Mais fotos do Pavilhão de Chá e da Praia da Polana de Lourenço Marques

Continuamos a olhar para o Pavilhão de Chá (PdC) na zona onde começou a Praia da Polana e onde foi aberta a Estrada do Caracol em 1911. A maioria destas fotos são de cerca de 1954 e 1955 mas há uma de cerca de 1936 e uma recente.
Começamos com três reproduzidas duma brochura turística dos CFM publicada em 1954:


FOTO 1
Vista para norte da praia da Polana, que em frente 
ao Pavilhão de Chá estava protegida por rede (Recinto de Banhos)
FOTO 2

Foto tirada a sul do PdC e ao lado da muralha marginal  
Foi sobre a plataforma de onde a FOTO 2 foi tirada que tinham estado os vestiários que se podem ser ver aqui à esquerda do PdC (para quem olha do mar) principalmente nas quarta e quinta fotos.
Agora uma foto tirada duma das varandas do PdC viradas para a baía e na direcção da referida plataforma aparecendo ao fundo o Clube Naval 

 FOTO 3
Vista do primeiro andar da varanda do primeiro andar do PdC e da sua metade norte

Uma foto recente de Maputo, antiga Lourenço Marques que terá sido tirada um pouco para norte de onde o PdC e esteve e penso mostra ao fundo a antiga plataforma das FOTOS 2 e 3:

FOTO 4
Ao fundo como nas duas últimas fotos aparece o Clube Naval

Agora uma foto tirada cerca de 1936 a partir do PdC e virada para sul mas neste caso da traseira do edifício, isto é do seu lado virado para a barreira da Polana que se vê à direita: 

FOTO 5
À esquerda aparece ainda a parte mais para o interior dos vestiários
e ao fundo nessa direcção o Clube Naval

Voltamos a cerca de 1954 e a olhar para sul - sudeste como nas FOTOS 3, 4 e 5 de cima:


FOTO 6
Fachada norte do PdC vista da plataforma do Caracol

Lembro que enquanto o Caracol teve o murete na sua plataforma que se vê à esquerda, não havia estrada marginal junto à praia imediatamente para norte do PdC. A marginal era nessa altura desviada para esta plataforma e ao fim dela descia para a praia perto dos chalés mas essa situação devia estar prestes a ser alterada ao tempo desta foto - ver aqui.
Série completa sobre o Pavilhão de Chá aqui.

Comentários