Artigo em parte repescado de conteúdo anterior
Depois de falar da Praça Monumental que foi construída nos anos 50 em Lourenço Marques e que se mantém como edifício "pós apocalíptico" na actual Maputo (aqui e aqui) veremos agora uma praça de touros anterior com fotos que surgem nos albuns de Santos Rufino (SR) de 1929 pelo que temos boa ideia do período em que existiu.
SR publicou muitas imagens desse Campo ou Praça do Turf Clube pelo que suponho lhe atribuia grande importância. Difícil é no entanto a sua localização pois com esse nome ou outro não aparecem praças nos mapas pelo menos de 1925 aos anos 50.
Do que falei aqui o Turf Club por volta de 1919 estava ligado a corridas de cavalos para apostas pelo que necessitava dum pista longa. Presumo por isso que a praça de touros fizesse parte dum "complexo" com essa pista de corridas mas por exemplo não é possivel "adivinhar" se a praça estaria ao centro ou ao lado da pista. Nas fotos antigas da cidade também me parece que não se consegue dizer com certeza onde estaria esse "complexo" e sendo a praça feita em madeira não temos a certeza se seria instalação fixa ou desmontável, no segundo caso a sua localização seria mais difícil. De qualquer modo esse "complexo", pelo espaço requerido e pelo preço dos terrenos, teria de estar para os limites da zona prevista para ser urbanizada ou mesmo já nos subúrbios para lá da estrada da circunvalação. Noto que em 1950 foi criado o Clube Hípico desportivo com instalações específicas fora da cidade mas aparentemente não esteve relacionado com o Turf Club de índole comercial.
Esta festa devia ter "corrida de touros" mais música e folclore mas atentando na legenda original de SR de verdadeiramente desportivo parece que só vejo um ginasta. Noto ainda que no preciso momento em que os toureiros agradeciam os aplausos passava um avião por cima da praça mas ninguém lhe ligou muito (a menos que seja um photoshop).
Outra foto da mesma praça com tourada a cavalo e em tempo diferente da de cima como se pode verificar por exemplo pelo surgimento do cartaz à direita da entrada dos touros:
Vista mais próxima da entrada de touros e do coberto para a banda do espectáculo |
Na foto de cima vê-se que as portas da entrada de touros estavam fechadas pois decorria a faena enquanto para a apresentação podiam estar abertas, mas a praça era a mesma.
Na foto seguinte aparecem aficionados que me parecem predominantemente locais enquanto que nos anos 60 a tourada parecia-me também direccionada a turistas estrangeiros:
Finalizamos com mais fotos do Campo ou Praça do Turf Club com lides a pé e a cavalo e mais aspectos das bancadas numa "tarde de touros":
Presumo que esta praça aparentemente constituída de madeira tenha sido a praça da cidade até à construção da Monumental em betão armado nos anos 50, pelo menos não aparecem imagens duma que tenha ocupado o intervalo.
No próximo artigo veremos praças certamente anteriores a esta do Turf Club. |
Comentários