Salas em anfiteatro em instituições de ensino em Lourenço Marques, actual Maputo

Apresento uma foto relativamente recente do interior das instalações da Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane com os devidos agradecimentos ao seu autor o arquitecto Elisiário Miranda que forneceu ainda informação complementar.


FOTO 1
Sala em anfiteatro na Faculdade de (Medicina) Veterinária 
com a entrada aberta e iluminada por luz traseira em 2012
Diz o site da faculdade "A formação de médicos veterinários em Moçambique teve início em 1964, com a implementação do curso de veterinária nos então Estudos Gerais Universitários de Moçambique e com a inauguração, no mesmo ano, da Faculdade de Medicina Veterinária.". É lógico que este curso tenha sido uma das prioridades no ensino superior em Moçambique e esta sala faz então parte das instalações dessa faculdade projectadas pelo Arq. Luis Vasconcelos, inaugurada em 1964 e de que falámos neste artigo
Segue-se uma foto do ACTD cuja legenda é simplesmente "Universidade de Moçambique" sem indicação de que instituição se tratava e que pelo aspecto devia ser do início dos anos 70: 

FOTO 2
Aula numa sala em anfiteatro 
com a entrada ao centro tapada por cortina de correr
Tendo em conta a idade e as batas brancas da maioria dos circunstantes e a presença do esqueleto de animal era provável que se tratasse da Faculdade de Medicina Veterinária. Comparando com a FOTO 1 pode logo ver-se que se tratava de salas pelo menos muito semelhantes e podemos dizer que essas diferenças são explicavéis por modificações que aconteceram entretanto. Este anfiteatro da FOTO 2 corresponde então ao da FOTO 1 e está no corpo do edifício que se vê na FOTO 4 do citado artigo e ao centro da imagem no google maps.
Curiosamente o conceito de anfiteatro - quando não diz respeito a salas de espectáculo -  possibilitando melhor observação e escuta está ligado ao ensino de medicina e às autópsias (teatro anatómico). Reforçando essa ligação esta sala inicialmente pertenceria ao "Instituto de Anatomia e Histologia Veterinárias" integrado no conjunto do Laboratório de Patologia Veterinária, segundo informação de Elisiário Miranda aqui na página 10.
Temos outra foto que o ACTD indica ser de Moçambique mas penso que não diz a instituição de ensino e se será também universitária ou liceal. Neste caso suponho que a aula fosse de desenho.

FOTO 3
Sala em anfiteatro mas de declive muito inferior ao das FOTOS 1 e 2
O Liceu António Enes (LAE), actual Escola Manyanga inaugurado em 1962 dispunha duma grande sala em anfiteatro. Como se pode ver em foto de 1999 estaria equipada para sala de aula mas normalmente era usada só quando fosse necessário projectar filmes: 

FOTO 4
Anfiteatro do antigo LAE durante visita de antigos alunos e familiares em 1999
Salas em anfiteatro para ensino em Lourenço Marques, actual Maputo já vinham de longe revendo-se aqui uma que presumo fosse para ensino de saúde no Hospital em 1940. Ficava no primeiro pavilhão das Enfermarias Indígenas, um dos edifícios em H ao centro do recinto e que deve estar lá ainda.



FOTO 5
Anfiteatro segundo a definição por ser em arcos
Lembro ainda que aqui vimos outra grande sala em anfiteatro no antigo Instituto de Investigação Científica, actual Centro de Estudos Africanos projectado pelos Arq. Tinoco e Dias certamente do início dos anos 70. O edifício dos Organismos Económicos que foi depois parcialmente utilisado pela Universidade tinha também um grande anfiteatro no primeiro ou segundo andar mas não encontro fotos dele (mas recordar aqui fotos do seu salão nobre).

Comentários