Seguem-se fotos de baixa qualidade reproduzidas da revista o Ilustrado de 1933 disponibilizada pela hemeroteca digital de Lisboa mostrando a maioria turistas sul-africanos na praia da Polana na zona do Pavilhão de Chá (PdC):
FOTO 1 |
Na praia do Pavilhão de Chá (PdC) com e vedação do recinto de banhos ao fundo |
Penso que a coluna usada pelas jovens aparece na FOTO 1 deste artigo e de que recordo aqui uma parte:
FOTO 2
Azul: mesma coluna parcialmente prismática da FOTO 1 Amarelo: varanda no terraço que vemos do lado oposto na FOTO 4 em baixo |
Em relação à coluna repare-se na FOTO 2 e dois indivíduos junto a ela e na FOTO 1 na sombra com dois braços. Suponho então que fosse coluna de chuveiro e que por razões "artísticas" só a sua parte inferior aparece na FOTO 1.
Mas vejamos a foto seguinte tirada no recinto de banhos em frente ao PdC:
FOTO 3
Na FOTO 3 a uns quinze metros de distância à direita está a coluna da FOTO 1 e com a corda grossa que não entendo bem para que serviria. Mas a coluna parecia estar dentro de água por isso essa posição não seria a melhor se realmente fosse de um chuveiro.
Na FOTO 3 sobre a plataforma vê-se os vestiários que estavam numa parte dela mais avançada sobre a água do que a fachada para a baía do edifício principal.
Agora uma foto tirada do edifício do PdC para sudeste:
FOTO 4
Na praia frente ao PdC com a plataforma para os balneários à direita = sul e o pontão para pescadores ao fundo |
E uma foto no edifício com mais uma pretendente a pin-up seguindo a moda dos cabelos curtos que podiamos observar aqui nas fotos desse ano da visita dos submarinos italianos:
FOTO 5
Jovem ao centro da varanda do terraço do PdC com o Clube Naval ao fundo |
Terminamos com foto do parque de campismo do Palmar muito usado pelos turistas estrangeiros que preferiam não ir para os hotéis. Vimo-lo aqui nas FOTOS 2, 3 e 5 que eram um pouco anteriores a esta FOTO 6 e aqui em fotos também dos anos 30:
FOTO 6
Arruamento, árvores, tendas e automóveis no camping do Palmar em 1933 |
Conforme mostro aqui também em reportagem de O Ilustrado, em 1934, um ano depois da FOTO 6, foi inaugurada a estrada do palmar para norte dos chalés. No seu começo deve ter seguido um caminho já traçado dentro deste camping e seguido daí mais para norte na faixa de terreno entre a barreira e a praia.
Comentários