Faculdade de Veterinária da Universidade de Lourenço Marques actual Mondlane de Maputo

Este é um projecto no estilo tropical moderno do Arq. Luis Vasconcelos também co-autor dos projectos no Hospital Central 1 e 2 no mesmo estilo. Começamos com uma foto de postal do tempo português reproduzida dum anúncio publicado no site delcampe.net.

FOTO 1
Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lourenço Maqrques

Seguem-se as FOTOS 2 a 4 do projecto EWV (ver descrição em baixo) e cedidas pelo arquitecto Elisiário Miranda que mostram o edifício de cima bem preservado em Abril de 2012.

FOTO 2
Mesma vista completa da frente do edifício que no postal
FOTO 3
Continua sendo Faculdade de Veterinária, agora da Universidade Eduardo Mondlane

À esquerda das FOTOS 1 e 2 e perpendicularmente à parte recuada do conjunto vê-se um volume com listas verticais que se mostra aqui de frente:

FOTO  4
Inicialmente Instituto de Anatomia e Histologia Veterinárias
dos Estudos Gerais da Universitários de Lourenço Marques,
integrado no Laboratório de Patologia Veterinária

O volume que vemos em cima contém uma sala em anfiteatro de que mostramos o interior neste artigo e nota-se aqui bem a lage inclinada de betão do seu pavimento.
Este conjunto de edifícios fica nos arredores da cidade de Maputo e continua fazendo parte do grande terreno dos Serviços de Veterinária e/ou da Faculdade de Veterinária nos subúrbios da cidade e acima do qual está o Bairro do Jardim e depois o recinto do Zoo.

Imagem Google com parte ampliada
Verde: Estrada Nacional 1
Vermelho: parte recuada do edifício visível nas FOTOS 1 a 3
Castanho: parte avançada com o mural à direita e cobertura à esquerda
Rosa: frente do volume mais visível na FOTO 4, o do anfiteatro

São do arquitecto Elisiário Miranda, docente e investigador da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (EAUM) em Portugal os originais das FOTOS 2 a 4. Elas foram tiradas no âmbito do projeto da Fundação para a Ciência e Tecnologia do governo português com o título "EWV - Exchanging Worlds Visions" que contou com uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa e da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM) de Guimarães. 
A participação de Elisiário Miranda no colóquio "Portugal-Brasil-África - Urbanismo e arquitectura - do ecletismo ao modernismo" sob o tema "No caminho de uma arquitectura racional - infraestruturas modernas em Moçambique" contém a FOTO 4 e a sua legenda e também a informação adicional de que o projeto do edifício data de 1963 e que a sua inauguração teve lugar em 1964 durante a visita presidencial de Américo Tomás. Informação mais específica de Elisiário Miranda é que o corpo do edifício à direita (FOTO 3) corresponde ao hall de entrada, secretaria, gabinete do diretor e a biblioteca enquanto o volume da esquerda (FOTO 4) contém o anfiteatro.
Noutro artigo sobre o tema dos serviços oficiais de Veterinária conclui-se que um laboratório que devia ser novo cerca de 1929 ainda existe no recinto que vemos em cima.
Por fim um aerograma com a primeira imagem e outras relacionadas com os edifícios projectados por Luis Vasconcelos (co-autor da Fac. de Medicina) para a jovem Universidade de Moçambique dos anos 60/70:
Novos edifícios e os laboratórios equipados

Comentários

Rogério Gens disse…
Este comentário foi removido pelo autor.