Voltamos ao tema do aeródromo da Carreira de Tiro em Lourenço Marques (LM), actual Maputo de que vimos antes a disposição geral para olhar agora com mais atenção para a sua construção principal. Este aeródromo terá sido criado no início da década de 30 e deixou de ser usado cerca de 1938, substituido pelo de Mavalane.
Começamos com a foto de melhor qualidade reproduzida do site Voando em Moçambique mostrando em 1933 o aeródromo com a frota de três aviões da companhia pioneira Aero Colonial.
FOTO 1 (cortada à direita em relação ao original)
Aviões no aeródromo da Carreira de Tiro com um hangar para a esquerda em 1933
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Surge uma nova foto na publicação Portugal Colonial disponibilizada pela hemetoteca digital de Lisboa e que deve ser de 1934 mostrando mais aviões no mesmo aerodrómo e com um hangar ao fundo. À primeira vista podia parecer que os aviões e as pessoas fossem os mesmos da FOTO 1 mas pelo menos algum tempo se teria passado entre as fotos dado que a porta do hangar do lado direito - para quem vê de frente tinha-se deslocado de posição. Presumo que essa porta tivesse possibilidades de movimento de translação ao longo duma calha e de rotação sobre um eixo vertical, na FOTO 1 a translação teria ido até ao extremo e na FOTO 2 estaria uns metros antes desse extremo.
FOTO 2
Carmesim: hangar do campo de aviação de LM em 1934 Laranja: telhado dum edifício de dois pisos e planta entre o quadrado e o rectângulo |
A FOTO 3 seguinte (de que vimos uma muito semelhante no artigo anterior) deve ser de 1936 e por isso posterior às anteriores. Ela mostra o hangar inicial ampliado com um novo volume para a direita para além de outro edifício que provávelmente estava tapado pelas asas dos aviões na FOTO 2:
FOTO 3
Carmesim: hangar inicial do campo de Lourenço Marques em 1936 Verde: telhado de edifício longo ao lado do hangar inicial |
O que observámos nas FOTOS 2 e 3 relativamente ao que rodeava o hangar permite-nos tentar a sua localização no campo de que temos a foto aérea seguinte que penso ser de 1933:
FOTO 4
Carmesim: seria o hangar das FOTOS 1 e 2 e o inicial da FOTO 3
Verde: edifício en forma de "L" com uma parte longa ao lado do hangar inicial
Vermelhos: caminho de circulação entre o hangar e as pistas
Laranja normal: residência da oficialidade na esquina entre:e a pista mais larga do campo
Laranja claro: Av. Nkrumah, antiga dos Heróis da Nevala
Azul escuro: actual Av. Cabral e sua continuação para norte da Av. Nkrumah
Castanho escuro: Carreira de Tiro, própriamente dita
Preto: Cadeia Civil
Verde claro: Av. Sung, antiga General Rosado
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Se a sua posição fosse como indico na FOTO 4 o hangar nas FOTOS 2 e 3 estaria a ser visto do lado do caminho de circulação o que se coaduna com o que elas mostravam em primeiro plano, a plataforma de estacionamento dos aviões em terra / capim e com espaço livre para a frente.
Podemos tentar ver ainda numa foto dos anos 40 o que restava deste canto a sudoeste do que tinha sido o aeródromo da Carreira de Tiro:
MONTAGEM 1
Carmesim: penso que onde tinha estado e sido demolido o hangar de 1933 Verde: ver explicação em baixo Vermelhos: acesso entre o hangar e a pista Laranja normal: residência da oficialidade na esquina do quartel da Rua da Nevala Laranja claro: Av. Nkrumah, antiga dos Heróis da Nevala Azul escuro: Av. Cabral e sua continuação para norte da Av. Nkrumah Castanho escuro: Carreira de Tiro, própriamente dita |
Quanto ao que é marcado a verde, talvez a parte do edifÍcio que marcamos nas FOTOS 3 e 4 com a frente para o campo se mantivesse, mas a parte mais longa para trás dessa tinha sido demolida (parte a tracejado) nos anos 40.
Voltando às fotos mais antigas, esta foi tirada mais ou menos com a mesma perspectiva que as FOTOS 2 e 3. É do Jornal Notícias de LM e foi reproduzida pelo site Voando em Moçambique mas desconheço-lhe a data original:
E mais uma foto do aeródromo da Carreira de Tiro da revista Ilustração Portuguesa no final de 1933:
FOTO 6
Cerimónia na plataforma do campo frente a hangar de portas abertas em 1933 |
Mas reparando na estrutura interna das portas dos hangares nas fotos de cima (portas da esquerda e / ou da direita para quem vê e conforme a disponibilidade) o caso torna-se mais complexo. As fotos são colocadas na montagem da mais antiga à mais recente, as duas de 1933 estão na sequência que me parece mais lógica, da última não sei a data mas parece-me igual à maioria das outras quer dizer da segunda fase de 1933 em diante. Não me consigo aperceber claramente de diferenças entre as portas da esquerda e da direita, quando as posso comparar.
MONTAGEM 2
Primeira fase em 1933: cruz na parte central da estrutura, diagonal simples na parte superior Segunda fase: cruzes nas partes superior e central da estrutura |
Daqui eu concluiria que estas fotos mostram sempre o mesmo hangar e que a única mudança nas portas foi um reforço feito pouco depois da sua colocação, mas certezas sobre isso poucas.
De notar que o campo da Carreira de Tiro que foi usado até Abril de 1938 não tinha uma aerogare para se instalar os serviços de check-in, alfândega, polícia, bagagens que são normais na aviação comercial. Por isso a Aero Colonial terá funcionado de 1933 a 1936 na Carreira de Tiro em modos um tanto incipientes mas a sua frota também era de avionetas A DETA já mais oficial como vimos aqui começou os voos comerciais em 1938 pelo que deve ter esperado que a pista de Mavalane estivesse funcional mas como a aerogare definitiva da Mavalane só foi inaugurada em Novembro de 1940 durante esses mais de dois anos devem ter sido usadas instalações provisórias em Mavalane. Ao fundo deste artigo (e também neste) citei um texto do HPIP que no entanto não explica claramente a transição entre os dois aeródromos nesse período por isso ...
De notar que o campo da Carreira de Tiro que foi usado até Abril de 1938 não tinha uma aerogare para se instalar os serviços de check-in, alfândega, polícia, bagagens que são normais na aviação comercial. Por isso a Aero Colonial terá funcionado de 1933 a 1936 na Carreira de Tiro em modos um tanto incipientes mas a sua frota também era de avionetas A DETA já mais oficial como vimos aqui começou os voos comerciais em 1938 pelo que deve ter esperado que a pista de Mavalane estivesse funcional mas como a aerogare definitiva da Mavalane só foi inaugurada em Novembro de 1940 durante esses mais de dois anos devem ter sido usadas instalações provisórias em Mavalane. Ao fundo deste artigo (e também neste) citei um texto do HPIP que no entanto não explica claramente a transição entre os dois aeródromos nesse período por isso ...
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