Alfândega e Cais da Alfândega de LM junto à Praça 7 de Março de 1885 a 1910 (2/2)

Na mensagem tinhamos mostrado fotos feitas por Manuel Romão Pereira (MRP) entre 1889 e 1891 da Casa da Alfândega antiga ou velha e da construção do cais da alfândega e da ponte de pedra em frente dela. Na mensagem subsequente mostramos também fotos de MRP sobre o que se passava para nascente = leste da Praça 7 de Março onde novas ruas e paredões estavam a ser construídos.
No álbum da construção da linha férrea para a África do Sul publicado em 1887 pelo Coronel McMurdo (o fundador da companhia de caminhos de ferro) com fotos feitas por C.S. Fowler da então vila de L.M. aparecem novas fotos do edifício da Alfândega.
Como é indicado na wikipédia, a construção da linha iniciou-se em 1886 e o álbum foi publicado em 1887, por isso estas fotos de McMurdo (Fowler) são anteriores às de MRP talvez uns 3 ou 4 anos. Podemos assim dar mais um pequeno salto atrás no tempo para ver como era a zona pouco antes das construções seguidas por MRP. 

FOTO 1 -  McMurdo em 1885/6
ALFÂNDEGA/SECRETARIA/THESOURARIA

O local deste edifício era aproximadamente no actual Ministério de Comércio e Indústria. Ao lado da "Thesouraria do Districto" estava a antiga Praça 7 de Março (ainda incipiente) no seu lado poente=oeste e sul.
Segundo o autor Alfredo Pereira de Lima no livro "Pedras Que Já Não falam" de 1972 a Casa da Alfândega começou a ser construída em 1876 por uma firma de Durban mas a obra parou nos alicerces por morte do operário devido a febres tendo os outros retirado-se para o Natal. A construção foi recomeçada pelos membros da expedição das Obras Públicas de 1877 que com um empreiteiro fizeram também a ponte da Alfândega de que acrescento dados ao fundo e que se vê na FOTO 4. 
Como se vê na FOTO 1 em 1887 estavam instaladas no edifício a ALFÂNDEGA, a SECRETARIA do governo  e a THESOURARIA do distrito. Quando começou a construção do caminho de ferro o movimento da alfândega aumentou e os outros dois serviço foram transferidos para a Casa Amarela. Depois as Obras Públicas acrescentaram-lhe dependências, um armazém e um coberto e aumentou-se a extensão da ponte de atracagem que lhe ficava em frente.
Esta é outra foto da Casa Alfândega mas que deve ser dos anos 30.

FOTO 2 
Casa da Alfândega onde também foram os correios

Há ainda outros dados muito interessantes sobre a zona que se podem ver melhor com a seguinte foto do álbum de McMurdo em que por exemplo a água parece estar a pouca distância da Casa da Alfândega.

FOTO 3 - McMurdo / Fowler em 1886/7
Alfândega/Secretaria/Thesouraria ao centro
Ampliação da FOTO 3 - McMurdo em 1885/6
Amarelo: Alfândega/Secretaria/Thesouraria
Preto: ponte-cais da alfândega
Laranja: Igreja Paroquial na actual Rua da Rádio.
Vermelho: Quartel do Batalhão n. 4
Carmesim: ala poente = oeste da Fortaleza
Cinzento: casa pequena, e também se vê um traço vertical branco do mastro de sinais
Castanho claro: espaço da Praça 7 de Março, não parece ainda existir o gasómetro

Neste artigo falaremos sobre a ponte e o muro-cais que foi construido em frente à Casa da Alfândega. Ele vê-se na foto de cima para a esquerda = oeste e ficou sobre onde tinha sido a praia natural. 
Neste artigo e mais específicamente nesta sua foto e também neste artigo falo mais sobre essa zona no passado no presente marcando em imagem de GE as posições aproximadas da Casa da Alfândega e da ponte-cais, cuja cabeceira como indico aí estaria próxima donde está agora a esquina do edifício da UEM / Ministério (ângulo "azul escuro"),

Comentários