O site bigslam de Samuel Carvalho fez em 2017 uma reportagem muito completa da cidade de Maputo, antiga Lourenço Marques que incluíu o jardim botânico, antigo Vasco da Gama, actual Tunduru e da qual reproduzimos com a devida vénia a FOTO 1 em baixo.
Vê-se aí uma escadaria em pedra em primeiro plano (que estará ao centro desta imagem do google maps mas tapada pelas copas das árvores), o coreto no terraço abaixo dela e não se vê na FOTO 1 mas um pouco mais abaixo do coreto teríamos o lago redondo e depois o caminho principal do jardim no sentido oeste - leste. Ao fundo da foto aparece a Baixa da cidade por isso esta escadaria está na direcção norte (para trás da objectiva) - sul (para a frente dela) e na faixa central e intermédia do jardim onde o declive de terreno é maior que no resto.
FOTO 1
Escadaria em pedra castanha no jardim seguida de terraço (a praça do coreto) |
Saltando uns oitos anos para o passado quando o estado de conservação do jardim deixava a desejar, temos a FOTO 2 de 2008 e aqui reproduzida com a devida vénia do site Xirico.
Tudo leva a crer que a escadaria da FOTO 2 seja a mesma da da FOTO 1 vista no sentido contrário. Daqui vê-se que ela está encimada por um terraço em ligeira subida e depois há (havia em 2008) uns degraus de acesso ao que suponho seja a pérgola grande. Segundo a legenda original no site Xirico da FOTO 2 os vasos eram os originais e pareciam em bom estado mas podemos ver na FOTO 1 que parecem ter sido substituídos nos trabalhos de reabilitação.
Segundo o Xirico era tradição as noivas do período provincial português de Moçambique serem fotografadas neste local. Posso acrescentar que como ele estava muito próximo da Catedral Católica onde normalmente decorreria a cerimónia, aqui aliava-se a conveniência ao belo cenário.Temos outra escadaria deste género em foto do site MOZLIFE (ver página dedicada ao jardim aqui).
FOTO 3
Escadaria no extremo a leste duma pérgola e junto ao muro a oeste do clube de ténis, com o edifício Tonelli à vista ao fundo para nordeste |
Mas noto que enquanto as FOTOS 1 e 2 mostram a faixa do jardim acima = para norte do caminho principal, penso que estas últimas mostram-no abaixo = para sul dele.
FOTO 4
Rampa em descida acentuada para o canto a sudoeste do jardim com o prédio S. Jorge ao fundo na Baixa da cidade |
A FOTO 5 seguinte mostra outro caminho descendo também para o topo a sul do jardim (o da Av. Manganhela, antiga Álvares Cabral) mas penso que começando um pouco mais para a esquerda = nascente do que a FOTO 4 e em parte cruzando a encosta na diagonal.
FOTO 5
Vê-se ao fundo na Av. Manganhela o prédio dos Correios em vez do S. Jorge da FOTO 3 que fica um pouco para a direita = oeste |
A última foto deste artigo é de antes da reabilitação dos pavimentos e da vegetação do jardim e talvez mostre o mesmo caminho da FOTO 5 a partir de posição mais elevada mas não tenho a certeza.
FOTO 6
Caminho em rampa pela encosta do jardim na sua parte mais íngreme |
Certo é que o caminho da FOTO 6 desce para a zona baixa a sul junto à Av. Manganhela e que parece ser íngreme pelo que suponho esteja próxima do topo a leste do jardim, o que ladeia a actual Av. Lenine e onde estão as traseiras da Vila Jóia.
Comentários