Esta foto é digitalização dum postal que reproduzo com a devida vénia ao site de coleccionismo delcampe.net, ao anunciante aspersmeteor e ao comprador.
A sua legenda é esclarecedora:
FOTO 1
Interior do estúdio (fotográfico) de J. & M. Lazarus em LM
As primeiras instalações da casa de fotografia dos Lazarus foram na Rua Araújo em Lourenço Marques (LM), actual Maputo mas a foto de cima é do estúdio seguinte que alugaram de 1906 a 1908 no Avenida Buildings ou prédio Pott e em posição que tinhamos já genéricamente visualmente localizado aqui a partir da publicidade num telhado, o que se confirmará neste artigo.
O salão = estúdio da FOTO 1 era onde se tiravam os retratos como se nota pela câmara fotográfica (coberta por um pano), pelos cenários colocados mais para o fundo (nenhum deles parece ser o que aparecia aqui) e pelos adereços e mobiliário que era usual aparecerem nas fotos dessa época.
Pelo interior via-se tratar-se duma grande construção de desenho rectangular, que o seu telhado seria a duas águas, que a metade do telhado à esquerda parecia ser por dentro revestida a madeira e que a parte da metade da direita desse telhado mais próxima do observador parecia tão iluminada quando a face da direita mais próxima do salão = estúdio. Temos então parte do telhado em vidro e logo abaixo na vertical os caixilhos de janelas altas por onde também entra luz. Isto quer dizer que este salão = estúdio estaria certamente num último piso (sem construção por cima) e com certo desimpedimento do lado direito.
Como por esses tempos as películas fotográficas eram pouco sensíveis era necessário entrar muita luz nas câmaras para as impressionar e por isso era comum os primeiros estúdios serem envidraçados, o que explicará o desenho e colocação deste estúdio. Esses estúdios estavam também equipados com cortinas para controlar a intensidade luminosa, elemento que também aparece ao alto e do lado direito na FOTO 1.
Pode estimar-se na FOTO 1 que a altura do salão = estúdio até ao nivel de início do telhado seria de cerca de 4 m (baseando-me na altura do teclado do piano a 74 cm) e que a altura só do telhado seria duns 3 metros. O grande pé direito do salão = estúdio assegurava o conforto geral e para um estúdio fotográfico seria particulamente conveniente pois permitia a utlização de cenários altos.
O desenho estimado do salão = estúdio da FOTO 1 visto por fora seria aproximadamente como represento a seguir, a parte mais imaginada é a envolvida a laranja mas justificá-la-ei depois:
O jornalista do LM Guardian referia ainda a existência duma grande sala no terceiro piso do prédio que não tinha ainda sido alugada pelo proprietário Pott e que corresponderá à construção alongada que marco nestas fotos a verde, geralmente no terraço na sua cobertura. De qualquer modo como ela é plana e o telhado do salão = estúdio da FOTO 1 não o é pode-se excluir que este tivesse estado no interior dessa construção e daí o salão = estúdio da FOTO 1 ter de estar do centro para o sul do terraço. Segundo o jornalista essa grande sala estava vocacionada ao tempo da inauguração para ser um bar, um clube, etc.
Tendo em conta o que a FOTO 1 do salão = estúdio mostra, a resultante ESTIMATIVA 1 HoM para o seu exterior e o que se vê na FOTO 2, parto então do princípio que o "barracão roxo" na traseira do 3o piso fosse o salão = estúdio dada a coincidência do telhado a duas águas, da forma rectangular e à primeira vista das dimensões dos dois. De facto o "barracão roxo" na FOTO 2 podia ter os 12 m X 6 m que o estúdio tinha segundo o jornalista, dado que o 3o piso completo seria quase um quadrado com 19 m de frente e 18 m de fundo desse lado (medidas do Google Earth - ver aqui no artigo seguinte). Vê-se ainda na FOTO 2 que o pé direito ao centro desse "barracão roxo" equivalia ao de cerca de 1.4 pisos normais do prédio, o que também se coadunava com os 7 m estimados a partir da FOTO 1.
Na montagem seguinte junto ao desenho da direita da "ESTIMATIVA HoM 1" uma FOTO dos LAZARUS tirada entre 1906 e 1908 com o prédio Pott visto à distância. Vemos aí o mesmo barracão que estava na FOTO 2 no topo da traseira do prédio mas com esta foto dá para ver que ele não tinha janelas do lado esquerdo = oeste e que tinhas letras LAZARUS escritas no telhado desse lado. Tais elementos podiam corresponder ao salão = estúdio da FOTO 1 e com essa orientação pois a sua parede lateral à esquerda também não tinha janelas e era desse lado que o telhado era opaco pelo que as letras LAZARUS podiam estar aí escritas no exterior. Consolida-se então a ideia de que o salão = estúdio da FOTO 1 estava no interior do barracão das fotos e ficamos com a ideia da sua orientação que seria o norte da cidade ser para o fundo da FOTO 1 (zona dos cenários).
