Missão Suíça em Ricatla: casa grande na estação de 1907 + (2/3)

Nesta série de artigos continuaremos a observar a casa grande de missionários em Ricatla, localidade a menos de 30 km a norte de Lourenço Marques, actual Maputo que vimos no artigo anterior e que foi construída em 1907. 
Temos agora um foto da casa vista de ângulo semelhante à última foto (4) desse artigo mas que foi tirada tempos depois tendo em conta o aparecimento de alguma vegetação ao redor: 

FOTO A
Mission house, Ricatla, Mozambique, [s.d.] USC

Passamos para o lado oposto da casa em relação ao da FOTO A, este seria o das traseiras pois estavam aí depósitos em chapa para recolher a água das chuvas:


FOTO B
Mission house, Ricatla, Mozambique, ca. 1896-1911 (USC)


Presumo que esta foto seja do temo da anterior e posterior às A legenda não acrescenta informação: "Photograph of the mission house in Ricatla. In the foreground, on the sides of the picture, trees".
Podemos ver a varanda da casa com uma utilização curiosa na foto seguinte com Hélène Junod e um cavalheiro bem disposto: 


FOTO C
Sewing lesson, Ricatla, Mozambique (USC)

A legenda é: "Rikatla [Ricatla]. Mrs Junod giving a sewing lesson"). Photograph of a group of African men learning to sew in Ricatla. They are sitting on the porch of a building and look at the photographer. Mrs Junod is sitting on a chair". Eu admiro-me como é que estas senhoras de há mais de 110 anos e em clima tão extremo conseguiam manter um aspecto tão elegante.
A organização espacial das fotos deste artigo e do anterior e a planta da casa seriam aproximadamente assim:


PLANTA da casa com a direcçâo das fotos (1 a 4 no artigo anterior e A a C neste)
Preto: limites das paredes da casa
Cinzento: limites das coberturas das varandas
Castanho: telhado com águas furtadas
Azuis: depósitos de água vistos nas FOTOS B e 1
Seta roxa: posição e direcção estimadas da FOTO C


A FOTO C e a maioria das anteriores foi tirada por Arnold Borel e para elas é dado o período 1896 - 1911 e por isso será no máximo desse último ano. Não sei se Borel terá falecido em 1911 pois se a esposa que também tinha sido missionária só faleceu em 1956 e em Johannesburg dá ideia que o casal teria continuado a viver em África mas ...
Já tinhamos visto Arnold Borel aqui com a marca vermelha mas podemos vê-lo agora em grande plano e com aspecto semelhante (e jovem demais para falecer pouco depois mas ...) em Pretória onde deve ter residido parte da vida (e está de bicicleta frente à casa aqui):


FOTO D

Arnold Borel, Pretoria, South Africa, ca. 1896-1911 USC

No próximo artigo veremos a construção desta casa de missionários em 1907. 

Comentários