Na série de artigos sobre a estação missionária de Ricatla, com fotos disponibilizadas pela DSC e originalmente da Missão Suíça e que devem ser todas de cerca de 1908 vamos ver a construção da casa grande de missionários que vimos nos artigos anteriores, um e dois.
Primeiro foto dos construtores em frente à casa ainda em obras:
FOTO 1
Masons and carpenters, Ricatla, Mozambique (USC) |
Note-se que a Missão Suíça inicialmente tinha sido Romande, quer dizer dos cantões da confederação helvética que falam francês, mas depois passou a estar ligada às igrejas luteranas de todos os cantões. Está assim explicado porque os membros principais do clero que vemos nestas fotos antigas e que foram os pioneiros da missão em Moçambique tivessem todos nomes franceses mas seria curioso ver se a geração seguinte seria já mais diversificada incluindo suíços falantes de alemão ou italiano (a lingua romanche é ultra minoritária).
Sobre os operários da FOTO 1 a legenda menciona "tessinois" pelo que alguns seriam suiços de língua italiana: "Les constructeurs tessinois et autres ... The Swiss Italian and other constructors ... Les maçons-charpentiers portuguais (sic) ... The Portuguese masons/carpenters. Photograph of a group of masons and carpenters sitting/standing in front of the mission house under construction in Ricatla". Presumo que os portugueses englobaria os africanos e talvez alguns dos europeus e noutro artigo poderemos ver a construção onde eles terão sido alojados.
Agora fotos mais completas do que construíram
FOTO 2
Casa grande já com as paredes exteriores rebocadas, colocava-se a cobertura da varanda em seu redor (USC) |
Penso que estes operários terão também construído a capela / escola na mesma altura como veremos melhor neste e neste artigos.
Em baixo a foto da casa ainda a ser rebocada e sem nada da varanda em redor, por isso em estado anterior ao das FOTOS 1 e 2 em que pelo menos estavam já implantados os pilares de madeira para suportar o telhado:
FOTO 3
Casa ao fundo em construção USC; |
A legenda da FOTO 3 de cima é: "Transporting water and equipment. Photograph of a group of African men transporting water and equipment with ox-drawn carts in Ricatla. In the background, the mission house under construction"
FOTO 4 deste artigo
Photograph of the mission house under construction in Ricatla (USC) |
Pode-se reparar comparando com fotos posteriores da casa que nesta da FOTO 4 a sua planta não formava um "L", embora houvesse uma construção separada do corpo principal mais ou menos na posição que a base (mais curta) do "L" teria. A foto podia até mostrar essa construção ainda na fase de ligação mas olhando-se para o telhado do corpo principal que estava já completamente formado dá ideia que não. Então ou houve depois uma mudança substancial de planos ou construiram-se duas casas grandes em Ricatla mas como não vejo fotos posteriores que as mostrem com essa diferença nem os textos mencionam duas casas, penso que a primeira hipótese é a mais provável e é ela que considero nestes artigos.
Recordemos então uma foto da casa que vimos no artigo anterior e que presumo seja a das FOTOS 2 a 4 de cima só que numa fase seguinte, resultante de ligação do "L" que tudo leva a crer tenha sido decidida e efectuada rápidamente:
FOTO 4 do artigo anterior |
Presumo que mesma casa mais tarde |
Nas duas FOTOS 4 de cima a casa estaria a ser vista quase do mesmo ângulo só que na segunda (a do artigo anterior) a construção que tinha estado separada estava já integrada no corpo principal e incluindo os telhados.
Voltando às fotos durante a construção e que pela estrutura do telhado me parece que fosse a das FOTOS 2 a 4 deste artigo
FOTO 5
Mission house, Ricatla, Mozambique, USC |
A legenda completa desta FOTO 5 é: "House East-Northeast - The mission house under construction. Photograph of the mission house under construction in Ricatla. In front of the house, two carts. On the left, a tree".
Disto tudo presumo que a organização espacial destas fotos (2 a 5 deste artigo) e a planta original da casa seriam aproximadamente como mostro a seguir e a partir disto podemos visualizar como se teria depois passado à casa definitiva:
PLANTA da casa com a direcção das fotos
No próximo artigo falaremos doutra construção da mesma altura, a capela escola.Planta da casa com a direcçâo das fotos de durante a construção inicial |
Para a orientação das direcções marcadas em relação aos pontos cardeais / colaterais primeiro marquei a "vermelho" a qual na legenda desta foto é dita ser de NW. Se assim for a então direcção "verde" seria N-NE, todavia a legenda da FOTO 5 diz ser E-NE. Isso seria uns 45 graus para o lado esquerdo do estimado o que é uma diferença de certa monta mas que não é muito relevante se nos satisfizermos com uma orientação genérica.
Comentários