Demarcação de fronteira com a ZAR em 1890 - entre Chicualacuala e Mabanine (20)

FOTO 1
Mabanine (ACTD web_n3273)
Continuando a acompanhar o que fizeram os membros da comissão depois da conclusão do trabalho fundamental para que ela foi criada em 1890, seguiremos aqui o relatório de Freire de Andrade (FA) - pdf aqui - da saída de Chicualacuala (localidade de que falámos aqui) a 23 de setembro em diante. Nesse percurso mais ou menos na direcção de leste, para a costa do Índico, FA foi inicialmente acompanhado por Matheus Serrano (MS), um dos vogais da comissão a que FA presidia, mas em Makiki, no dia 15 de outubro de 1890, os seus caminhos separaram-se (quase).
Procuro neste e nos próximos dois artigos esclarecer o progresso da missão nesse trajecto mais em termos de locais e datas complementando o que a simples leitura do vivíssimo relatório de FA providencia. Volto a notar que FA (também MS) dá aí muito mais informação do que foi encontrando na zona relativamente à vegetação, animais, orologia e geografia, às populações e poderes e às dificuldades pessoais e da sua equipa nessas "terras do fim do mundo".
Um elemento crucial para se acompanhar bem o relatório é a carta geográfica preparada por Jeffe e publicada em 1892. Mas para entendermos o que FA e MS relatam e "julgarmos" as suas hesitações e falhas relativamente aos percursos a seguir, temos de ter em conta que eles não disponham dela. De facto foram as explorações de FA e MS que permitiram a Jeppe completar a versão anterior da carta com os detalhes que agora podemos aí observar. É também essencial dizer que mesmo a carta de Jeppe será imprecisa, só com a utilização das fotografias tiradas de avião (corrigidas com técnicas especiais) combinadas com observações no terreno se melhorou muito o realismo das cartas. Esse método de cartografia só deve ter começado a ser utilizado em Moçambique para o início dos anos 30 do século XX (20).
Outro elemento para melhor se acompanhar o percurso de FA e MS (juntos) e depois de FA só é a tabela do relatório com os campos ou acampamentos da missão. Não os vou acompanhar aqui em detalhe (que dizer não olharei para as coordenadas de todos tentando ver a que pontos triangulares correspondiam na carta) para nos ajudar a seguir o que o texto do relatório contém mas notarei alguns nomes da tabela que são mencionados no texto do relatório mas que não estão na carta, podendo-se assim principalmente definir as datas de passagem por alguns pontos e verei umas poucas coordenadas.

Canto superior direito da CARTA DE JEPPE de 1892 (clique para aumentar)
disponibilizada pela Universidade de Illinois
Cor de rosa: ponto de partida de FA e MS de Chicualacuala para leste
Laranja claro: percurso inicial comum de FA e MS
Branco: percurso individual de MS, finalmente na direcção de Inhambane
Cinzento: percurso individual de FA, seguindo o rio Ualuize numa certa distância
Outras cores: ver no texto em baixo e nos artigos seguintes as passagens relevantes

Excertos relevantes da parte escrita por FA do relatório da comissão:
na pág. 56: "Tendo partido do Chicualla-Cualla (marca cor de rosa, à esquerda. Sempre a marcação na carta pois quando é na tabela especifico-ano dia 23 de setembro ... só no dia 28 chegámos ao alto da encosta ... ...O arvoredo era menos basto á medida que avançávamos no planalto podendo seguir facilmente as carretas sem se cortar arvore alguma depois de Mojuzalala (Maguzalala, marca verde), onde corre o rio Gonbuanza (marca azul). Dali em diante foi-se tornando sempre menos basto até chegarmos perto do rio Ualuize (marca laranja, à direita), mas a areia era sempre a mesma e os burros só tiravam com difficuldade; os bois, atrelados a uma carreta vasia morriam cada dia ...."