Se a posição do salão = estúdio fosse assim, a sua ligação ao corpo principal do prédio tinha de ser pela direita mas como à direita da FOTO 1 só se vê janelas a porta teria de ser atrás do fotógrafo e introduzi essa porta na "ESTIMATIVA 1 HoM" (aparecendo ela na imagem à esquerda). Presumo também que para o fundo do estúdio na FOTO 1 houvesse outra porta (de serviço) sob a janela iluminada que aparece em cima.
Passemos à terceira foto (também já conhecida e tirada a partir do prédio Lusitana) da primeira metade dos anos 50 em que se olha para o prédio Pott mais ou menos no sentido oposto ao da FOTO 2:
O salão = estúdio da FOTO 1 era onde se tiravam os retratos como se nota pela câmara fotográfica (coberta por um pano), pelos cenários colocados mais para o fundo (nenhum deles parece ser o que aparecia aqui) e pelos adereços e mobiliário que era usual aparecerem nas fotos dessa época.
Pelo interior via-se tratar-se duma grande construção de desenho rectangular, que o seu telhado seria a duas águas, que a metade do telhado à esquerda parecia ser por dentro revestida a madeira e que a parte da metade da direita desse telhado mais próxima do observador parecia tão iluminada quando a face da direita mais próxima do salão = estúdio. Temos então parte do telhado em vidro e logo abaixo na vertical os caixilhos de janelas altas por onde também entra luz. Isto quer dizer que este salão = estúdio estaria certamente num último piso (sem construção por cima) e com certo desimpedimento do lado direito.
Como por esses tempos as películas fotográficas eram pouco sensíveis era necessário entrar muita luz nas câmaras para as impressionar e por isso era comum os primeiros estúdios serem envidraçados, o que explicará o desenho e colocação deste estúdio. Esses estúdios estavam também equipados com cortinas para controlar a intensidade luminosa, elemento que também aparece ao alto e do lado direito na FOTO 1.
Pode estimar-se na FOTO 1 que a altura do salão = estúdio até ao nivel de início do telhado seria de cerca de 4 m (baseando-me na altura do teclado do piano a 74 cm) e que a altura só do telhado seria duns 3 metros. O grande pé direito do salão = estúdio assegurava o conforto geral e para um estúdio fotográfico seria particulamente conveniente pois permitia a utlização de cenários altos.
O desenho estimado do salão = estúdio da FOTO 1 visto por fora seria aproximadamente como represento a seguir, a parte mais imaginada é a envolvida a laranja mas justificá-la-ei depois:
"ESTIMATIVA 1 HoM" para o EXTERIOR do ESTÚDIO dos LAZARUS
só a partir do que se vê do seu INTERIOR na FOTO 1
Passemos à informação de dois artigos do jornal LM Guardian do final de 1906 reproduzidos nas páginas 91 a 94 do recente livro de Paulo Azevedo Photographos Pioneiros de Moçambique e que se referem à abertura da secção norte do prédio Pott e às novas instalações da casa fotográfica dos Lazarus. Estes arrendavam do senhorio Pott a loja à direita no primeiro piso (rés do chão) da galeria interior onde comerciavam material fotográfico e disponibilizavam uma sala escura para amadores, não arrendavam nada no segundo piso (primeiro andar) e arrendavam uma grande parte do terceiro piso (segundo andar). Está no texto que nesse terceiro piso estava o estúdio de fotografia dos Lazarus que tinha dimensões de 12 m X 6 m pelo que corresponderá grosso modo ao tamanho do da FOTO 1 e seria esse o elemento principal das suas instalações. Estavam ainda no terceiro piso os vestiários, salas técnicas de revelação e produção fotográfica, etc que ocupavam oito compartimentos.
Vejamos essa secção norte do prédio Pott nas fotos disponíveis para tentar perceber onde teriam estado as instalações dos Lazarus. A primeira foto dá a vista do prédio para N-NW já nos anos 50 e verifica-se que essa secção norte tinha efectivamente três pisos principais e à frente mais duas torres gémeas acima deles (aqui especialmente nas três primeiras fotos) e que seriam mais decorativas. Tentemos aí perceber como era o terceiro piso (ou segundo andar) que os Lazarus ocuparam
Vejamos essa secção norte do prédio Pott nas fotos disponíveis para tentar perceber onde teriam estado as instalações dos Lazarus. A primeira foto dá a vista do prédio para N-NW já nos anos 50 e verifica-se que essa secção norte tinha efectivamente três pisos principais e à frente mais duas torres gémeas acima deles (aqui especialmente nas três primeiras fotos) e que seriam mais decorativas. Tentemos aí perceber como era o terceiro piso (ou segundo andar) que os Lazarus ocuparam
FOTO 2 (origem delagoabayworld)
O jornalista do LM Guardian referia ainda a existência duma grande sala no terceiro piso do prédio que não tinha ainda sido alugada pelo proprietário Pott e que corresponderá à construção alongada que marco nestas fotos a verde, geralmente no terraço na sua cobertura. De qualquer modo como ela é plana e o telhado do salão = estúdio da FOTO 1 não o é pode-se excluir que este tivesse estado no interior dessa construção e daí o salão = estúdio da FOTO 1 ter de estar do centro para o sul do terraço. Segundo o jornalista essa grande sala estava vocacionada ao tempo da inauguração para ser um bar, um clube, etc.
