Em torno da antiga estrada da praia da Polana - campismo e estrada para norte (1/7)

Falaremos aqui dos primeiros parques de campismo da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo na Praia da Polana. 
Pela vegetação e espaço livre parece-me ser esta a foto mais antiga deste artigo e poderá ser dos anos 10 ou 20 do século passado.

 FOTO 1
Penso que para a direita era a água da baía
pelo que a foto teria sido tirada olhando para norte
Passamos agora a uma foto publicada em 1929 e o lugar para acampar devia ser perto do de cima, na zona onde a praia se desenvolveu em torno da Estrada do Caracol, do Pavilhão de Chá/Recinto de Banhos ou um pouco mais para norte.  

FOTO 2
A legenda é aprox. "crianças sul-africanas acampam na praia"
Presumo que a estrada marginal estivesse em primeiro plano na FOTO 2 pelo este local seria para norte dos chalets frente à praia e que começavam por baixo do Hotel Polana e iam até à direcção da actual Av. Nkrumah. Essas tendas estariam entre a estrada marginal e a barreira (encosta) da Polana pelo que a praia estaria do lado esquerdo da FOTO 2.
Agora uma foto do Documentário Trimestral de 1935 mostrando tendas de campismo mas parece-me em local diferente do de cima pois aqui elas estavam colocadas junto a palmeiras que me parecem as plantadas em fila ao lado do passeio marginal quer dizer para sul dos chalés.

FOTO 3
Aspecto de acampamento de turistas
Vemos a estrada marginal no postal seguinte (FOTO 4) dado que a legenda mencionava o restaurante Peters que ficava à beira-mar bastante para norte da praia da Polana e onde agora está o Clube de Marítimo de Desportos (CMD).
Para o fundo da FOTO 4 - para onde será o norte dado me parecer que a barreira (terreno mais elevado) está do lado esquerdo que seria do lado oeste = poente - vê-se a estrada a fazer uma curva bastante pronunciada à direita a qual seria para o lado da baía.

FOTO 4
Estrada pública para o Petters - Praia da Polana
A vegetação na FOTO 4 faz-me lembrar a que existia na faixa de dunas junto à praia um pouco para norte do Miramar até ao início dos anos 60 e que devia ser de floresta nativa de toda a beira mar. Na foto a estrada estava em terra e as suas bordas não estavam preparadas para campismo que consistia em manter-se só as árvores maiores para fazer sombra, como acontecia para norte dos chalés a partir de 1935 como veremos em muitas fotos num dos artigos seguintes
A foto seguinte de 1929 mostra a praia da Polana para além (para norte) da zona do Caracol e do Hotel Polana 

FOTO 5
Vermelho: Hotel Polana no cimo da barreira
Amarelo: estrada do Caracol descendo do alto.
Verde: onde estaria a curva para a frente da FOTO 4 

na zona actualmente do Hotel Southern Sun, antigo Dragão de Ouro
Vê-se que a praia fazia uma curva para a direita nessa zona do Hotel Southern Sun, antigo Dragão de Ouro que fica a cerca de 1 700 metros do início da estrada do Caracol ou Pavilhão de Chá pelo que a estrada marginal que não se vê desta distância faria essa curva também - ver aqui na última foto esse local marcado com a seta verde. 
Suspeito que a FOTO 4 fosse dessa zona e que como em 1935 já havia terrenos de campismo por aí então a FOTO 4 teria de ser anterior a 1935. Como disse aqui cerca de 1930 a estrada marginal terminava na Aldeia dos Macacos que ficava na direcção do prédio da Predial na Sommerschield. Para a estrada estar na zona do Hotel Southern Sun como suspeito acontecesse na FOTO 4 ela teria de ser de então de entre 1930 e 1935. 
Outra hipótese a seria da FOTO 4 ser de zona bastante para norte da praia da Polana inicial, caso em que podia ter sio tirada depois de 1935.
Continuaremos a desenvolver o tema da estrada marginal e parques de campismo na Praia da Polana nos próximos artigos

Comentários