Fábrica de moagens e massas alimentícias em Lourenço Marques

Começamos com uma foto de F. Swanepoel em 2002 mostrando uma antiga instalação industrial algures em Maputo, antiga Lourenço Marques. Veremos que se tratava da fábrica de moagens na zona ocidental da Baixa que tinha sido o pântano do antigo Mahé. Fica face à actual 25 de Setembro, antiga da República do seu lado norte e a ela já nos referimos aqui.


FOTO 1
Foto de F. Swanepoel em 2002 do flickr
Já conhecemos esta parte da fábrica deste artigo e repito a foto retirada de filme de 1952:


FOTO 2
Fábrica em 1952 com a mesma chaminé exterior do lado poente
Uma foto muito mais antiga ainda sem a chaminé e sem o corpo saliente do edifício original que agora a enquadra ou lhe fica à frente.

FOTO 3

Fachadas a poente e principal da fábrica de moagens de Lourenço Marques
Podemos então dizer que a FOTO 3 é anterior a 1952, o que já se podia suspeitar pelo aspecto das viaturas no passeio da avenida, dois camiões e um automóvel. A excelentíssima galinha no canto inferior direito da FOTO 3 devia pertencer a um dos trabalhadores dos caminhos de ferro habitando as vilas em frente e que a colocava na avenida a "reciclar" os grãos de milho que caíriam dos transportes para a fábrica. .
Agora outra foto do mesmo tempo da FOTO 3 vendo-se à direita a fachada virada a poente = oeste e de frente as traseiras da fábrica viradas a norte (referência a pontos cardeais no HoM é sempre aproximadamente):

FOTO 4
Fabrica sem a chaminé exterior à direita vendo-se umas pequenas no interior
Do lado esquerdo da FOTO 4 para a esquerda sobre a fabrica vê-se ao longe o grande hangar das oficinas dos Caminhos de Ferro (vê-lo aqui ao fundo de muitas fotos de 1913 quando esta zona servia de campo hípico) e mais longe ainda a cúpula da estação
Podemos ver esta fábrica do ar em 1937 aparentemente na mesma configuração das FOTOS 3 e 4 em foto de Mary Meader pertencendo à colecção da Universidade de Wisconsin Milwaukee (UW-M):

FOTOS 5 (clique para aumentar)
Laranja: Av. da República, actual 25 de Setembro
Verde claro: Av. Luciano Cordeiro, actual Luthuli
com o campo Eng Freitas e Costa para o fundo
Azul normal: fachada lateral da fábrica virada a poente = oeste
Azul escuro: fachada principal virada a sul
Castanhos: vilas para trabalhadores dos CFLM / CFM do lado sul da avenida

Roxo: ramal de caminho de ferro com vagões
Vermelho: entrada para a fábrica do lado do ramal e da Av. Álvares Cabral
Rosa: oficinas dos CFLM/CFM
Pode também ver-se aqui as oficinas dos CFM e particularmente mais da zona do antigo pântano que ficou para norte da Av. da República antes do começo da sua transformação em zona industrial.
Como se pode observar nas FOTOS 5 o ramal de caminho de ferro passava na Av. Álvares Cabral, actual Manganhela por trás da fábrica e pelos vagões parece-me que na área havia uma derivação para o recinto do porto curvando para sul e passando pela esquina onde em 1943, uns seis anos depois das FOTOS 5, foi construída a sede do Clube Ferroviário
Finalmente uma publicidade antiga - pouco visível - da fábrica e seus produtos.

FOTO 6
NACIONAL, no nome, no pessoa e no capital
Os originais das FOTOS 3 e 4 pertencem ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Portugal e provávelmente serão do final dos anos 30 ou anos 40.

Comentários