Praça e Monumento a Mousinho em Lourenço Marques - (14/18)

Mais um artigo sobre a Praça e Monumento a Mousinho em Lourenço Marques (LM) que é a actual Praça da Independência de Maputo. Neste de âmbito um pouco mais alargado usarei imagens do flick com fotos da Fundação Gulbenkian (álbum sobre Mousinho de Albuquerque e álbum sobre Objectos Artísticos) e do FB Mouzinho de Albuquerque e a ele especialmente dedicado.
A primeira foto mostra a praça vista para nascente digamos na primeira metade dos anos 50 com cerimónia militar: 

FOTO 1
à esquerda: Palácio da Rádio ao fundo, de 1951
ao centro: monumento a Mousinho com plinto e estátua equestre
à direita: Hotel Clube para sudeste

Segue-se o painel Chaimite (Prisão de Gungunhana) de autoria de Leopoldo de Almeida e que estava colocado do lado a poente do plinto do monumento e que se via na FOTO 1, aqui com foto e informação da Fundação Gulbenkian (painel no flickr):

FOTO 2
Baixo relevo para o monumento a Mouzinho de Albuquerque, LM actual Maputo.
relativo ao final da primeira campanha de Gaza em 1895

A foto de cima não tem data mas o painel devia estar ainda na fundição em Portugal onde foi produzido e por isso poderia ser no início de 1940 dado que a praça foi inaugurada para o final desse ano.
Agora o monumento visto do lado oposto ao da FOTO 1 em dia de paradas militares:

FOTO 3
Praça de Mousinho com o seu monumento na parte central da praça
e com os edfícios das Obras Públicas ao fundo (antigo e moderno)

E em baixo está a foto de 1897 que é dita ter servido de modelo para a estátua equestre de Mousinho no monumento de Lourenço Marques:


FOTO 4
Mousinho e o cavalo Mike segundo Alfredo Pereira de Lima no FB Mouzinho

A FOTO 4 foi tirada durante a Campanha dos Namarrais que decorreu entre 1896 e 1897 e da qual temos também a foto seguinte da Gulbenkian e que poderia ter servido também para esse modelo: 

FOTO 5 
Estado Maior de Mousinho em 1896/97 no norte de Moçambique

Note-se que mesmo os oficiais superiores levavam a cavalo o "saco cama" enrolado e isto era no tempo em que eles estavam na linha da frente dos combates. O oficial que na foto está à esquerda de Mousinho devia ser Aires de Ornelas que reconheço das notas do BNU da antiga Provincia de Moçambique. Sobre ele e outros militares que acompanharam Mousinho nestas campanhas ver mais no artigo seguinte.
Por razões óbvias e ainda no periodo de transição para a independência de Moçambique a praça deixou de ter o monumento. O plinto foi demolido e as suas peças principais estão agora na Fortaleza  / Museu Histórico de Maputo como dissemos por exemplo aqui, aqui, aqui e aqui.
Resumindo tinha falado especialmente aqui da origem da praça e do monumento e aqui e aqui mais do monumento. Vimos agora um pouco mais da praça e do monumento a Mousinho e vimos um mais pouco deste chefe militar e civil em Moçambique no final do século XIX (19).

Comentários