FOTO 1
Postal e foto certamente com vista da alta para a Baixa vendo-se o estuário e a Catembe ao fundo |
Esta é mais uma das interessantíssimas fotos históricas de Lourenço Marques, actual Maputo feitas por membros da Missão Suíça (DMO - Exchange et Missions) que são disponibilizadas no site da Universidade Southern California (USC) e de que apareceu um postal editado pela missão à venda no site delcampe.net. A imagem deve ser de cerca de 1900, não tinha originalmente legenda elucidativa e por isso inseri em cima o que à priori consegui identificar.
A primeira referência deviam ser os edifícios que aparecem ao fundo à esquerda = para nascente mas à primeira vista não os conhecia. Foquei então noutro ponto relevante que seria um edifício de telhado encimado por uma clarabóia que se vê ao fundo e ao centro direita da foto. Deveria ficar para nascente = leste duma das avenidas "verticais" da cidade (perpendiculares ao estuário) de que se pode adivinhar o futuro traçado na foto. Tal edifício pode ser identificado na FOTO 2 que genéricamente sabemos localizar bem como indico na legenda:
FOTO 2
Rectângulo branco: mesma clarabóia e telhado que na FOTO 1, coincidindo também a posição em relação à avenida Carmesim: esquina a sudeste do recinto da Missão Suíça Laranja: Av. Augusto de Castilho, actual Lenine com os postes da electricidade do lado esquerdo como na FOTO 1 Azul claro: Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré Rosa: Av. 24 de Julho Roxo: igreja paroquial na Rua da Rádio |
Por isso podemos dizer que a FOTO 1 mostra a encosta da Maxaquene a descer para a Baixa a nascente do recinto da Missão Suíça, actual Igreja Presbiteriana como defino a seguir na sua legenda mais completa.
FOTO 1 com marcas
Pelo que se vê na FOTO 2 (a FOTO 1 não ajuda nesse aspecto) o edifício da clarabóia ficava abaixo da Av. 24 de Julho e do lado esquerdo = leste da actual Lenine (em zona onde foi construído o Hotel Miramar) mas não dá para se ver com precisão na foto se seria muito ou pouco. Por essa altura já existia mais para baixo o consulado britânico.
Vejamos com o mapa de 1903 que seria mais ou menos do tempo da FOTO 1 quais eram as possibilidades:
MAPA de 1903
Esta localização para a FOTO 1 acaba por não surpreender pois já tinhamos visto outra foto da DMO (aí é a FOTO 1) da mesma época, na mesma zona e também com um riquexó e que terá sido (e também a sua FOTO 2) executada na mesma leva da FOTO 1 mostrada aqui. Quer dizer os senhores da missão andaram a fotografar principalmente o que havia nas suas redondezas e o seu quotidiano.
Essas outras fotos não mostram os dois edifícios semelhantes marcados a castanho na FOTO 1 que também me parece não estão representados nem no mapa de 1903 nem no de 1915 por isso juntei ao primeiro. Eles apareciam à distância na FOTO 3 em baixo, tirada do Prédio Pott na Baixa da cidade mais ou menos no sentido oposto ao das FOTOS 1 e 2.
Estes dois edifícios existem ainda (ver aqui) e ficam na antiga Rua Fernandes da Pedade, actual John Issa do lado poente e próximos da Av. 24 de Julho. Nos anos 40/50 do século passado estavam assim:
Essas outras fotos não mostram os dois edifícios semelhantes marcados a castanho na FOTO 1 que também me parece não estão representados nem no mapa de 1903 nem no de 1915 por isso juntei ao primeiro. Eles apareciam à distância na FOTO 3 em baixo, tirada do Prédio Pott na Baixa da cidade mais ou menos no sentido oposto ao das FOTOS 1 e 2.
FOTO 3
Castanho: os dois edifícios da FOTO 1 Laranja: direcção aproximada da Av. Augusto de Castilho, actual Lenine Roxo: igreja paroquial acima da Rua da Rádio |
Outra foto de cerca de 1905/1910 que completa o cenário da FOTO 1 é a seguinte que também já mostrámos:
FOTO 5
A zona aqui abordada, mas com fotos viradas para o lado do Alto-Maé em vez de ser para a Baixa como nas FOTOS 1 e 2 de cima e por volta de 1970, é mostrada neste artigo.
Comentários