Oficinas de manutenção da DETA em Mavalane - Arqs. Miranda Guedes e Octávio Pó

Encontramos no grupo de Facebook DETA (Linhas Aéreas de Moçambique - Memórias)  uma imagem deste grande edifício que reproduzimos com a devida vénia.
Permite-nos assim explicar melhor o que tinhamos tentado antes e pelo nome e data tudo leva a crer que este terá sido o projecto das Oficinas da DETA executado de 1960 a 1963 pelos arquitectos Marcos Miranda Guedes e Octávio Pó.


FOTO 1
Informação do FB DETA: Edifício das Oficinas de Manutenção (OM) da DETA
Já tinhamos falado do local onde este edifício acabou por ser construído num artigo anterior referente aos hangares do primeiro aeródromo de Mavalane em Lourenço Marques, actual Maputo. Em relação aos outros edifícios principais nesse local podemos dizer que este ficava para a direita da primeira aerogare e ficava para a esquerda da nova torre de controle do Aeroporto Gago Coutinho que na FOTO 1 estaria para o fundo.
Isso pode ser recordado na montagem em baixo mostrando esses hangares e em medalhão a fachada do edifício da FOTO 1 encostado a eles e virado para o exterior. 


MONTAGEM 1
Roxo: primeiro hangar
Laranja e vermelho: segundo hangar
Vermelho: parece ampliaçâo para a frente e para o alto do segundo hangar
Azuis: OM da DETA com duas entradas com coberturas elevadas
 e em placas onduladas suportadas por colunas
Verde claro: vista das OM da DETA de frente e ao longe
Castanho claro: nova torre de controlo
Castanho escuro: nova aerogare
O medalhão na MONTAGEM 1 vem deste conhecido postal do aeroporto mostrando à esquerda a sua fachada principal com o sul para o fundo:

FOTO 2
Azuis: OM da DETA com duas entradas 
Castanho escuro: nova aerogare Gago Coutinho
Castanho claro: segunda torre de controlo do aeroporto
Pode-se ver este edifício das OM da DETA no google maps, muito estreitos e ao longo - à direita nessa imagem - dos dois hangares que se nota receberam coberturas azuis novas. Vejo também que apareceu um novo pequeno volume à frente de onde me parecia que o edífício longo tinha uma separação entre as suas duas partes constituíntes.

Comentários