Mercado Municipal/Central/Vasco da Gama/Bazar - mais fotos e gravuras

Na FOTO 1 que será do  final dos anos 60 / início dos 70,  estamos nas traseiras do mercado de Lourenço Marques, actual Maputo que era inicialmente completamente descoberta como se viu aqui. Nesta altura em parte continuava assim mas tinha balcões baixos em vez dos panos no chão. Esta zona ficava no canto a noroeste do recinto do bazar e vê-se um pouco mais para leste = centro = na direcção da entrada principal uma faixa de barracas de madeira e chapa. 


FOTO 1
Vendedoras na zona que continuou descoberta perto do canto a noroeste
Vê-se a lata de "CERA LM" sem rival muito usada para os parquets e para os pavimentos exteriores em cimento cerzitado com tinta vermelha (ou cerisitado?).

À direita vê-se o topo leste = nascente da cobertura do mercado (hangar ou nave principal) e ao fundo o Hotel Turismo em construção o que permite a datação aproximada da foto. como sendo do início dos anos 70.
Por aí vê-se que FOTO 2 é da mesma altura da FOTO 1 mas está-se mais próximo da zona das barracas que foi adicionada depois da construção inicial entre a parte descoberta da traseira e a nave principal coberta do mercado. A FOTO 2 foto é reproduzida do FB Kanimambo - LM mas presumo que seja original de Carlos Alberto Vieira.

FOTO 2 
Vista mais ou menos semelhante à da FOTO 1
 mas aparecendo mais da cobertura da nave principal do mercado
A FOTO 3 é anterior à recente reabilitação do mercado que no entanto não afectou a sua estrutura (F. Swanepoel em 2002)


FOTO 3
Vista da zona das barracas para a nave principal coberta
Agora mostraremos gravuras de Dana Michahelles (1933-2002), artista gráfica de que falámos aqui e que são reproduzidas de grupo no FB que lhe é dedicado. Há nestas gravuras. que cobrem a zona das barracas mais próxima da nave central do mercado, elementos de arquitectura que permitem identificar o local pois também aparecem nas fotos de cima. 

GRAVURA 1
À esquerda um dos arcos das entradas para as lojas da fachada a sul,
como na FOTO 3 por cima do cartaz do BEM-VINDO
GRAVURA 2
Ao fundo à esquerda um dos mesmos arcos no interior da fachada a sul 
(talvez fosse o da entrada principal)
GRAVURA 3
Vê-se a cobertura da nave central  com o respiro no topo como na FOTO 3
GRAVURA 4
Presumo que entre a nave principal coberta (do lado norte) e o início 
da zona das barracas. Seria então vista para o lado poente = oeste

Comentários