Terminamos a série iniciada aqui sobre a feitoria ou grande armazém do Allen Wack (AW) de Lourenço Marques (LM), actual Maputo complementando o que se falou nos artigos precedentes e abordando alguns pontos adicionais.
Concessão de terrenos à firma Allen Wack
Concessão de terrenos à firma Allen Wack
Como referimos no segundo artigo desta série foi ainda no século XIX (19) outorgada pelo Estado português à AW uma grande concessão de terrenos na encosta da Maxaquene e foi-lhe confiado o trabalho do aterro da enseada da Maxaquene. Estas duas grandes parcelas de território estão representadas no mapa seguinte que talvez seja de por volta de 1909.
| Mapa da capa do livro de João de Sousa Morais: Maputo, Património da estrutura ...  | 
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Vermelho: concessão do Allen Wack na encosta da Maxaquene Zona rosa: terreno que seria obtido pelo aterro da enseada da Maxaquene 
Como no círculo vermelho o "de" está na direcção da Av. Francisco Costa, actual 24 de Julho, a concessão de AW na encosta devia ser entre as actuais avenidas Mondlane a norte e Lumumba a sul e pode-se estimar assim a sua enorme área. Sobre essa parte da concessâo refere Lisandra Franco de Mendonça na sua tese de doutoramento na página 128 "Na cartografia de finais do século XIX a área que se estende entre o limite este da expansão da cidade (Av. Augusto de Castilho) e a vila da Ponta Vermelha, aparece assinalada como “Concessão de Allen Wack”.  
Sobre a parte do aterro mais a sul Lisandra Franco de Mendonça menciona o seguinte: "Segundo Pereira de Lima, o Governo concedeu a Charles Wack em 1888, “todos os terrenos que pudesse conquistar ao mar, entre a Praça de N.ª S.ª da Conceição e as proximidades da Ponta Vermelha, ‘a fim de neles construir oficinas metalúrgicas, docas de abrigo e outras edificações, com a obrigação de construir um muro-cais, [...]. A concessão desta área feita sucessivamente à firma Allen Wack & Co. foi anulada em 1897, por o concessionário não ter cumprido as obras acordadas." 
Destes textos ficamos no entanto sem saber se o direito da AW às duas parcelas era conjunto ou individual, quer dizer se a anulação da componente da concessão para a enseada terá implicado automáticamente a anulação da componente da encosta ou não. Se essa componente tiver também sido cancelada então a referência no mapa de 1909 à AW seria simplesmente histórica pois os terrenos nessa altura teriam outro proprietário, talvez de novo o Estado. Sobre o que aconteceu depois a esses terrenos da encosta falámos aqui embora também nem tudo tivesse aí ficado bem esclarecido. O que em retrospectiva observamos aqui foi o Estado atribuindo a uma firma comercial, aparentemente sem experiência em construção civil, um grande trabalho de aterro e a feitura do muro cais que seria essencial para o futuro da cidade. Esse trabalho seria longo, volumoso e difícil mas poderia gerar grandes benefícios à AW no caso de ter sucesso. Para ter chegado a esse tipo de relação com o Estado é de crer que Charles Wack tivesse certa reputação, influência e/ou poder em Moçambique nesse tempo da Monarquia mas sobre isso nada sei. Estranho é que como vimos no artigo anterior nas fotos de Fowler cerca de 1886/87 ainda não se viam instalações da AW no local onde vieram a estar junto à fortaleza. Por isso Charles Wacke terá ganho o peso "institucional" que terá feito as autoridades confiar nele exercendo outra actividade ou a actividade comercial que ele exerceria teria sido noutro local da então vila de Lourenço Marquues, isso óbviamente em condições normais de administração do bem público. Este é um exemplo de assuntos que os poucos textos disponíveis, os mapas e as fotos podem levantar mas não resolvem e onde trabalho de pesquisa de Historiadores seria crucial. | 
Mudança no nome da firma - Allen Wack & Shepherd 
Em 1920 a Allen Wack tinha aumentado o nome original juntando-lhe o Shepherd (aqui AW&S) e podemos ver aqui os pormenores:
Por esta notícia não se fica perceber bem qual das firmas iniciais era alemã e se foram elas que terão deixado de ter interesse na zona dado a Alemanha em 1918 ter perdido o Tanganhica.
Em 1920 a Allen Wack tinha aumentado o nome original juntando-lhe o Shepherd (aqui AW&S) e podemos ver aqui os pormenores:
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| Nova firma criada pela junção de duas prévias e entrada de quatro novos accionista^s | 
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