Estação telegráfica e cabos submarinos em LM - novas fotos e informação (11/13)

Continuo com fotos da Universidade do KwaZulu-Natal - Campbell Collections tiradas ou recolhidas por Thomas Cassidy, que foi super-intendente da Eastern Telegraph (ET) e que neste caso mostram em detalhe a construção da estação telegráfica definitiva na Ponta Vermelha (PV) em Lourenço Marques (LM), actual Maputo. Estas fotos parecem-me  inéditas nos meios LMófilos e por isso trazem novas informações.
Na FOTO 1 o edifício principal está quase concluído mas faltam os arranjos do espaço circundante:

FOTO 1 (20th century)
Edifício principal da estação telegráfica de LM visto de frente

Repare-se numa escada helicoidal de cada lado do corpo principal aparentemente para acesso aos telhados, mas na primeira foto deste artigo vê-se que havia aí uns terraços e na primeira deste que mais tarde eles terão sido fechados e cobertos (aqui também):
A FOTO 2 mostra a mesma fachada principal da FOTO 1 mas algum tempo antes dela e adicionalmente um pouco da lateral. Nota-se que a chaminé central ainda não estava construída, pelo menos na parte acima do telhado:

FOTO 2 (1887)
Nova estação telegráfica em construção. Maxaquene. Lourenço Marques

Na FOTO 2 percebe-se que a fachada do primeiro andar estava em processo de ser emparedada embora fossem deixadas grandes janelas que levaram portadas exteriores. No rés do chão nessa altura preparava-se a cobertura da varanda que ficou aberta. Aqui não temos muito a percepção mas relembro que foi escrito por Alfredo Pereira de Lima, que deve ter conhecido o edifício, que se tratava de construção de madeira e ferro zincado, o que significa que muito da sua estrutura devia ser em madeira.
A FOTO 3 dá uma vista um pouco mais lateral e alargada do que a FOTO 2 mas foi tirada na mesma ocasião, talvez durante uma visita da população local às obras dada a presença de muitas meninas e senhoras e duns senhores com escudos de pele que estavam mais visíveis na FOTO 2. 
Recordo que foi Thomas Cassidy ou um fotógrafo que o acompanhasse, o super-intendente local da ET, que deve ter fotografado a Rainha da Maxaquene e os seus indunas, talvez fosse com esse clã vizinho da Ponta Vermelha que o pessoal da companhia tivesse mais contactos para assuntos de âmbito local:

FOTO 3 (20th century)
Legenda original semelhante à da FOTO 2 - Edifício principal em construção

Quanto a datas atribuidas no site da Universidade e que coloquei em cima, a  FOTO 2 é dita ser de 1887 mas como expliquei no artigo anterior presumo que essa seja a data em que Thomas Cassidy tenha terminado a colecção onde se integram estas fotos..
Quanto às FOTOS 1 e 3 serem do século XX isso deve estar errado pois como podemos ver na FOTO 2 deste artigo esta estação foi fotografada por Fowler, empregado de Mc Murdo da concessão de caminho de ferro, em 1886/87 (note-se que as suas fotos deixaram de estar acessíveis na BNP onde tinha referência ea-84-v_0012_6_t24-C-R0150 o que é pena). Nessa altura ela estava já construída e com árvores à frente na borda do caminho, enquanto que nas três fotos que vimos aqui nem o caminho existia nem essas árvores teriam sido ainda plantadas.
Apreciaremos com mais detalhe o que particularmente as novas FOTOS 2 e 3 deste artigo mostram relativamente à estação no artigo final desta série.

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