Igreja paroquial católica de LM - em construção e imagem de Nossa Senhora (4/6)

Continuamos a série de artigos sobre a igreja paroquial de Lourenço Marques (LM), actual maputo do século XIX (19) que se localizava onde está agora o Palácio da Rádio. O seu nome oficial era de Nossa Senhora (NS) da Conceição, foi também conhecida por igreja matriz e depois por catedral mas para simplificar chamo-lhe aqui paroquial e chamarei Catedral à nova igreja de 1944. Como dissemos neste artigo a NS da Conceição era a padroeira de LM e há muito a padroeira de Portugal.
Primeiro e com a devida vénia sumarizo o essencial e adapto o texto de Alfredo Pereira de Lima (APL) no livro Pedras. Aquando da chegada da Expedição das Obras Públicas a LM em 7 de Março de 1877, os serviços religiosos católicos celebravam-se numa pequena casa particular alugada. O chefe dessa expedição Eng. J. J. Machado achou necessária a construção duma igreja «com carácter de permanência, em local bem escoIhido, e em condições de ser útil por muitos anos». O seu projecto foi aprovado em Abril de 1878 e em Maio de 1878 abriram-se os alicerces e presumívelmente a construção avançou lentamente depois devido à costumeira falta de verba. Em Fevereiro de 1882 as paredes da construção estavam em osso e faltava a cobertura e se não se completasse a obra as próximas chuvas causariam grandes estragos. Assim o Governo e se bem entendo uma subscrição pública providenciaram os fundos para a conclusão da construção, sendo então a primeira igreja católica de LM inaugurada em Julho de 1883
Continuando com os dados de APL, o interior dessa igreja paroquial era muito modesto tendo como imagens uma de NS da Conceição "duns 15 centímetros de altura, bastante mutilada"  e um pequeno Santo Cristo, de marfim em cruz de prata. No final de 1886 ou início de 1887 chegaram de Lisboa mais imagens de santos e pouco depois nova imagem de NS da Conceição, adquirida por subscrição pública e fornecida pela firma Fabre & Fils de Marselha e que foi exposta na igreja em Dezembro de 1888. 
Mas mesmo em 1894 a pobreza do interior da Igreja não agradava ao Bispo D. António Barroso que dizia que o templo «exteriormente tem aspecto artistico, que é uma imitação do estilo gótico, corn as suas agulhas elegantes» mas que «internamente é um barracão que se assemelha a uma sinagoga ou templo maçónico, está tão afastado da linha geral que preside à construção de uma igreja de culto católico, que nem púlpito Ihe fizeram». Assim fizeram-se novos trabalhos no interior: demoliu-se a sacristia original e construiu-se uma nova, instalaram-se altares em mármore de NS e de Santo António, além do púlpito, fizeram-se em colunas de mármore também as molduras dos nichos e uma grade de ferro passou a separar o altar-mor do corpo da igreja. Na torre colocou-se um relógio e entre 1888 e 1902 foram sendo compradas peças de mobiliário e litúrgicas.
Podemos agora ilustrar com algumas fotos partes importantes desse texto de APL. Primeiro uma foto até agora pouco conhecida e reproduzida do original da Universidade de KwaZulu-Natal onde faz parte da Colecção Campbell

FOTO 1
Igreja nova de Lourenço Marques em construção de pedra e argamassa
Vê-se na FOTO 1 que as paredes da igreja estavam completas mas que não tinha ainda telhado. Estava por isso em estado de construção mais avançado do que APL descrevia para Fevereiro de 1882 mas antes da sua conclusão em Julho de 1883, pelo que temos uma margem de cerca de ano e meio para a datação desta foto.
A segunda foto para ilustrar o texto de APL foi recentemente vendida no site de objectos de collecionismo delcampe.net. O original é de Hily e de 1919 e segundo a legenda tem a imagem da Imaculada Conceição de LM. 

FOTO 2
Uma imagem de Nossa Senhora (NS) num altar de esquina 
no interior duma igreja em LM em 1919
Podiamos primeiro questionar se esta foto era da igreja paroquial mas, como veremos depois, em 1944 ela estava nessa igreja pelo que presumo que sim. Segundo podiamos perguntar se seria esta a segunda imagem de NS adquirida em 1888 (pois teria algo mais do que os 15 cm que a inicial tinha) e na continuação de achismos do HoM também acho que sim (ver ao fundo deste artigo mais "reflexão" sobre isso).  
No artigo seguinte tentaremos ver o que aconteceu a esta imagem de NS da igreja paroquial em 1944 e depois disso. Do Santo Cristo e do Santo António que APL também referiu no seu livro não conheço imagens na igreja paroquial e assim perdi-lhes o traço depois da demolição desta.
Para terminar este artigo, com a FOTO 1 podemos imaginar melhor qual pode ter sido a origem desta gravura da igreja paroquial e datá-la:

GRAVURA
Gravura da igreja paroquial em construção,
 e que seria de entre Fevereiro de 1882 e Julho de 1893
Ainda sobre a imagem da FOTO 2:
Noto que APL (e Ana Furtado como veremos depois) refere que as imagens religiosas colocadas na igreja paroquial de LM eram de NS da Conceição o que não coincide com o que Hily legendou na FOTO 2. Mas como no rito católico os nomes e imagens de NS parecem-me cambiáveis (a Imaculada Conceição é equivalente à NS da Conceição ou mais geralmente à Virgem Maria, mãe de Cristo), por isso a diferença entre o que Hily e APL escreveram pode não ter significado. 
Mas com essa premissa e tendo a FOTO 2 sido tirada em 1919 essa imagem também podia ser de NS de Fátima cujas aparições tinham acontecido nessa localidade portuguesa em 1917 (se a FOTO 2 fosse anterior a 1917 isto seria mais simples ...)O que principalmente me leva a colocar essa hipótese é que - como veremos depois  - em 1944 havia uma imagem de NS de Fátima na igreja paroquial, quer dizer havia lá em 1944 três imagens de NS das quais só reconhecemos a da FOTO 2. Para reforçar a hipótese até podemos pensar que se Hily fotografou essa imagem em 1919 podia o motivo especial ter sido a sua novidade (porquê tê-la fotografado em 1919 se ela já lá estivesse há muito?). 
Contra essa hipótese podemos argumentar que o nome "imaculada conceição" que Hily colocou na FOTO 2 não a direccionava directamente para Fátima, perdendo ele o impacto (comercial) que ela teria se tivesse ligação mais directa às aparições que seriam o "must" religioso do momento. Também me parece que 1919 seria ainda um pouco cedo (menos de dois anos depois delas) para haver imagens de NS de Fatima na igreja de LM pois as aparições de Fátima não foram consensuais logo de início para a igreja católica. Noto ainda que a imagem da FOTO 2 não tem as mãos juntas na vertical frente ao peito típica da NS de Fátima mas este estudo diz que só em 1920 se criou esse modelo, pelo que entre 1917 e 1919 poderia ter sido colocada em LM uma imagem diferente se bem que relacionada com Fátima. 
Resumindo, acho que a imagem da FOTO 2 é a de 1888 mas ...

Comentários