvaal flag" (a "must read" para quem quiser entender os problemas entre britânicos, boers e africanos) onde era legendada como se fosse "landing jetty" ou seja ponte de atracagem.
Como falámos até agora nesta série a FOTO 1 mostra a zona litoral da Alfândega antiga de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e aparece primeiro um terrapleno (na margem norte do estuário já modificada pelo homem) que termina num muro (da esquerda = leste = jusante do estuário para a direita = oeste = montante do estuário) que servia para sustentar o aterro feito da praia inicial para sul, Esse muro era também usado para cais e formava-se aí no estário um canto com o lado virado a poente da plataforma de alvenaria tinha sido construida sobre o estuário em frente à praça 7 de março e a que se chamava Cais da Alfândega (CA).
Do canto a SW dessa plataforma de alvenaria (Plataforma do Cais da Alfândega - PCA) saía a Ponte da Alfândega (PA), dum local que é também identificável pela escadaria em pedra saíndo para oeste perto do fim da plataforma em alvenaria - vê-la por exemplo aqui na FOTO 2. Essa PA servia para desembarque de passageiros vindos em lancha ou escaler desde os navios fundeados no estuário.
Recorde-se que as construções do porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo se iniciaram nesta zona precisamente em frente da Alfândega. O seu edifício estava onde agora está o do Ministério de Comércio e Indústria (aqui no Google Maps) e por isso muito recuado em relação à ponte-cais actual tendo o espaço daí até esta sido conquistado ao estuário.
Vejamos então a foto com mais atenção, é uma vista de LM para sul, a costa da Catembe depois do estuário.
FOTO 1
Zona do Cais da Alfândega de LM (PCA) visto de norte = lado de terra para sul = lado do estuário (legenda original: landing jetty) |
Vemos então algumas mercadorias armazenadas no terrapleno antes do muro de suporte mas a maior quantidade e a maior concentração de pessoal que as trazia / levava para / de terra estava sobre a plataforma de alvenaria a que chamo nestes artigos a Plataforma do Cais da Alfândega (PCA). Nos limites desta viam-se os guindastes que içavam / desciam as mercadorias para barcaças que ligavam aos navios fundeados no estuário. Havia guindastes no lado da plataforma virado a oeste = para a direita na foto (que eram em maior número e pareciam mais fortes) e no lado virado a sul (eram aí poucos e pareciam mais ligeiros). A ondulação nesta zona do estuário vinha do lado esquerdo (o da baía e dos ventos dominantes) e por isso o lado da plataforma virado a oeste = para a direita na foto era o mais protegido por esta enquanto que o lado virado a sul (para a Catembe) não apanhava com a ondulação de frente mas apanhava-a de lado. Quer dizer o lado virado a oeste = direita na foto era o mais abrigado, o virado a sul = para o fundo não era tanto e o virado a leste = direita na foto e não se vê aqui apanhava com essa ondulação mais de frente e de facto não foi usado como cais.
Vemos na FOTO 2 uma adaptação dum postal com foto do irmãos Lazarus por isso em princípio do ano de 1899 ou um pouco posterior. Chamaram à foto "wharf" = cais que era um nome genérico para o porto de LM que quase se limitava a estas construções por essa época.
FOTO 2
Cais da Alfândega com a grande plataforma em alvenaria construída no estuário |
Não é muito fácil orientarmo-nos mas fundamentalmente pela posição da maioria dos guindastes o pelo pouco se vê para o fundo do estuário presumo que nesta FOTO 2, tal como na FOTO 1 estamos a olhar para sul = lado da (k) Catembe. Vê-se bem nas duas fotos o terraço servindo para armazém de mercadorias.a céu aberto e que vai até aos Cais da Alfândega. As duas fotos serão de épocas distintas pois a cabana mais junto a terra só aparece na FOTO 2, a colocada à direita na MONTAGEM seguinte. Essa diferença nas datas pode ser a explicação para as diferenças no que se observa nas fotos mas tento estimar a orientação como mostro a seguir:
MONTAGEM das FOTOS 1 e 2
Carmesim: lados a Sul (ao fundo) e a West (do lado direito) do Cais da Alfândega (CA) Castanho claro: Ponte da Alfândega (só se vê na foto da esquerda) Amarelo: Ponte de Passageiros em forma de "L" (só se vê na foto da esquerda) Vermelho: escadaria em pedra descendo da esquina a SW do CA (só se vê na foto da esquerda) - aqui também marcada a vermelho Estas fotos mostram mais do que os lados da PCA e que tinhamos visto anteriormente. Ficamos assim com ideia mais completa do que era o Cais da Alfândega cerca de 1900, do que eram as suas construções, das actividades que lá decorriam e das mercadorias lá armazenadas, neste caso muitos sacos e barris. |
Série completa aqui sobre o desenvolvimento do porto até ao início do século XX.
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