Tramways/eléctricos de LM - na Av. Central com linhas do Quartel do Alto Maé, do Cemitério e da Polana

A partir de 1904 tramways / carros eléctricos (com várias linhas como já vimos aqui e detalharemos em seguida) começaram a circular na Av. Central, depois Manuel de Arriaga, e agora Marx entre a Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane, esquina do cemitério de S. Francisco Xavier na parte mais alta da cidade e a Av. 5 de Outubro, actual Josina, agora esquina do Restaurante Impala na encosta para a Baixa da cidade de Lourenço Marques (LM), actual Maputo. 
Como se pode ver em baixo no mapa contemporâneo destas cinco primeiras fotos, entre estas duas avenidas a Av. Central cruza(va)-se com outras três outras, aqui listadas de alto para baixo no seu declive: 
Av. Afonso de Albuquerque (actual Touré, agora assim numa das esquinas), 
Av. 24 de Julho (quatro faixas mais separador central, agora assim numa das esquinas), e
Av. Andrade Corvo (actual Min, agora assim numa das esquinas), 
Nas primeiras três fotos deste artigo vemos:
i. a Baixa da cidade ao fundo. Nesta altura a Av. Central terminava como tal no cruzamento com a depois Av. da República (actual 25 de Setembro) como se explicou aqui;
ii.  carros eléctricos, os seus carris ou linha aérea de alimentação (catenária) próximos do separador central da Av. Central. 
Não tenho a certeza mas tento começar pelo que me parece ser a foto tirada do ponto mais elevado desta secção da Av. Central, agora Marx. 

FOTO 1 (registada em 1910)
Avenida Central, actual Marx olhando-se para a Baixa da cidade
Para além da via em linha recta na faixa do lado leste = oriente da avenida, aparecem carris a desviar-se para a faixa direita = a oeste da avenida. Como se disse aqui devem ter existido carris nessa faixa da avenida mas só entre a Av. 24 de Julho e a Av. D. Manoel, depois 5 de Outubro, agora Josina. No entanto nesta foto parece-me que não se vê os postes de linha de alimentação desse lado por isso este desvio na linha é uma incógnita. Por outro lado se a avenida que se vê a cruzar a Av. Central fosse a Av 24 de Julho teria de estar aí no pavimento do lado esquerdo a via para a Polana e muito perto desse mesmo lado estaria a estação de recolha dos carros. Ora o pavimento da avenida que cruza aí, do seu lado esquerdo parece irregular por isso essa seria seria uma paralela à Av. 24 de Julho mas que não teria linha de carro eléctrico instalada, o que pelo mapa poderia ser a Av. Afonso de Albuqierque ou a Av. Andrade Corvo.. 
Para termos uma visão geral temos a linha de carro eléctrico num mapa em que marcamos os trajectos na Avenida Central descendo o declive entre o círculo Norte (junto ao cemitério) e o círculo Sul (junto ao Restaurante Impala). Noto que dentro de cada um dos círculos está um cruzamento de vias para facilitar a circulação dos carros neste troço das linhas.

Mapa/diagrama de 1906 dos eléctricos de LM
Na Av. Central marquei dois círculos no extremos dos 
percursos dos eléctricos e uma estrela em posição intermédia
Noto que neste mapa há casos em verifiquei que houve diferenças em relação ao que funcionou, o que pode explicar algumas dúvidas que surgem.
Continuamos com as fotos da Av. Central com a Baixa da cidade para o fundo:

FOTO 2 de 1907 (?)
Av. Central com postal de Lazarus adaptado
Na FOTO 2, penso ver um cruzamento entre a Av. Central e uma perpendicular a ela a cerca de 100 metros à frente. Esse crutzamento tanto poderá ser com a Av. Andrade Corvo, actual Min como com a antiga D. Manoel, depois 5 de Outubro, agora Josina.
Na foto seguinte parece estarmos mais perto da curva onde a linha deixava esta avenida:

FOTO 3 de 1907 (?)
Penso que se vê esta faixa da Av. Central a terminar a cerca de 100 metros  
Estariamos então no quarteirão entre as actuais Avs. Min e Josina.
Na FOTO 4 em baixo vemos a linha a deixar a Av. Central para seguir para a esquerda = leste onde entra na D. Manoel, actual Josina que cruza na transversal -  ver aqui desse lado.

