Liceu Salazar de Lourenço Marques: localização das salas (6/8)

Completando a série de artigos sobre o antigo Liceu Salazar de Lourenço Marques, actual Escola Secundária Josina Machel de Maputo, graças à informação escrita e gráfica produzida por um dos alunos que o frequentaram nos anos 60 podemos complementar / corrigir o que antes tinhamos dito sobre a localização e utilização das salas nessa época (as eventuais correcções dos artigos anteriores ficam para outra altura).
Começemos por uma perspectiva geral recente das instalações que aparentemente não foram muito modificadas desta a construção. Vê-se em primeiro plano a esquina do recinto a sudoeste entre a Rua Nduda, inicialmente do Telégrafo e depois General Botha à esquerda e a Av. Lumumba, antiga Brito Camacho à direita e seguindo para a praceta do museu a cerca de 250 metros.

FOTO 1
Escola Secundária Josina Machel, antigo Liceu Salazar (foto de Aurélio Le Bon)

Segue-se um pormenor do edifício em foto de 1961 da Universidade de Wisconsin Milwaukee (UW-M):


FOTO 2
Estudantes no liceu na varanda duma das galerias (foto de Harrison Forman)

Como veremos depois, a FOTO 2 mostra os estudantes no segundo piso da galeria lateral que liga os corpos dianteiro e central do edifício. Das duas galerias paralelas desse tipo que existem, essa é a que fica do lado direito = leste = nascente do pátio principal. 
Passemos então à informação gráfica pormenorizada sobre a função de várias salas representativas do conjunto: 
Primeiro uma foto com o pátio principal, a estátua de Salazar e o pórtico monumental ao centro da fachada principal:

FOTO 3
Anotadas algumas das salas que podem ser vistas da fachada principal

Passamos a uma foto do interior também anotada:


FOTO 4
Direcções a partir do átrio que fica para lá do pórtico monumental 
ao centro da fachada principal da FOTO 3 

Voltando ao exterior e na foto seguinte olhando-se em frente vemos em primeiro plano a vedação da frente = virada a "sul" da escola e depois o pátio principal. Ao fundo do pátio a galeria que fica do lado direito = leste = nascente do pátio principal e de que apareceu uma parte na FOTO 2.


FOTO 5
Galeria e corpo (2) do lado direito = leste do pátio frente à fachada principal

Para nos orientarmos melhor, na FOTO 5 o Museu estaria para lá do edifício e da Rua dos Lusíadas. Para essa fotos e para as duas seguintes pode ver-se as cores correspondentes no desenho que se segue: 

PLANTA planeada do piso 0 com marcas
Laranja: fachada principal que se viu na FOTO 3
Verde: limites do átrio que se vêm na FOTO 4
Púrpura: galeria que se via nas FOTOS 2 e 5
Vermelho: frente do corpo 2 que se via na FOTO 5 à direita
Rosa e carmesim: traseira, dos lados a noroeste e a nordeste respectivamente,
ver FOTO 6 em baixo
Cinzento escuro: Av. Lumumba, antiga Brito Camacho
Cinzento claro: Rua dos Lusiadas, do lado do Museu
Preto: Av. Nduda, antiga General Botha
Amarelo e cinzento: acrescentos às galeria previstas

As duas fotos seguintes são pormenores duma vista aérea sobre o liceu na direcção aproximada de sudeste (para a Ponta Mahone). O Museu e o Hotel Cardoso estariam por isso posicionados para o canto superior esquerdo destas duas fotos. 
Primeiro mostrando a parte mais recuada do conjunto, a traseira virada a norte e mais próximo o canto a noroeste do conjunto:
FOTO 6 
Grande bloco das traseiras com o limite a norte 
correspondendo por ex. às marcas rosa e carmesim na PLANTA

Agora pormenor da mesma foto, mas chegando-se mais para a frente do liceu. As cores são ainda relativas às marcadas na PLANTA:

FOTO 7

Vista abrangente dos diversos corpos incluindo os da traseira
 no canto inferior esquerdo da foto

Ao fundo da FOTO 7, em frente à entrada principal e por isso na parte superior da foto = lado sul, estão as árvores "verde claro" do Parque, para lá da actual Av. Lumumba. Pode dizer-se também que a FOTO 7 foi tirada duma posição a que se chegaria rodando c. de 90 graus para a esquerda a partir da posição em que a FOTO 1 foi tirada. 
Sobre as duas galerias paralelas ("púrpura" e "castanho claro") que ligam os dois corpos separados à frente ao corpo central do edifício, na planta estava previsto que fossem simétricas e estreitas. Todavia pode observar-se na foto seguinte que ao 2º piso da galeria do lado leste  = nascente "purpura" foi acrescentada uma construção sobre colunas para servir de bar, tendo por baixo da sua placa ficado um parque de estacionamento. E pode ver-se na FOTO 7 e no google maps que há outro acrescento do mesmo tipo também na galeria do lado da Av. Nduda e represento os dois a "amarelo" e "cinzento claro" na planta.
Podemos ver a galeria do bar lado leste = nascente na foto seguinte que recordamos da dissertação de mestrado do Arq. André Renga Faria Ferreira


FOTO  8
Púrpura: frente da galeria que se via na FOTO 5
Amarelo: bar e parque de estacionamento acrescentados à traseira
 da galeria do lado leste  = nascente "púrpura" 

Na FOTO 8 em primeiro plano está então o pátio lateral do lado da Av. dos Lusíadas e do Museu.
Noto que nesta foto de artigo anterior se via à sua direita essa galeria "púrpura" e no segundo piso recuado o bar e por baixo os seus pilares, isto é o mesmo mas do lado oposto ao que se vê saliente da traseira dessa galeria nesta FOTO 8. 
Por isso na FOTO 2 com os estudantes eles estavam na varanda virada para o pátio principal no primeiro andar dessa galeria e um pouco para a direita = sul da entrada do bar. 
Lembro que o interior do Salão de Festas "roxo" pode ser visto aqui nas primeiras fotos.

Comentários