Av. D. Luis e prédio Lusitana/African Life de novo, em Lourenço Marques

Tinhamos visto este prédio African Life (Seguros Lusitana) que segundo infomação duma leitora terá sido concluido em 1950 e que tinhamos visto aquiaqui.
Mostra-se o prédio cerca de 1955, estando iluminada pelo sol nascente a sua face voltada para a Av. D. Luis e na sombra a face voltada para a Av. Álvares Cabral, actual Manganhela onde se nota estar este prédio espectacular.
Prédio African Life/Lusitana na primeira fase
Vista semelhante mas vendo-se mais um pouco da vizinhança na Av. D.. Luís para norte, o café e o teatro Gil Vicente:


Lusitana em 1954
Outra foto já conhecida deste artigo no HoM onde se falava da zona mais genéricamente:
Vista da Av. D. Luis para sul com o prédio Lusitana à direita, para poente
Uma foto tirada de cima do prédio Lusitana na mesma direcção da foto de cima:
Também anterior a 1955 pois via-se ao fundo da Av. D. Luis o Capitania Building (s).
Em primeiro plano à direita o prédio Pott. Ao fundo o Clube Inglês na Praça.
Uma vista aérea anterior a 1955:
Laranjas: 1+2+1 faixas de circulação da Av. D. Luis.
Castanhos: prédio African Life/Lusitana
Branco: Câmara Municipal de 1947

Comentários

Rosab disse…
Este prédio já era simplesmente fabuloso,quando para lá fomos viver em 1950.Todas as portas tinha bandeiras de vidro por cima das portas das divisões, que permitiam circulação do ar e iluminação entre corredor e quartos/salas. As cozinhas estavam já todas apetrechadas com fogão, geleira, armários nas paredes, até um alto e estreito que o quando abríamos, dele descaía a tábua de passar a ferro. A caixilharia das portas e janelas para as varandas,eram em ferro resistente, na altura acho que alumínio não poderiam ser...
Tinha elevador de passageiros e o de carga, este quase do tamanho de um quarto,com duas portas:uma para a frente do prédio,a outra para trás a dar para um grande parque de estacionamento(quem diria,não é?? Comparando com "o" que havia por cá...),África era realmente muito mais avançada e..."civilizada", criou muita incompreensão e inveja em Portugal Continental!E nasci eu em Lisboa,masTODOS OS DIAS me torço de saudades da autenticidade,beleza,alegria,modernidade,naturalidade,verdade sem ridículas "máscaras",que aquele lugar me ofereceu.Neste prédio,de onde só saí para casar e posteriormente viver na zona da Polana,vivi momentos inesquecivelmente felizes da minha vida. Era um prédio maravilhosamente concebido e construído!
Rogério Gens disse…
Muito obrigado pela informação e por lhe ter juntado as suas impressões mais pessoais. Noto também que no outro artigo http://housesofmaputo.blogspot.com/2015/03/companhia-de-seguros-lusitana-baixa.html tinha tentado datar a sua construção e pelo que informou pode-se agora dizer que em 1950 já existia, o que adicionei. Cumprimentos
Rosab disse…
Foi terminado nesse ano - 1950. Tinhamos regressado de uma "licença graciosa" do nosso pai, gozada em Portugal,fomos viver para o Hotel Girassol durande cerca de um um ano onde aguardámos a conclusão do African Life. Repito - fabuloso, e entrada muito ampla era toda... "forrada" a mármore verde,e ali havia seguranças 24h/dia,com eles (africanos) sentados em óptimas secretárias à entrada.
Rogério Gens disse…
Muito obrigado e fica então escrito que o prédio foi inaugurado em 1950.