FOTO 4 datada de 1905 na wikipedia
Círculo Sul no mapa/diagrama. Baixa da cidade para o fundo

Note-se que nas FOTOS 1 a 3 vemos carris e a linha aérea de alimentação na faixa do lado nascente = leste do separador central da Av. Central mas na FOTO 4 aparecem carris na faixa do lado poente = oeste deste. Como disse aqui a explicação pode ser que conforme se vê no mapa/diagrama, na Av. Central passavam três linhas ligando à Baixa: 
a.  Verde - amarelo - a(s) linha(s) que virava(m) para a Av. Francisco Costa, depois 24 de Julho e que seguia(m) para o Quartel do Alto Maé. Essa zona fica do lado poente = oeste da cidade e os seus carris ficariam na faixa desse lado do separador da Av. Central;
b. Azul/vermelho - a(s) linha(s) que virava(m) da Av. Central para a Av. Francisco Costa, depois 24 de Julho e que seguia(m) para a Polana. Essa zona fica do lado nascente = leste da cidade e os seus carris ficariam na faixa desse lado do separador da Av. Central;
c. Preto - a linha que subia a Av. Central até à Av. Pinheiro Chagas chamada do Cemitério. Iria pela faixa nascente = leste da Av. Central e era comum às linhas da Polana até ao cruzamento com a Av. 24 de Julho continuando dela para cima do mesmo lado. 
Na FOTO 5 seguinte podem-se ver os carris da linha do Cemitério no cruzamento da Av. Central com a Av. Pinheiro Chagas (junto ao Cemitério). Embora não se veja muito do cruzamento entre as duas avenidas os carris parecem dirigir-se para a faixa nascente = leste da Av. Central (a agora descendente para os automóveis) onde estariam ao lado do separador central como vimos nas FOTOS 1 a 3 ao longo da avenida.

FOTO 5 de 1929
Circulo Norte nos mapas
Na "vertical": Av. Pinheiro Chagas actual Mondlane só com uma via ao meio
 a olhar-se para a Polana (nascente = leste)
Na "horizontal": Av. Central, actual Marx para a direita
Para terminar uma foto muito interessante dos anos 60 no cruzamento da Av. Central com a Av. 24 de Julho, antiga Francisco Costa e que está marcado com a estrela rosa no mapa. Nesta foto vê-se ainda os carris ou o espaço onde eles estiveram, apesar de as linhas terem sido desactivadas em 1936. A partir deles pode-se comprovar muito do que se diz em cima, por exemplo em relação à posição das linhas dum lado ou doutro do separador central da Av. Central. temos então na "vertical" da foto a Av 24 de Julho, para "cima" subindo para a Polana e na "horizontal" da foto a Av. Marx, antiga Central, para a "esquerda" subindo para a Av. Pinheiro Chagas (para o local visto na FOTO 5)  e para a "direita" descendo para o cruzamemto da FOTO 4 e daí, curvando 'a esquerda, a caminho da Baixa. Com as setas marco as linhas de eléctrico da Polana e do Quartel do Alto Maé e na "vertical" da foto vê-se que o eléctrico circulava pela faixa sul da Av. 24 de Julho como dissemos neste artigo.

 FOTO 6 do arquivo Malangatana
Azul e vermelho: linhas Baixa <-> Polana, nos dois sentidos de circulação
Verde e amarelo: linhas Baixa <-> Quartel do Alto Maé, nos dois sentidos de circulação
Castanho: aproximadamente onde é o depôt/depósito dos eléctricos
Preto: seria por aí a linha do Cemitério e depois do Alto-Maé

 mas não se vê marcas de carris pelo que é simplesmente uma indicação.
Rosa: troço marcado no mapa mas penso que não havia linha definida aqui.
Esses carris serviriam para ligação entre as linhas e o depôt
Resumindo e concluindo este artigo, com seis fotos e um mapa/diagrama ficamos com uma boa ideia dos diversos percursos/linhas do eléctrico na Av. Central, uma parte relevante deste sistema colectivo de transporte que foi determinante no desenvolvimento da cidade de LM.

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