Evolução da marginal de Maputo - de c. 1910 aos tempos recentes (5/5)

Concluiremos aqui a nova série de artigos sobre a evolução da marginal de Lourenço Marques, antiga Maputo na zona da Praia da Polana continuando a seguir o traçado da estrada marginal na zona do Clube Naval que recentemente tinhamos visto primeiro aqui e depois aqui mais em relação à passagem pela base da Ponta Vermelha. 
A FOTO 1 penso que pertence ao arquivo do Prof. Arq. Luis Lage e foi tirada da crista da barreira da Polana para o lado da baía e mostrava o Clube Naval, antigo Grémio Náutico em época semelhante à da primeira foto daqui e que é anterior a 1932.

FOTO 1
Vista do miradouro para a baía = leste
 com uma linha na base da barreira e depois uma estrada a sul do Clube Naval
A FOTO 1 mostra um poste de alimentação da linha de carro eléctrico (pelo que seria de ou posterior a 1922, ano da sua inauguração) mas estando os carris dessa linha aparentemente assentes em travessas como é característico do caminho de ferro (cuja linha existiu aí até 1922). A explicação pode ser que a linha do eléctrico tenha sido assente sobre as travessas do caminho de ferro antecedente, o que não era normal mas teria justificação neste caso particular. 
Vê-se para a direita da FOTO 1 o que devia ser a estrada marginal para sul do Clube Naval ligando-o à Baixa da cidade passando pela base da Ponta Vermelha. Essa estrada foi construída em 1926 e daí a FOTO 4 deverá ser posterior a 1926 até pela quantidade e aspecto das viaturas paradas perto do Clube Naval.
Na foto seguinte de Vasco Freitas (no Facebook) vê-se um pouco mais da estrada em direcção à base da Ponta Vermelha e o resto parece-me semelhante à FOTO 1, por exemplo o edifício do clube, para sul dele o court de ténis e algumas árvores (palmeiras) em seu redor.


FOTO 2
Clube Naval no desenho original mas como se pode ver
aqui na FOTO 3b a certa altura teve um muro à entrada
Vê-se bem à esquerda da FOTO 2 = para norte do Clube Naval a parte da estrada marginal que segundo o que se analisou aqui deve ter sido construida em 1919 (só para sul do Clube Naval é que deve ter sido construida em 1926), a linha do eléctrico de 1922 com os seus postes mais junto à barreira e entre as duas uma fiada de árvores. Desse mesmo lado ficava próximo o Pavilhão de Chá, o eléctrico seguia daqui nessa direcção mais uma dezena de metros até ao términus e a estrada marginal flectia depois para o interior passando entre o pavilhão e a barreira para se ligar um pouco depois ao início do Caracol
Para a direita da FOTO 2 = para sul do Clube Naval era o trajecto da estrada marginal para a passagem pela base da Ponta Vermelha e depois para a Baixa. Pouco depois do Clube Naval a estrada marginal e a linha de eléctrico separavam-se mais claramente como se via na conhecida foto de Santos Rufino publicada em 1929 na FOTO 2 do artigo anterior.
Segue-se uma foto talvez dos anos 50 com o Clube Naval já ampliado para o lado da baía

FOTO 3
Clube Naval sem o molhe que fechava a doca do lado da baía, que devia estar 
a ser reconstruído (no terceiro mapa do artigo anterior estava assim desenhado)
Na FOTO 3 para a direita = sul do Clube Naval vê-se que os campos de ténis estão aumentados em relação aos das FOTOS 1 e 2 e parecia que a estrada marginal mantinha o traçado da FOTO 2 inclinando-se para o lado da muralha marítima. 
Voltando ao espaço para norte do Clube Naval, temos a FOTO 4 dos anos 50/60 (originalmente a da Goodyear), por isso mais recente do que a FOTO 2 e mostrando que uns anos depois desta a estrada marginal original tinha sido reaproveitada para servir de via da esplanada e que uma nova estrada tinha sido aberta mais junto à barreira onde tinha estado a linha de eléctrico deixando ainda espaço para a construção dum passeio largo na base da barreira. 


FOTO 4
Dois azuis: estrada/avenida marginal com duas faixas de rodagem
Cinzento: via da esplanada
Roxo: parapeito da esplanada
Amarelo: passeio largo na base da barrira
Laranja: parede na base da barreira a sul do Clube Naval ladeando a estrada marginal
Em relação às posições relativas entre a estrada e a base da barreira a sul do Clube Naval, vê-se que na FOTO 2 mais antiga estavam afastadas enquanto que na FOTO 4 mais recente (e quanto a esse aspecto ainda actual) elas estavam próximas. A questão que se coloca é se terá sido a estrada que se aproximou da base da barreira que teria continuado na posição original ou se foi a base da barreira que se aproximou da estrada que teria continuado na posição original. A segunda hipótese poderia ter acontecido depois de terem sido feitos trabalhos na barreira para reduzir o seu declive, deslocando-se a sua base até junto da estrada para diminuir o seu risco de desabamento. Esses grandes trabalhos de conssolidação desta barreira da Polana podem ter sido os que viamos na FOTO 8 deste artigo datada de 1944.
A foto final de Orlando Rodrigues de 2016 foi tirada no local da antiga esplanada entre o antigo Pavilhão de Chá (que esteve a uns 100 m para as costas = norte dela) e o Clube Naval (que fica para a frente = sul e para a esquerda mas é invisível na foto). 
No eixo perpendicular à estrada vemos à esquerda o passeio ladeando a muralha marítima  e à direita a estrada separada por um passeio da parede na base da barreira da Polana, o que em grosso parece ser semelhante ao existente na FOTO 4 dos anos 60. Mas no resto deste local houve grandes alterações pois actualmente parece que desapareceu a via da esplanada onde está agora um declive em terra, desapareceu o separador com árvores a leste delas e a marginal passou a ter duas faixas separadas. 

FOTO 5, vista para sul-sudoeste actual
Estrada marginal da Polana perto do antigo Pavilhão de Chá 
com faixas separadas em 2016
O Clube Naval fica do lado esquerdo a uns 200 metros para a frente = sul deste local e à direita ergue-se a barreira da Polana vendo-se as traseiras de prédios altos do lado nascente = leste da A, Nyerere, antiga António Enes. A marginal segue ao lado da barreira na parte desta visível na FOTO 5 tal como acontecia na FOTO 4 e diferentemente do que se via na FOTO 2, tendo as questões que tal levanta sido colocadas logo abiaxo da FOTO 4.

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