Evolução da marginal de Maputo - de c. 1910 aos tempos recentes (4/5)

Revisão profunda de artigo anterior para a série de artigos sobre a evolução da marginal de Lourenço Marques, actual Maputo da Ponta Vermelha até à Praia da Polana. 
Começemos por comparar duas fotos relativamente antigas duma zona específica da marginal centrada no Clube Naval. A primeira é de Carlos Alberto Vieira e do álbum "Recordações de Lourenço Marques".


FOTO 1, nos anos 60
No que respeita à estrada marginal básicamente é ainda a situação actual.
O sul está para o fundo da FOTO 1,  para a direita ou seja para o oeste estão a barreira e ao alto dela os bairros da Polana e Ponta Vermelha a leste e sudeste da cidade. Viamos mais ou menos ao centro da foto o actual Clube Naval (primeiro aqui). Por trás do clube, ocupando uma faixa triangular entre a muralha marítima e uma zona de vegetação que ladeava a estrada marginal, apareciam outras construções que suponho fossem  principalmente os hangares para os barcos do clube e seus associados.
Agora uma foto de Santos Rufino tirada do Hotel Polana uns 30 anos antes da FOTO 1 e mais ou menos na mesma direcção (foto original mais completa neste artigo). Noto que o edifício do Clube Naval estava aí sem outras construções para trás (sul) e sem uma extensão construída posteriormente para o lado da baía.

FOTO 2, cerca de 1929
Vermelho: estrada marginal
Laranja: linha do eléctrico entre a praia da Polana e a Baixa da cidade
Roxo: partes do Caracol
Verde: encosta/barreira da Polana
Noto que na FOTO 2 de cima a zona plana que resultou de aterro localizada para sul do Clube Naval estava em estado semelhante ao que se via na FOTO 4 deste artigo anterior. Aí não parecia que a estrada marginal já bem marcada nesta FOTO 2 não parecia estar e traçada, motivo pelo qual essa foto devia ser um tanto anterior a esta de cerca de 1929. 
Estes são mapas com a praia da Polana que deviam cobrir o que se vê nas FOTOS 1 e 2 e por isso trazer informação adicional mas veremos que essa não é significativa: 

Evolução viária na praia da Polana de 1925 a cerca de 1950
Quadrado preto central: Clube Naval
Vermelho: estrada marginal junto ao Clube Naval. Noto que no mapa de 1925/26 
a Av. da Praia e a linha de eléctrico marcada a traço-ponto coincidem.
Comparando então estes mapas à esquerda = sul do Clube Naval com o que se vê nas FOTOS 1 e 2: 
i. estando nos mapas a barreira indicada a tracejado, parece que no primeiro, o de 1925/26, a estrada marginal estava mais próxima da barreira do que nos dois posteriores. Isso é o contrário do que se vê na FOTO 2 em que a estrada marginal cerca de 1929 estava longe da barreira e na FOTO 1 posterior à FOTO 2 em que a estrada estava perto da barreira. 
ii. os mapas dão a ideia de que a faixa entre a barreira e a muralha marítima tinha sido alargada depois de 1925/26 mas acho que não se consegue ter a certeza disso com estas  fotos.
Destas comparações a mInha impressão geral é que estes mapas não têm muita precisão e ou detalhe (mais razões ao fim deste artigo). Por outro lado parece-me que houve alteração na base da barreira pois ela ficou menos íngreme depois de 1929 pelo que a base da barreira (que terá sido deslocada para o lado da baía) não pode ser tomada como referência única para se avaliar a posição da estrada marginal.  
A FOTO 3 mostra a zona para sul do Clube Naval (que nos mapas de cima seria para a esquerda) há relativamente pouco tempo. Esta vista é em sentido oposto ao das FOTOS 1 e 2 pois temos o Hotel Polana ao fundo em vez de o ter pelas costas como na FOTO 2.

FOTO 3, há poucos anos
À esquerda: barreira da Polana arborizada e na sua base a estrada marginal. 
Não houve alteração da posição em relação à FOTO 1 dos anos 50.
Ao centro: triângulo de terreno entre a estrada marginal e a muralha marítima
e que vai até às dependências nas traseiras do Clube Naval 
Pode-se ver neste filme da RTP que em 1969 no triângulo de terreno que na FOTO 3 parece relvado estava instalado um parque de campismo e falamos disso aqui com mais desenvoltura. Depois pelo menos uma parte deste parque de campismo deve ter sido transformada em espaço asfaltado de estacionamento. Recentemente parte dele foi ocupado por dois edifícios ou mais cortando a vista da marginal para a baía o que é pena. A foto seguinte é no entanto de há alguns anos e por isso anterior a esses edifícios mas dá para ver a mesma barreira arborizada à esquerda, a estrada marginal e seu passeio e a muralha marítima pouco depois do vértice mais a sul do triângulo de que falámos em cima e que tem a base no Clube Naval.

FOTO 4, de há uns anos
Trabalhos recentes de reconstrução e reforço da muralha marítima
 entre a Ponta Vermelha e o Clube Naval
Na FOTO 4 ao fundo está a ponta sul do triângulo onde está a construção com telhado verde e para lá dela (para norte) temos o espaço que teve o parque de campismo e depois de estacionamento e que tem agora dois novos edifícios e que vai dar às traseiras do Clube Naval. 
Voltaremos num último artigo à evolução desta parte da estrada ou avenida marginal e do que a rodeava.

PS: Noto que os mapas desta zona não são muito precisos por isso conclusões únicamente a partir deles são pouco fiáveis:
a. o mapa de 1925/26 mostra a estrada marginal coincidindo com a linha de eléctrico (era o traço ponto) quando pela FOTO 2 mais ou menos da mesma altura se via esses dois meios de transporte seguirem vias bem separadas;
b. o Clube Naval no mapa de 1925/26 está entre a direcção das ruas S. Rafael (azul) e S. Gabriel (roxo) enquanto que nos dois mais recentes está bem para norte (para a direita) da S. Gabriel, e sabemos que a posição do corpo inicial do Clube é a mesma desde sempre.

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