da pág. 57 para a 58: "... Saindo d'ali, seguimos ao longo do rio, encontrando sucessivamente as aldeias de Matiambo (Matsambo, roxo), na junção do rio Gonbuanza (azul) com o Goluse (violeta), a de Machamlane (azul escuro) e mais adiante o kraal abandonado de Mapsangue (laranja e preto na tabela em baixo, a 7 de outubro). ....
Em todo o dia e noite de 8 de outubro caíram grandes bátegas de agua e o temporal foi tal que as barracas foram derrubadas durante a noite pelo vento, que soprava com grande força. ....
Tendo chegado as carretas, partimos de Mapsangue, mas ao chegar a Machlêngua, o chefe não nos quiz dar guia apesar das suas promessas .... e seguidamente partimos, indo acampar depois de passado o rio Chingovo (verde claro) ..."

pág. 59: "Junto da lagoa Sadulo (azul e vermelho, na tabela, a 10 de outubro) um pequeno rio vem juntar-se ao rio Chingovo ...."

Como FA explica ainda na página 59, no dia 15 (de outubro) dá-se a saída de Matheus Serrano perto de Makiki ou Incommanziba (castanho claro, mas parece Mokiki na carta) para seguir o que acabou por ser o percurso da mancha branca e que veremos noutro artigo com mais detalhe. Prossegue então FA no relatório, agora sobre o seu percurso individual, o da mancha cinzenta:
pág. 59: "no dia 15 (de outubro) parti de Makiki (castanho claro) e segui para MABANINE ou Banhine (área genérica a castanho escuro) ....  encontrámos a povoação de Tshabane (azul escuro na carta e na tabela, a 18 de outubro) abandonada e em seguida a de Riqueta (azul escuro e verde) abandonada igualmente, acabando o matagal a uma hora de caminho d'esta para leste (para a direita na carta)".

Note-se que na continuação do percurso de FA para leste, marquei na carta uma circunferência azul clara que corresponderá ao ponto assim referido na tabela: "Em Mabanini, junto ao rio Tundgi, em 24 de outubro de 1890". FA tinha vindo afastado do rio Tundgi, voltou a encontrá-lo nesse ponto e nessa data e daí a frente deve ter considerado estar em Mabanini (ou Mabanine). Essa é a zona que vemos na FOTO 1 e que ele descreve como um areal onde ele, a sua equipa e os animais passaram muitas dificuldades entre outras a da falta de água potável, como veremos a seguir.

da pág. 60 para a 61:
".... entrámos na extensa planície de Mabanine, vasto areal onde só de longe em longe se encontram alguns macissos de arvoredo, ... lagoas de agua salobra, impossível de beber. ... Pela minha parte soffria também de febres e cheguei a julgar que nunca sairíamos d'aquelle horrível Mabanine, onde o terreno, sempre encharcado, nos obrigava por vezes a caminhar durante horas, mettidos no lodo e completamente molhados; mas em compensação que esplendida região para a caça!"

pág. 61, na planície de Mabanine: "Mesmo sem nos desviarmos do nosso caminho encontrávamos numerosos grupos de pivas, koodoos, gongonhes e javalis. Sem difficuldade se matavam, pois, naquella enorme planície, os gongonhes sobretudo, correndo durante muito tempo em volta de nós, apenas davam o trabalho de fazer variar a alça para lhes fazer repetidos tiros".
A localização da foto seguinte não é indicada na legenda mas dado tratar-se de dois gongonhes abatidos numa planície de pouca vegetação pode ser que se refira ao que FA descreve para a planície de Mabanine:

FOTO 2
(Africanos) cortando dois gongônhes (ACTD web_n3282)
Veremos isso melhor noutro artigo mas a situação actual de Mabanine será esta no google maps e podemos daí ver que ela equivale em geral ao esperado da carta de Jeppe.
Pode-se ver a seguir a tabela do relatório de FA mas só a parte inicial é pertinente para o que dissemos acima neste artigo:

TABELA DO RELATÓRIO DA COMISSÃO
Missão entre Chicualacuala a 22 de setembro e o afastamento do rio Ualuize
 a caminho de Masibi a 9 de novembro de 1890
No próximo artigo continuaremos com Freire da Andrade (FA) na sua exploração da zona de Mabanini.