Tendo em conta o que a FOTO 1 do salão = estúdio mostra, a resultante ESTIMATIVA 1 HoM para o seu exterior e o que se vê na FOTO 2, parto então do princípio que o "barracão roxo" na traseira do 3o piso fosse o salão = estúdio dada a coincidência do telhado a duas águas, da forma rectangular e à primeira vista das dimensões dos dois. De facto o "barracão roxo" na FOTO 2 podia ter os 12 m X 6 m que o estúdio tinha segundo o jornalista, dado que o 3o piso completo seria quase um quadrado com 19 m de frente e 18 m de fundo desse lado (medidas do Google Earth - ver aqui no artigo seguinte). Vê-se ainda na FOTO 2 que o pé direito ao centro desse "barracão roxo" equivalia ao de cerca de 1.4 pisos normais do prédio, o que também se coadunava com os 7 m estimados a partir da FOTO 1.
Na montagem seguinte junto ao desenho da direita da "ESTIMATIVA HoM 1" uma FOTO dos LAZARUS tirada entre 1906 e 1908 com o prédio Pott visto à distância. Vemos aí o mesmo barracão que estava na FOTO 2 no topo da traseira do prédio mas com esta foto dá para ver que ele não tinha janelas do lado esquerdo = oeste e que tinhas letras LAZARUS escritas no telhado desse lado. Tais elementos podiam corresponder ao salão = estúdio da FOTO 1 e com essa orientação pois a sua parede lateral à esquerda também não tinha janelas e era desse lado que o telhado era opaco pelo que as letras LAZARUS podiam estar aí escritas no exterior. Consolida-se então a ideia de que o salão = estúdio da FOTO 1 estava no interior do barracão das fotos e ficamos com a ideia da sua orientação que seria o norte da cidade ser para o fundo da FOTO 1 (zona dos cenários).
"ESTIMATIVA 2 HoM" para colocação do ESTÚDIO dos LAZARUS
na traseira do 3o piso do prédio Pott mais FOTO dos LAZARUS
na traseira do 3o piso do prédio Pott mais FOTO dos LAZARUS
Se a posição do salão = estúdio fosse assim, a sua ligação ao corpo principal do prédio tinha de ser pela direita mas como à direita da FOTO 1 só se vê janelas a porta teria de ser atrás do fotógrafo e introduzi essa porta na "ESTIMATIVA 1 HoM" (aparecendo ela na imagem à esquerda). Presumo também que para o fundo do estúdio na FOTO 1 houvesse outra porta (de serviço) sob a janela iluminada que aparece em cima.
Passemos à terceira foto (também já conhecida e tirada a partir do prédio Lusitana) da primeira metade dos anos 50 em que se olha para o prédio Pott mais ou menos no sentido oposto ao da FOTO 2:
FOTO 3
Nestas duas FOTOS 2 e 3 também acho que não se consegue ver o que estaria na parte "carmesim", se o espaço (um corredor) entre o barração e o corpo principal do edifício estaria coberto por um telhado horizontal ao nível do tecto do 3o piso ou se estaria descoberto. Note-se que ao tempo dos Lazarus, se o salão = estúdio da FOTO 1 estivesse na posição da ESTIMATIVA 2, não podia haver entre o barracão e ocorpo principal um telhado opaco pois não permitiria a iluminação do seu lado direito (ou leste) como aparece na FOTO 1.
Então com as três fotos que vimos aqui não se consegue provar que o barracão "roxo" na traseira do 3o piso da secção norte do prédio Pott tenha realmente sido o do salão = estúdio dos Lazarus e, se o foi, que a ESTIMATIVA 2 HoM para a sua orientação no prédio esteja correcta ou não. Quanto ao vidro na parte do telhado do salão = estúdio do lado leste = torres gémeas podemos por a hipótese de que ele tenha sido substituido por material opaco quando o barracão "roxo" deixou de ser usado como estúdio fotográfico. Mas não tenho informação de que isso tenha acontecido pelo que seria necessário um texto preciso e/ou boas fotos do exterior do estúdio dos Lazarus nos tempos iniciais e / ou do barracão na traseira do 3o piso para se avaliar essa hipótese.
Note-se que nesta foto do artigo 10/12 vê-se o barracão do lado oposto ao da FOTO 3 e mais ou menos no mesmo estado. Mostrava aí três janelas abertas do lado virado a poente as quais presumo que terão sido abertas após as suas utilisação nos primeiros anos como estúdio de fotografia.
A análise do caso continua no próximo artigo e nos seguintes.
A análise do caso continua no próximo artigo e nos seguintes.
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