Tramways/eléctricos de LM - mais sobre o trajecto na Av. Central, actual Marx

Voltamos ao tema do eléctrico na Av. Central, depois Manuel de Arriaga e actual Marx de que falamos primeiro aquiComeçamos com uma foto de mesmo tipo das primeiras desse artigo com a Baixa de Lourenço Marques, actual Maputo aparecendo para o fundo da avenida. 


FOTO 1
Av. Central, actual Marx com a infraestrutura do carro eléctrico
colocada junto ao seu separador central de entre c. de 1905 e 1915
Não é totalmente claro em relação aos postes das linhas de alimentação mas nesta foto parece ver-se o seguinte:

FOTO 1 (pormenor)
Violeta: linha de alimentação para a faixa a leste = nascente da Av. Central
Roxo: linha de alimentação para a faixa a oeste = poente da Av. Central
Creme: carro a curvar da Av. D. Manoel, depois 5 de Outubro, 
actual Josina para a Av. Central
Verde: árvores na Av. Central abaixo do cruzamento com a Av. D. Manoel
Azul: Av. D .Manoel, cruzando na perpendicular a Av. central, actual Marx

Na FOTO 1 estamos então no último quarteirão do trajecto do eléctrico na Av. Central entre a Av. Andrade Corvo, actual Min e a Av. D. Manoel, depois 5 de Outubro, actual Josina. O carro "creme" se fosse a descer, curvando para a esquerda entrava na actual Av. Josina onde seguiria poe um único quarteirão - que mostrámos aqui - antes de virar à direita = para sul para a Baixa.
Como dissemos no artigo anterior os carris e a linha dos círculos "violeta" que estão na faixa a leste = nascente da avenida Central, actual Marx deviam ser para as linhas "azul e vermelho" que ligavam pela Av. 24 de Julho a Baixa à Polana e Ponta Vermelha e mais tarde ao Hotel Polana. Esses carros na Av. Central, entre as Avs. 5 de Outubro e 24 de Julho, circulavam uns 330 metros. Mas os mesmos carris serviam também para a linha "preta" chamada do Cemitério até à Av. 24 de Julho, continuando essa linha a partir daí a subir até à Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane do mesmo lado da avenida (quer dizer também na faixa a leste = nascente da avenida Central entre a 24 de Julho e a antiga Pinheiro Chagas num trajecto de uns 280 metros). Essa linha do Cemitério inicialmente terminava na zona do Dispensário mas depois foi estendida até à esquadra do Alto-Maé e nessa altura deixou de ser "preta" e passou a ser "branca", o que está explicado aqui.
Na faixa oposta da Av. Central (a do lado a oeste = poente da cidade) e só entre as avenidas 5 de Outubro e 24 de Julho havia a infraestrutura ("roxa" na FOTO 1 pormenor) presumo que para as linhas "verde e amarelo" pois era pela Av. 24 de Julho que elas se ligavam à parte superior do Quartel do Alto-Maé e davam aí a volta para a Baixa pela Av. 5 de Outubro, actual Josina .
Com um pouco mais de pormenor do que vimos antes neste cruzamento, marco então na montagem seguinte como eram as essas linhas na curva ao fundo da FOTO 1 e onde na esquina do lado direito estava o prédio do Restaurante Impala que marco a roxo. A  Av. 5 de Outubro, actual Josina está marcada, tal como na FOTO 1, pelo traço azul (e havia aí uma via que seguia directamente para o Quartel do Alto-Maé para lá do cruzamento também que vimos aqui) e a Av. Central, actual Marx está marcada (e só do seu lado que sobe para a Av. 24 de Julho por onde havia carris pois do lado que desce para a Baixa não havia) por um traço castanho apontado para o seu separador central.


FOTOS 2 e 3 
Violeta: início da via na faixa a leste = nascente da Av. Central 
onde seguiriam as linhas da Polana e Cemitério
Roxo: início da via na faixa a oeste = poente da Av. Central 
onde seguiria a linha do Quartel do Alto-Maé (dois sentidos de circulação)
Não conheço fotos que mostrem carros das linhas "verde e amarelo" a circularem nessa faixa da Av. Central entre o local das FOTOS 2 e 3 e a curva que essa linha fazia mais em cima para o lado a oeste = poente da Av. 24 de Julho, avenida transversal por onde se ligavam ao Quartel do Alto-Maé.
Também não conhecia fotos mostrando eléctricos vistos a partir da parte mais baixa para a parte mais alta da Av. Central mas apareceu a seguinte à venda no site delcampe.net e que deve ser dos anos 30. Com atenção vê-se aí dois carros na Av. Central na faixa do lado nascente = leste e encostados ao separador central como se esperaria a partir das fotos mais antigas.

FOTO 4
Castanho claro na horizontal: Av. 5 de Outubro, actual Josina
Castanho claro na vertical: linhas de eléctrico na faixa a leste = nascente
da Av. Central possívelmente para a Polana e/ou para o Cemitério
Roxo: prédio do Restaurante Impala na esquina entre as duas avenidas
O carro eléctrico que se via no ponto mais em baixo na Av. Central podia ser da linha da Polana ou da do Cemitério pois certamente não tinha ainda chegado ao nível da Av. 24 de Julho para haver essa separação. O carro que estava mais em cima parece que estava na zona plana correspondente ao cruzamento com a Av. 24 de Julho e se fosse o caso deveria ir cruzá-la (senão estaria já a virar para ou da a direita e não parece) para continuar a subir e seria por isso da linha do Cemitério, mas a esta distância não se consegue certificar esses detalhes. Como dissemos na faixa à esquerda da Avenida Central (do lado oeste = poente) havia também infraestrutura mas só entre a Av. 5 de Outubro, actual Josina e a 24 de Julho mas na foto não está lá carro eléctrico a circular.
Já agora o primeiro cruzamento à vista nesta foto é o da Av. Central com a Av. Fernão de Magalhães. Na sua esquina a noroeste (a esquina à esquerda vista deste ângulo) e a nordeste (a esquina à direita) via-se respectivamente a zona de que falámos aqui e o prédio das Obras Públicas.de 1926. Para cá da esquina à esquerda havia uma casa antiga que mais tarde foi substituida pelo grande prédio que vimos aqui e que fica entre a Av. Fernão de Magalhães a norte e a pequena Rua da Electricidade a sul.

Comentários