Fotos do FB Voando em Moçambique: aeródromo da Carreira de Tiro

Procurando por fotos antigas no sensacional FB VoandoemMoçambique (VeM) encontro aí várias que não tinha visto no seu site e dai posso complementar artigos anteriores relativos a aviação e aerogares. Desta sua publicação e com a devida vénia coloco aqui quatro fotos do Com. Ferreira da Costa e que mostram o aeródromo da Carreira de Tiro o primeiro de Lourenço Marques, actual Maputo e de que tinha falado aqui
O FB VeM diz que o avião era militar devido à Cruz de Cristo visível sob as asas. Pertencia ao Centro de Instrução de Treino de Lourenço Marques (pode-se ver que não era armado) mas não sei a partir de que ano essa academia terá funcionado. Sabe-se que o aeródromo já funcionava em 1933 e que após a mudança dos voos comerciais para Mavalane em 1938 que continuou a ser utilisado pelo aero-clube mas não sei até quando. Presumo que as fotos sejam dessa fase derradeira desse aeródromo da Carreira de Tiro mas não tenho a certeza.



FOTO 1

Família junto a avião militar do CITLM número 4

Como concluiremos depois para o fundo à direita está a esquina a noroeste do muro da Cadeia Civil construída em 1930. 
Confirma-se com a foto seguinte que o avião era um De Haviland DH.82 Tiger Moth:

FOTO 2
De Haviland DH.82 Tiger Moth - foto reproduzida daqui

Já tinhamos visto neste artigo sobre esse aeródromo algumas fotos tiradas perto do muro da cadeia que se via na FOTO 1, mas com a seguinte vamos ver melhor a posição do avião, a qual me parece ser aproximadamente a mesma da da FOTO 1 e a estrela azul que aparece na incrustação do canto superior direito indica-a e que agora seria por aqui ao centro do google maps (canto a noroeste da traseira cadeia em baixo à direita).

FOTO 3
Avião com a hélice virada para o lado da baía = leste,
  a noroeste da Cadeia Civil que se vê ao fundo

Agora muda-se de direcção para as duas fotos seguintes pois aparecem outras instalações ao fundo incluindo dois pavilhões compridos e uma fiada de árvores altas que não consigo localizar comparando com outras fotos do local. Presumo que pertencessem ao quartel da Carreira de Tiro / Rua da Nevala mas não sou capaz de comprová-lo, o facto de não saber a data destas fotos aumenta a dificuldade que já de si era grande:


FOTO 4
Mesmo avião no mesmo campo de aviação

Outra foto com o avião na mesma posição da FOTO 4 mas tirada mais próximo da sua hélice:  
FOTO 5
Como disse presumo que com o Quartel 
da Rua da Nevala / Carreira de Tiro para o fundo mas ...

Podemos com uma foto de Mary Light Meader de 1937 tirada com vista mais ou menos para oeste (de costa para a baía) e que vimos completa aqui confirmar a posição do que foram hangares deste aeródromo que conhecemos daqui (original do FB VoandoemMoçambique) e o qual recordamos no medalhão da foto seguinte. 

FOTO 6 (clique para aumentar)
Estrela azul: seria a posição do avião nas FOTOS 1 e 3 
um pouco mais para a direita = norte do que o indicado
Carmesins: hangar do aeródromo com os dois telhados separados
Roxo: aviões parqueados em frente ao hangar e há outro entre 
o hangar e as traseiras da cadeia
Laranja normal e branco: edifícios e muro da Cadeia Civil como marquei para a FOTO 3
Verde: actual Av. Sung, antiga General Rosado
Laranja claro: actual Av. Nkrumah, antiga Rua dos Heróis da Nevala
Rosa: continuação da actual Av. Cabral
Castanho claro: forno crematório na Av. de Angola a funcionar


Como disse em cima presumo que as quatro fotos antigas com o avião n. 4 sejam posteriores a esta FOTO 6, o que, para além da falta de detalhe desta pode explicar diferenças entre elas nomeadamente onde seriam os pavilhões compridos que se vê ao fundo da FOTOS 4 e 5 que suponho eu estivessem na zona militar da Carreira de Tiro / Rua da Nevala para lá = oeste da rua "rosa".
Estranho também que nas FOTOS 4 e 5 não apareça para o fundo o hangar "carmesim": seria porque estava fora dos seus campos de visão ou seja para a esquerda delas, seria porque teria sido desmontado entretanto ou haverá outra explicação mais complicada? 
De realçar ainda que nas fotos do avião a actual Av. Sung na altura não passaria da Cadeia para a frente = norte. Como tinhamos dito antes em primeiro plano à direita e antes dessa avenida estava o espaço ocupado pelo campo de golfe da Polana.
Notas de Mary Meader para a FOTO 6 e relativamente ao aeródromo: November 29, 1937. Lourenco Marques, Mozambique: ...At the far right is the present airdrome and a new twin-engine Junkers passenger plane is waiting there for the mail, which soon will arrive on an Imperial Airways flying boat from England. This plane, which will carry the load to Johannesburg, was said to be the fastest commercial airplane built and cruises at 210 miles an hour. c. 100 feet. 08:55"

Comentários