Praças de Touros de Lourenço Marques - as mais antigas (4/5)

Vamos agora ver fotos de praças anteriores às da MONUMENTAL em betão e da Praça do Clube de Turf. Tal como a última, as praças que veremos aqui em Lourenço Marques (LM), actual Maputo eram construídas em madeira e chapa mas parecem-me diferentes dela.
Primeiro as fotos que parecem mais antigas e com praça mais simples:

FOTOS 1

Lide com bandarilheiro (duas versões da mesma foto)

Segue-se foto da apresentação do elenco duma corrida de touros num postal a cores enviado em 1906. Comparando com a apresentação no Turf Club esta arena é muito mais pequena:

FOTO 2
Introduction at Bullfight, Lourenço Marques (editor E. Peters)

Olhando para a protecção que havia ao alto da bancada parece-me que se tratava da mesma praça nas FOTOS 1 e 2. Também as árvores ao fundo me parecem do mesmo tipo, mais própriamente eucaliptos. 
Temos agora fotos provávelmente de praça posterior às de cima pois parece-me que a bancada principal com os camarotes é mais alta:

FOTOS 3


Lourenço Marques - na tourada ("cartonista"), cerca de 1910

A foto seguinte é muito provávelmente da mesma praça da FOTO 3, se olharmos para a estrutura da cobertura dos camarotes e para a parte inferior da bancada.

FOTO 4
Touro com bandarilhas espetadas

Um postal que inclui a foto de cima e mais outra, ainda na mesma arena:

FOTOS 5
à esquerda: mesma foto que a FOTO 4
à direita: presumo que "matador" em lide a pé

Agora duas fotos de uma praça com os camarotes por cima da bancada e que me parece ser diferente das duas praças vistas aqui anteriormente. A foto de cima é do álbum "Views of Lourenço Marques" de 1905 de Spanos - Africa in the Photobook


FOTOS 6


Lourenço Marques. uma tourada - A bull-fight (duas fotos na mesma sessão)

O animal era malhado, seria uma garraiada? Os espectáculos com uma componente de comédia em LM eram muitos usuais, presumo que por falta de uma verdadeira "afición" local.
Vimos então neste artigo provávelmente três praças de touros diferentes em LM que pareciam em chapa metálica e madeira. 
Duas das plantas mais antigas da cidade mostram o seguinte: 


MAPAS de 1903 e de 1914
Branco: Praça de Touros (no futuro sítio do Bazar Caxemira)
Verde: Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane
Amarelo: Av Latino Coelho, actual Maguiguana
Vermelho: Av Luciano Cordeiro, actual Luthuli
Azul: Av General Machado, actual Guerra Popular

Então em 1903 e em 1914 a Praça de Touros da cidade ficava a SW do cruzamento das avenidas General Machado, actual Guerra Popular e Latino Coelho, actual Maguiguana. Pela data da FOTO 2 pelo menos a primeira praça deste artigo terá sido aí. Talvez a praça das FOTOS 3, 4 e 5 fosse aí também, mas como os mapas subsequentes não mostram praças (casos dos de 1925/26, do de 1940/41 e do cadastro de 1940/50, pelo menos nessa zona),  não tenho certezas sobre a sua localização até à construção da Monumental nos anos 50. 
Uma coisa interessante sobre o planeamento da cidade é que estruturas mais modernas foram feitas no mesmo eixo das antigas que elas vieram substituir, ampliando-se e afastando-as da Baixa da cidade. Isso aconteceu ao matadouro que foi movido ao longo da estrada das Estâncias/Lhanguene, ao cemitério que passou do S. Timóteo para o S. Francisco Xavier na Av. Manuel de Arriaga e como vemos aqui embora possa ter havido outra localização de permeio aconteceu também à Praça de Touros entre 1914 e os anos 50 tendo-se afastado do centro mas mantendo-se ao longo do eixo da Av. General Machado - General Craveiro Lopes, actual A. Lusaca, a continuação daquela avenida depois de cruzada a Estrada da Circunvalação.

PS: No livro "Pedras que já não falam" Alfredo Pereira de Lima (APL) diz que os primeiros dinamizadores de tourada em Lourenço Marques foram residentes na Catembe, provávelmente trabalhadores das Oficinas Navais. Começaram com um grupo de forcados e em 1900 fundaram o Grupo de Amadores Tauromáquicos "18 de Março" o qual ergueu no ângulo das avenidas General Machado e Pinheiro Chagas a primeira praça tauromáquica de LM, a Praça de S. João. Em 1902 realizaram-se nove corridas de "touros" que eram bovinos locais e em 1905 surgiu a Praça D. Carlos. 
Ora procurando confirmar o que APL diz, olhando para o mapa de 1903 vemos que a praça lá representada não seria a "18 de Março" pois embora fosse na Av. General Machado era um quarteirão mais para norte, a menos que alguém se tivesse enganado. 
Como a praça que está nos mapas de cima não era a primeira da cidade (pois era um quateirão para norte) e como APL não diz claramente onde a praça D. Carlos esteve, vamos tentar ver se a praça dos mapas (no de 1903 e lá continuava em 1914) podia ser ela. Ora a praça dos mapas estava lá já em 1903, como a Praça D. Carlos é de 1905 não podia ser ela a praça dos mapas. Considerando que as praças podiam ser desmontavéis e não ser montadas sempre no mesmo sítio isto torna-se ainda mais complicado e APL deixa-nos de novo a questionar se o que está nos mapas e se o que ele diz estava correcto ou não. Resumindo, mais um imbróglio para se resolver.

Comentários