Em torno da antiga estrada da praia da Polana - em 1938 e 1939 (3/7)

Vimos no artigo anterior fotos de 1935 e 1936 da marginal da Praia da Polana de Lourenço Marques, actual Maputo e faremos agora um pequeno avanço no tempo para 1938:


FOTO 1
1938: Turistas sul africanos no palmar da Polana

O carro está estacionado na faixa da direita o que não está correcto para Moçambique. Por isso ou estava estacionado no sentido errado ou a foto está invertida e nesse segundo caso correctamente seria assim:

FOTO 1 invertida (rodada horizontalmente)
Seria assim a foto correcta?
Se assim a foto estivesse correcta o carro teria a Costa do Sol para a frente e estaríamos ao sol do princípio da tarde. Nessa caso a barreira estaria do lado direito mas como não se consegue vê-la não podemos confirmar isso. 
Segue-se uma foto de 1938 também publicada no Documentário Trimestral com a legenda acampamento turístico na Polana que tinhamos já visto para fotos no artigo anterior. Não há grandes diferenças entre todas estas fotos que mostram uma estrada arborizada constituída por linhas rectas e a existência de tendas e carros estacionados nas suas bermas que tinham sido limpas. Não consigo ter a certeza se a estrada era total ou parcialmente asfaltada ou não o que seria importante mas ...

FOTO 2
Difícil ter a certeza se os sentidos que marquei estão correctos ou não. 
Se estiverem do lado direito da foto seria a barreira mas não se consegue confirmar.
Estas fotos mostram uma faixa plana larga com a estrada entre a barreira e a praia que deveria ser a partir da zona do actual Artesanato (Aldeia dos Macacos) para norte e que nessa época era conhecido por "palmar". 
A foto seguinte é de 1939 e mostra camping = parque ou terreno de campismo em torno da estrada marginal. Aparece um grupo de palmeiras como tinhamos visto na FOTO 5 do artigo anterior mas não consigo fazer mais analogias.

FOTO 3

Praia estaria à esquerda, estrada marginal ladeada de tendas
e a barreira da Polana estaria para a direita


A FOTO 3 mostra uma entrada a partir da estrada principal que demonstrava que esta era uma faixa larga na marginal da Polana. 
Agora uma foto de muito melhor qualidade que as anteiriores reproduzida do site delagoabayworld com a devida vénia. É dita ser de 1936 e não parecia ser da estrada marginal que temos visto até agora desses tempos. Ponho por isso a hipótese de ser dum arruamento interno ao parque e mais ou menos paralelo à estrada marginal. Vê-se a base da barreira à direita pelo que aqui estaríamos a olhar para o lado do Pavilhão de Chá (ver aqui fotos interessantes dessa zona nessa altura) ou seja de costas para a Costa do Sol.
FOTO 4 (do site delagoabayworld)
Se fosse arruamento interno onde passava a estrada marginal?
 Provávelmente à esquerda mas também podia cruzar ao fundo
A foto aérea seguinte é de 1936 e mostra a estrada marginal com os principais elementos que temos vindo a referir e a mostrar nas imagens. Nota-se que grande parte desta costa da baía aparecia coberta por arvoredo e que estava muito ocupada com construções embora não se consiga distinguir o que era permanente ou temporário (tendas). Nesta imagem o sul é para cima, o norte = Costa do Sol para baixo e o leste com as praias da baía está do lado esquerdo.

FOTO 5
Azul claro: estrada marginal, ncanto inferior direito
a caminho de praias mais a norte (Costa do Sol)
Circunferência azul clara: ver em baixo 
Castanho: fila dos chalés
Seta creme: Hotel Polana
Rosa: Av. António Enes, actual Nyerere
Amarelos: partes da estrada do Caracol
Seta laranja: Pavilhão de Chá
Seta azul: Clube Naval
Seta verde: passando pelo local do Hotel Southern Sun, antigo Dragão de Ouro
Preto: arruamentos derivados ou paralelos à marginal 
um deles podia ser o da FOTO 4
Linha roxa: direcção da Rua da Nevala, actual Nkrumah, 
passando a sul do clube de golfe
Carmesim: aproximadamente Aldeia dos Macacos ou artesanato 
e onde a faixa da beira-mar se alargava para quem vinha da zona dos chalés
Vê-se na FOTO 5 que a estrada marginal a partir do fim dos chalés (num ponto um pouco para norte da direcção da actual Av. Nkrumah) era constituida por segmentos de recta com pouco ângulo entre eles. Assim a curva da seta verde (actualmente aqui ao centro) que seria perto do antigo Dragão de Ouro corresponderia suponho à curva ao fundo da FOTO 4 do primeiro artigo e a estrada marginal  (chamada "de Marracuene") no canto inferior esquerdo devia estar a passar pela zona do Miramar aproximando-se aí mais da praia do que tinha estado nos digamos 400 metros anteriores.
Na parte superior da FOTO 5, a circunferência azul claro era uma pequena rotunda antes do início dos chalés a partir da qual a estrada marginal voltava a aproximar-se da praia depois de ter logo a seguir ao Pavilhão de Chá subido a plataforma do Caracol e ter descido a partir da sua extremidade numa faixa escavada na barreira. Como se pode ver essa rotunda ficava um pouco a norte da direcção do Hotel Polana e a partir daí ficavam os chalés.
Continuaremos a desenvolver o tema da estrada marginal e parques de campismo na Praia da Polana nos próximos artigos.

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