TAP (Transportes Aéreos Portugueses) em Lourenço Marques: escritórios e aviões

A primeira imagem deste artigo sobre a presença da companhia Transportes Aéreos Portugueses (TAP) em Lourenço Marques (LM), actual Maputo penso ser de 1957:

FOTO 1
Delegação da TAP na  Av. Aguiar em Lourenço Marques, actual Maputo c. de 1957

Essa foto vem do anúncio seguinte no flickr / hemeroteca digital:

ANÚNCIO 1
Na Av. Aguiar, que se via a descer para o lado esquerdo

Era mencionado no anúncio de cima que a viagem de Lisboa a Lourenço Marques demorava 23 horas no total, o que corresponde ao conteúdo dos dois anúncios seguintes (retirados do site restosdecolecção):


ANÚNCIOS 2

Vinte e três horas de voo no total entre Lisboa e LM 
(faziam ainda escala em Accra)

Os Lockheed Super Constellation utilizados nas viagens dos ANÚNCIOS 2 inicialmente utilisaram a aerogare de Mavalane como podemos ver aqui na terceira foto mas passaram depois para a nova aerogare Gago Coutinho como se vê a seguir:

FOTO 2
Super Constellation da TAP na placa da aerogare Gago Coutinho em LM

Novas imagens relacionadas com a TAP apareceram na net em 2015 originadas pela exposição "TAP Portugal: imagem de um povo" focada no design da companhia. Uma delas é legendada pelo jornal TAP como se fosse em LM e em 1954-55 o que comento em baixo. Não fica bem claro se Keil do Amaral teria sido o arquitecto responsável pelo desenho da loja, da montra ou do cartaz.

FOTO 3
"Keil do Amaral, 1954-1955" - é capaz de estar correcto
"delegação de LM" - provávelmente estará errado

Devo dizer que tenho sérias dúvidas de que a FOTO 3 fosse de LM porque no cartaz da montra o nome LUANDA está destacado ao centro. A meu ver isso indicava que daí se podia voar daí tanto para Lisboa (à esquerda vê-se foto do Arieiro) como para LM (na imagem à direita parece LM vista do ar com a urbanização em retícula) e era o incentivo para os LUANDenses visitarem as outras duas cidades. A FOTO 3 seria então da delegação da TAP em LUANDA, mas se ninguém reparou nisso até agora ... A bibliografia de Keil do Amaral diz que fez em 1956 a delegação da TAP em Luanda e a de LM na década de 50 pelo que não resolve esta dúvida. 
Voltando à FOTO 1 da delegação na Av. Aguiar, depois D. Luis, actual Samora, como se via a rua a descer para a esquerda estaríamos a olhar para o lado poente da avenida e na sua parte em declive. Na parte alta desse troço da avenida foi construido o prédio Montepio / TAP no qual é de crer que a TAP se tenha instalado, mas como foi inaugurado só em 1960 a FOTO 1 de c. 1957 não poderia ser de lá. Assim as possibilidades para a FOTO 1 nessa avenida restringiam-se ao quarteirão mais abaixo desse. Estava aí o JFS e o Teatro e Café Gil Vicente mas como estes edifícios tinham utilisadores próprios, o que restava era as lojas do rés do chão do prédio Lusitana / African Life (vê-lo aquiaqui aqui) construído em 1950. Mas à primeira vista não encontro traços de ligação entre essas lojas e a da TAP da FOTO 1 por isso fica o caso por esclarecer.
Andando uns anos para trás, a TAP que foi fundada em 1945 tinha inaugurado no final de 1946 a ligação a Angola e Moçambique com a Linha Aérea Imperial (ver no Jornal TAP). Voava ainda para a aerogare de Mavalane de LM e utilisava aviões DC-3 Dakota. Foi esse tipo de aparelhos que tinham sido iniciadas pouco tempo antes as ligações dentro da Europa pelo que a viagem até LM tinha 12 escalas (só para ida) e 15 dias de duração (ida e volta) e era "na época a mais longa linha operada em avião bimotor DC3" (aplicava-se então o tradicional desenrascanço de modo a compensar a falta de meios para se realizar as manias de grandeza da alma lusitana). 
Esta foto do site riodosboinssinais deve ser do voo inaugural desses DC-3 Dakota para LM e ter sido tirada em Lisboa por isso em Dezembro de 1946 (outra foto aqui).

FOTO 4 
O comandante do voo e planeador da nova linha e que estava à direita do "civil" 
era o experiente piloto luso-moçambicano Manuel Maria Rocha

Na ligação da TAP de Lisboa com África, aos DC-3 Dakota seguiram-se os Lockheed Super Constellation que começaram a voar para LM em Novembro de 1955, por isso uns 9 anos depois. Como a aerogare de Gago Coutinho que se vê na FOTO 2 foi inaugurada em 1963 essa foto foi tirada pelo menos 8 anos depois do início dos voos com esse tipo de aparelho. 
Quanto à substituição dos Super Constellation por Boeings 707 a jacto na linha de África, segundo o site bic laranja só em Junho de 1970 os B. 707 passaram a escalar LM mas pela sua dica começaram em 1968 a voar para a Beira. Se bem me lembro havia depois transferência de/para voo interno feito em Boeing 737 da DETA de/para LM, mas isso teria sido só a partir de Janeiro de 1970 pois foi nessa altura que entrou ao serviço o primeiro B. 737 da DETA. Pensando nisso a diferença de capacidade - durante esses seis meses pois antes com o Fokker F 27 da DETA era muito maior -  entre os dois modelos de Boeing (o da TAP eo da DETA) não devia ser grande problema dado que boa parte dos passageiros vindos de Lisboa por exemplo desceria na Beira para ficar aí ou seguir para o centro e norte de Moçambique, nomeadamente os ligados às forças armadas. 
Voltando a LM, na foto seguinte vê-se o primeiro Boeing 707 da TAP que aterrou no seu aeroporto (foto e informação de bic laranja). De facto o aeroporto da Beira foi o primeiro em Moçambique a ter a pista preparada para a aterragem dos B.707 e para lá disso presumo que a DETA não via com "bons olhos" o facto da TAP fazer ligações internas dentro de Moçambique por isso deve ter havido negociações entre a província e a metrópole.

FOTO 5
Inauguração da pista de LM por Boeing 707 da TAP a 1/6/1970 

Aos DC-3, Super Constellation e Boeing 707 da TAP na sua linha de África para LM seguiram-se em 1973 os aviões Boeing 747 Jumbo. Pode ver-se no blog delagoabay algumas fotos dos aparelhos e notas sobre essa derradeira fase dos voos da TAP antes da independência de Moçambique em 1975.

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